8xBet

Turismo

Brasileiro que foi a quase todos os estádios de Montevidéu indica o que ver

João Venturelli, viajante de estádios que mora no Uruguai desde 2018, já foi a 18 canchas de Montevidéu

Parimatch Cassino

KTO
O catarinense João Venturelli se especializou no futebol uruguaio (Foto: Acervo pessoal)
O catarinense João Venturelli se especializou no futebol uruguaio (Foto: Acervo pessoal)

Montevidéu é uma das cidades com mais clubes de futebol no mundo. Mesmo com 1,3 milhão de habitantes, a capital uruguaia conta com duas dezenas de estádios utilizados por times das três principais divisões do país. Pois 18 deles já foram visitados por um brasileiro que vive no Uruguai.

João Venturelli mora em Maldonado, a 130 km da capital, na região de Punta del Leste. Sempre que pode, uma de suas diversões é passear para ver jogos de futebol. Ele é o que se chama de “groundhopper” – um viajante de estádios.

Mania surgiu no Uruguai

“Virei groundhopper aqui, em 2020, dois meses antes de começar a pandemia de Covid-19, algo que fez meus planos serem adiados em um ano e meio”, relata João, comerciante de 27 anos.

Natural de Brusque, João se mudara para o Uruguai em 2018, para estudar. Acabou ficando, e formando raízes. Naturalmente, escolheu um time para torcer – o Defensor de Montevidéu.

Quando as arquibancadas foram liberadas, em 2021, João partiu em disparada. Até esta entrevista ao Verminosos por Futebol, ele já viu 190 jogos no Uruguai, sendo 106 em Montevidéu. Conheceu 31 estádios, sendo 18 da capital.

“Virei groundhopper aqui, em 2020, dois meses antes de começar a pandemia de Covid-19”. (João Venturelli)

Assim, o catarinense assistiu a jogos de quase todos os clubes de Montevidéu existentes nas 1ª e 2ª divisões, as profissionais, e na 3ª, semiprofissional. “Faltam três ou quatro estádios de times da terceira”, indica João, que já foi muito além disso inclusive – até a amadora 6ª divisão.

“Tem vários times dessa categoria onde moro. Nível bem baixo, mas é onde se vive a verdadeira paixão por futebol”, descreve João, torcedor do Brusque no Brasil. A saber: os ingressos da 6ª divisão uruguaia custam a partir de 100 pesos (R$ 15).

João Venturelli já viu futebol até na amadora 6ª divisão uruguaia (Foto: Acervo pessoal)
João Venturelli já viu futebol até na amadora 6ª divisão uruguaia (Foto: Acervo pessoal)

Um país pequeno

Como o Uruguai é um país pequeno – menor que o estado do Paraná, e com somente 3,4 milhões de habitantes –, não restam muitas canchas relevantes a ver.

“Um estádio que me falta conhecer é o Charrúa, casa da seleção de rúgbi, mas que esporadicamente recebe jogos do campeonato feminino. É um estádio único, por não ter nenhuma separação entre a torcida e o campo”, aponta João.

O time que o catarinense mais vê é, logicamente, o Defensor, de quem se tornou sócio-torcedor em 2021, ano da reabertura das arquibancadas. Até o momento desta entrevista, foram 48 jogos, sendo 30 em casa e 18 como visitante.

O estádio Charrúa, casa da seleção de rúgbi, ainda falta na lista de João Venturelli (Foto: Reprodução)
O estádio Charrúa, casa da seleção de rúgbi, ainda falta na lista de João Venturelli (Foto: Reprodução)

Transporte + Segurança + Ingressos

Algumas impressões de João Venturelli sobre o futebol uruguaio:

• “Peñarol e Nacional, os principais times do Uruguai, têm estádios maiores e mais modernos. O resto são estádios bem pequenos. Alguns da 1ª divisão nem refletor têm”.

• “O uruguaio é bem apaixonado por futebol. Penãrol e Nacional dividem o país, somando cerca de 90% dos torcedores. Os clubes menores são times de bairro, com senso de identidade com a região bem forte”.

• “Montevidéu é uma cidade bem fácil de se locomover com táxi ou carro. Com disposição e planejamento, dá pra assistir a três ou até quatro jogos num mesmo dia”.

• “A capital é relativamente tranquila. Só evitaria o estádio do Cerro à noite, por não ser uma zona das mais amigáveis para turistas. Mas de dia nunca tive problemas”.

• “Atenção que a venda de ingressos ocorre apenas online, não há venda física, nem mesmo em bilheteria. A comercialização tradicional só existe da 3ª divisão pra baixo”.

“Os clubes menores são times de bairro, com senso de identidade com a região bem forte”. (João Venturelli)

Os 3 maiores estádios uruguaios:

  • O estádio do Peñarol é um programa indispensável em Montevidéu (Foto: Acervo pessoal)
  • O estádio do Nacional também é um programa legal para os visitantes (Foto: Acervo pessoal)
  • Mas nada é tão incrível quanto uma visita ao Centenário de Montevidéu (Foto: Acervo pessoal)

Programas imperdíveis em Montevidéu

E, afinal, o que é interessante de ver no futebol em Montevidéu? João Venturelli lista, a pedido do Verminosos.

1) “Conhecer o Centenário é fundamental, mesmo que sem jogo. Esse estádio respira história”.

2) “Um jogo do Peñarol ou do Nacional também é altamente recomendável pra se viver a atmosfera dos grandes na casa deles”.

3) “Os dois dificilmente mandam jogos no Centenário, mas acontece de algum time pequeno jogar contra eles lá para ganhar uma grana com a venda de ingressos”.

4) “Dos menores recomendo o Defensor, estádio muito bem localizado e um clima bem agradável na arquibancada, e o Rampla Juniors, que tem um estádio único, com uma bela vista da baía de Montevidéu, sendo colado ao Rio da Prata”.

5) “Perto do estádio do Defensor, recomendo o tradicional Bar Sporting, onde servem boas pizzas e chivito, um dos pratos típicos do Uruguai”.

Dicas passadas, se for a Montevidéu, vale a pena dar uma conferida antes no perfil de João no Instagram. ¡Buen viaje!

> João Venturelli se mudou para o Uruguai para estudar Medicina, mas não terminou o curso. Como tinha estudado Comércio Exterior no Brasil, hoje trabalha com exportações no país.

Serviço:

Siga João Venturelli

João Venturelli indica o estádio do Rampla Juniors, com uma vista única (Foto: Acervo pessoal)
João Venturelli recomenda o estádio do Rampla Juniors, com uma vista única (Foto: Acervo pessoal)

Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: