O ranking de público na história do Campeonato Argentino (1950 a 2023)
O Verminosos por Futebol fez levantamento com os públicos de 32 mil jogos do Campeonato Argentino
Quais os clubes com maiores médias de público na história do Campeonato Argentino? O Verminosos por Futebol responde, com base na maior pesquisa do gênero já realizada – nem mesmo na Argentina já houve algo igual.
O levantamento, que reúne todos os cerca de 32 mil jogos realizados entre 1950 e 2023, aponta que os cinco grandes do país levaram mais torcida aos estádios no total. Já considerando a média de público, há um intruso no top 5.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Este é o ranking de público na história do Campeonato Paulista (1971 a 2023)
Viagem no tempoEste é o ranking de público na história do Campeonato Carioca (1971 a 2023)
Viagem no tempoTodas as vezes em que presença de público foi critério em campeonatos no Brasil
Papo sério1967 a 2023: Os campeões de público na história dos campeonatos nacionais no Brasil
Quem lidera?
A maior rivalidade da Argentina também se apresenta no ranking de públicos do futebol nacional. O River Plate tem leve vantagem na média, com 23.857 torcedores por jogo, contra 23.783 do Boca Juniors.
Em contrapartida, o Boca leva a melhor no público total nas sete décadas e meia, com 24,877 milhões de torcedores em 1.046 jogos, pouco à frente do River, que somou 24,836 milhões em 1.041 partidas.
E os demais?
No ranking de média de público, abaixo estão Racing (3º, 16,3 mil), San Lorenzo (4º, 15,1 mil), Rosario Central (5º, 14,9 mil) e Independiente (6º, 14,6 mil).
Desses, apenas o Rosario Central não é considerado um dos grandes do futebol argentino. Já no público total, o Independiente toma o 5º lugar do Rosario.
A seguir no ranking de média de público, estão Belgrano (7º, 14,4 mil), Newell’s Old Boys (8º, 14,3 mil), Colón (9º, 13,6 mil) e Talleres (10º, 13,1 mil).
De quem são os dados?
A pesquisa foi realizada pelo cearense João Ricardo de Oliveira, um dos maiores pesquisadores de públicos de jogos no país, parceiro do Verminosos por Futebol. Abaixo, ele faz análises sobre o levantamento.
Para evitar distorções, a pesquisa adotou uma faca de corte de 250 jogos realizados na 1ª divisão – o que contemplou uma primeira lista com 25 clubes participantes.
Depois, uma segunda lista considera cinco times com as melhores médias dentre aqueles que disputaram entre 100 e 250 partidas.
96 edições do campeonato
Atenção para uma outra particularidade: entre 1991 e 2012, o Campeonato Argentino contou com duas edições distintas por temporada, o Apertura e o Clausura.
Por isso, esta pesquisa enumera 96 edições da competição em 74 anos. Curiosidade: Boca Juniors e Vélez Sarsfield foram os únicos a participar de todas as edições.
Confira o levantamento completo abaixo. Gostou? Compartilhe!
O pesquisador João Ricardo de Oliveira faz algumas análises sobre a pesquisa:
Nas arquibancadas, Boca e River em equilíbrio
“Apesar das pesquisas de opinião apontarem o Boca como a maior torcida do país, até com uma certa folga; na arquibancada a realidade dos números é bem semelhante ao do rival River Plate. Isso muito se deve ao maior número de conquistas nacionais dos milionários e ao tamanho do Monumental de Nuñez”.
A força de Córdoba
“Começando a participar dos campeonatos nacionais nos anos 60 e contando com um grande palco somente depois na inauguração do estádio Olímpico em 1978, os times de Córdoba mostram força nas arquibancadas, mesmo sem títulos. Belgrano e Talleres costumam ostentar boas médias”.
O sofrimento que une
“Em 1982, o San Lorenzo disputou a 2ª divisão e atingiu 37 mil pessoas por jogo, recorde até então no país, só superado por outro gigante, o River Plate em 2011/2012. Movimento acompanhado pelas torcidas de Rosário Central e Independiente, que possuem médias maiores na 2ª divisão do que mesmo na 1ª”.
Os emergentes
“Entre as menções honrosas, cito Colón de Santa Fé, Godoy Cruz de Mendoza e Atlético de Tucumán, este último com poucas aparições na elite, porém com média superior a vários tradicionais. Se não houvesse a faca de corte de 250 jogos, o Atlético teria a 3ª maior média de público, com 17 mil torcedores”.
“Apesar das pesquisas de opinião apontarem o Boca como a maior torcida do país, até com uma certa folga; na arquibancada a realidade dos números é bem semelhante ao do rival River Plate”. (João Ricardo de Oliveira)
LEIA MAIS
• Veja outras pesquisas de João Ricardo de Oliveira no Verminosos por Futebol.
Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube
TiktokEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
3 respostas para “O ranking de público na história do Campeonato Argentino (1950 a 2023)”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Verminosos
Os dados não contemplam todo o período do torneio metropolitano 1967 – 1984, ou somente algumas edições?
Na realidade o metropolitano não foi contemplado. É informado isso no infográfico.
Verminosos vocês são ótimos.
Grande abraço