Copa do Mundo de futebol feminino de 1971: O torneio apagado da história
O documentário “A Copa de 71”, disponível na Netflix, conta a história da 1ª Copa do Mundo feminina
![A Copa do Mundo de futebol feminino de 1971 foi realizada no México (Foto: Reprodução)](https://www.verminososporfutebol.com.br/wp-content/uploads/2024/05/A-Copa-de-71.jpg)
A sensação da americana Brandi Chastain, bicampeã mundial de futebol feminino, ao ver as imagens pela primeira vez é a mesma de muitos. A certeza de que as cenas foram deliberadamente apagadas da história. Foi o triste destino da Copa do Mundo de futebol feminino de 1971, disputada no México, e resgatada pelo documentário “A Copa de 71”, disponível na Netflix.
Essa é a história desconhecida de um torneio realizado sem a aprovação da Fifa, num tempo em que diversos países proibiam a prática de futebol por mulheres – dentre eles, o Brasil, que manteve o veto até 1983.
- Leia também:
-
Olho no lance!
Filme A Guerra do Amanhã previu Brasil na final da Copa do Mundo de 2022
Olho no lance!Veja todos os filmes oficiais de Copas do Mundo no streaming Fifa+
Dica cultural13 filmes, documentários e programas de futebol disponíveis no Globosat Play
Dica cultural11 filmes raros da minha coleção de DVDs de futebol
Na esteira da Copa do Mundo de 1970
Empolgados com o sucesso da Copa do Mundo masculina de 1970, empresários mexicanos decidiram reeditar a competição com uma versão feminina. Jogadoras de seis países foram recrutadas: México, Dinamarca, França, Inglaterra, Itália e Argentina. Assim, formaram as seleções participantes.
A Fifa, que não reconhecia o futebol feminino, tentou jogar contra o torneio não-oficial. A federação mexicana foi orientada a impedir o uso de seus estádios. Por ironia, a saída dos organizadores catapultou o evento.
Os jogos foram levados para dois estádios privados, que pertenciam à Televisa, grupo de mídia que promovia o evento: o Azteca, na Cidade do México, e o Jalisco, em Guadalajara.
Graças a um investimento pesado em divulgação, a Copa do Mundo feminina atraiu grande público, sobretudo nos jogos com a presença da seleção mexicana.
A final, disputada entre México e Dinamarca, reuniu 110 mil torcedores pagantes no Azteca, o maior público em eventos esportivos femininos na história. O jogo terminou com vitória dinamarquesa por 3 a 0.
O documentário “A Copa de 71” está disponível na Netflix (Foto: Divulgação) Produção executiva de Venus e Serena Williams
O documentário “A Copa de 71”, dirigido por Rachel Ramsay e produzido pelas irmãs tenistas Venus e Serena Williams, revela que, passado o torneio, as jogadores voltaram para seus países sob forte reprovação de seus compatriotas. Algumas delas, devido a isso, nunca mais entraram em campo.
Apesar do enorme interesse entre o público mexicano, a Fifa não apoiou o futebol feminino de imediato. Passaram-se 20 anos até que a entidade realizasse a primeira Copa do Mundo feminina oficial: em 1991, na China, com vitória dos EUA.
“O crescimento do futebol feminino tem sido extraordinário nos últimos anos. Mas ainda estamos tentando recuperar o atraso”, lamenta Rachel Ramsay, em entrevista à BBC. O atual estágio, fica a impressão após o filme, poderia ter vindo muitos anos antes.
Veja o trailer de “A Copa de 71”:
Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube
TiktokEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
3
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
6
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
7
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
8
Rio-São Paulo de 1997: O torneio que teve uma regra de faltas sem barreira
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário