Encontramos 11 Romárias com nome em homenagem a Romário
O craque Romário inspirou o nome de muitos Romários país afora. E, sim, muitas Romárias também!

Era uma vez um fã de Romário. Seu Raimundo havia decidido que o primogênito se chamaria Romário. No parto, porém, veio uma menina. Sem problema, troca uma letrinha e tá tudo resolvido.
Essa foi a história de Romária Rocha, da cidade de Guaraciaba do Norte (CE), nascida em 1992, mas também a de muitas outras Romárias país afora.
O Verminosos por Futebol localizou 11 Romárias com nome em homenagem ao ex-jogador Romário, em diversos estados do Brasil. Uma referência ao número de camisa preferido do craque.
Parece um feito, mas na realidade nem foi tanto. É sério, sobra Romária por aí!
- Leia também:
-
Papo sério
Leônidas, Rivelino, Romário… Craques inspiraram explosão de nomes desde as primeiras Copas
Viagem no tempo9 bad boys dos anos 90 no Brasil
Crescimento de Romárias
O IBGE aponta um crescimento desproporcional de Romárias durante o auge do craque. Foram registradas como Romária 23 meninas no Brasil nos anos 1940; 40 nos anos 50; 43 nos anos 60; 88 nos anos 70; 286 nos anos 80; e 694 nos anos 90. Nos anos 2000, voltou ao patamar de 48.
Essa é uma face desconhecida sobre a idolatria a Romário. Há alguns anos já era observado um boom de Romários no país, no final do século passado.
O número de meninos com esse nome variou de 266 (anos 30), 634 (anos 40), 1.105 (anos 50), 1.838 (anos 60 – época do nascimento de Romário, em 1966) e 2.084 (anos 70), até explodir.
Quando o jogador iniciou a carreira no Vasco, a taxa de Romários subiu para 10.469 (anos 80); depois foi a incríveis 39.536 (anos 90); até voltar para 3.568 (anos 2000). O tetra da Seleção e a passagem pelo Flamengo – time de maior torcida no país – fizeram a diferença, provavelmente.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Quais os clubes com mais campeões da Copa do Mundo de 1930 a 2022?
Carrinho de comprasArtesão carioca fabrica réplicas da taça da Copa do Mundo
Romário irmão de Romária
Alguns pais de Romárias não acharam suficiente uma só homenagem na família. Posteriormente, no nascimento de um menino, eles tiveram a oportunidade de fazer o registro inicialmente desejado.
Foi o caso dos pais da Romária de Guaraciaba do Norte, lá do início do texto. Dois anos depois no nascimento dela, veio o segundo filho de Raimundo e Rosa, em agosto de 1994, logo após o tetra. Nascia um Romário irmão de uma Romária.
Lista de Romárias
Confira abaixo nossa convocação de 11 Romárias, mais duas Romárias extras com história curiosa.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
As seleções com mais jogadores entre os 11 melhores das Copas de 1930 a 2018
Olho no lance!Streaming Fifa+ exibe na íntegra os 52 jogos da Copa do Mundo de 1994
Uma escalação de Romárias
1 – Romária Sousa, de Picos (PI)
Nascimento: 12/11/1995Os pais de Romária são agricultores e moravam em Simões (PI), sem tanto acesso a comunicação, quando a mãe se encantou pelo nome Romário na capa de uma revista de novelas. Quando a filha nasceu, ela decidiu adaptar o nome para Romária. “A vida toda ouvi ‘gol’ ao falar meu nome”, diverte-se Romária.
“A vida toda ouvi ‘gol’ ao falar meu nome”. (Romária Sousa)
2 – Romária Gonçalves, de Coluna (MG)
Nascimento: 29/10/1995O nome foi escolhido por um tio, fã de Romário. “Eu jogo futebol, e sempre me perguntam se é apelido, daí explico que é nome registrado”, relata Romária.
3 – Romária Lacerda, do Rio de Janeiro
Nascimento: 03/07/1994Romária nasceu em Bodocó (PE), na véspera do jogo Brasil x EUA, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 1994 – até aquele momento, Romário havia feito gols nos três jogos iniciais. O pai queria homenagear Romário. Ao vir menina, ele teve a ideia de adaptar o nome.
4 – Romária Rodrigues, de Capitão Enéas (MG)
Nascimento: 30/05/1994O pai de Romária decidiu fazer a homenagem, após o nascimento ocorrido a poucos dias da abertura da Copa do Mundo de 1994.
5 – Romária Bezerra, de Exu (PE)
Nascimento: 04/10/1993Romária nasceu em Barbalha (CE), um mês depois da classificação da Seleção para a Copa do Mundo de 1994 – vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai, com dois gols de Romário. O pai havia decidido que, se fosse menino, homenagearia o ídolo. Como veio uma menina, ele decidiu adaptar o nome para Romária.
6 – Romária Rocha, de Guaraciaba do Norte (CE)
Nascimento: 12/11/1992O pai queria homenagear Romário no nascimento do primogênito. Como não foi feito pré-natal, ele soube no momento do parto que era uma menina, e então adaptou o nome para Romária. Curiosamente, em 18/08/1994, pouco depois da Copa do Mundo, veio o segundo filho. E assim nasceu o Romário.
7 – Romária Alves de Araújo, de Exu (PE)
Nascimento: 29/08/1991O nome Romária foi escolha da mãe, por sugestão de uma madrinha. Por sinal, depois ela teve um garoto, nascido em 27/01/1995. O irmão ganhou o nome de Romário.
> LEIA MAIS: Leônidas, Rivelino, Romário… Craques inspiraram explosão de nomes desde as primeiras Copas
8 – Romária Tavares da Silva, de Fortaleza (CE)
Nascimento: 17/09/1990O nome Romária foi decidido pelo pai, que sonhava ter um filho jogador de futebol. Um irmão conseguiu: João Mário, que se profissionalizou no Ceará, em 2006.
9 – Romária de Lima Silva, de Pendências (RN)
Nascimento: 07/03/1989O nome Romária foi decidido em comum acordo pelos pais. Na época, Romário já era um jovem talento, mas ainda não tinha disputado Copas do Mundo.
10 – Romária Evangelista, de Periquito (MG)
Nascimento: 01/11/1988A mãe deixou que uma filha decidisse o nome da menina, nascida em Governador Valadares (MG). Como ouvia muito falar de Romário, foi criativa e escolheu Romária. “Eu adorava meus apelidos na infância: Camisa 11, R11, Vai Bebeto…”, conta Romária.
“Eu adorava meus apelidos na infância: Camisa 11, R11, Vai Bebeto…”. (Romária Evangelista)
11 – Romária Lima, de Barro Alto (GO)
Nascimento: 09/12/1986O nome Romária foi decidido pelo pai. Na época do parto, Romário tinha 20 anos e ainda estava em sua segunda temporada como profissional, somando um título e uma artilharia do Campeonato Carioca. Ou seja, o pai foi visionário.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Quem eram os jogadores reais do game International Superstar Soccer Deluxe
Viagem no tempoJan Tian: Falamos com o cara que inspirou Janco Tianno, o craque do 1º game Fifa
Romárias primas de Exu
Curiosamente, Romária Bezerra (a nº 5) é prima de Romária Alves de Araujo (a nº 7). Mesmo sendo moradoras da mesma cidade, Exu (PE), elas não tinham conhecimento uma da outra.
Foi o Verminosos por Futebol quem revelou às Romárias que elas tinham uma parente com o mesmo nome na cidade. No caso, Romária Bezerra é prima do pai de Romária Alves.
Não bastasse isso, existe outra Romária em Exu, e também parente de ambas. Bem, mais ou menos. É a história de Francisca Basto (a nº 12 desta lista, mais abaixo), que é conhecida por todos como Romária.
Romária Basto é prima de Romária Alves de Araújo – seu pai é irmão da mãe dela. Além disso, Romária Basto é prima distante de Romária Bezerra – seus bisavôs eram irmãos.
- Leia também:
-
Dica cultural
11 filmes raros da minha coleção de DVDs de futebol
Viagem no tempoTom Cavalcante homenageou Romário com música sobre seu “gosto” por treinos
As “reservas” da nossa escalação
O nome apelido
12 – Romária Basto (Francisca Basto), de Exu (PE)
Nascimento: 02/11/1993No interior do Nordeste, às vezes as famílias escolhem dois nomes para os filhos – o oficial e outro que vira apelido. Uma forma de evitar discordância entre os pais. Assim, Francisca acabou conhecida pelo nome descartado no registro: Romária. O apelido foi decidido por uma tia, irmã da mãe, pouco mais de um mês depois da classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 1994.
O nome coincidente
13 – Romária Pinheiro da Silva, de Taubaté (SP)
Nascimento: 21/10/1978Essa última Romária nasceu em São Luis, cresceu em Fortaleza e hoje mora em Taubaté (SP). Seu nome foi escolhido pelo pai, porém não foi por homenagem a Romário, já que ele tinha 12 anos em 1978. Foi pura coincidência.
No caso, ocorreu o seguinte: o nome do pai é Robson e o da mãe é Maria, daí eles resolveram juntá-los. Como Romaria soava estranho, eles acrescentaram um acento agudo. O resto é história.
“Em toda a minha vida, as pessoas sempre perguntam se Romária foi uma homenagem ao Romário. Eu digo que sim, por ser mais fácil explicar”, indica Romária.
Se localizar 11 Romárias foi um feito, achar uma Romária cujo nome não foi uma homenagem a Romário parece algo ainda mais inusitado!
“Em toda a minha vida, as pessoas sempre perguntam se Romária foi uma homenagem ao Romário”. (Romária Pinheiro da Silva, nascida em 1978)
Bastidores da reportagem:
A ideia desta reportagem surgiu em 2022, ao perceber o nome de uma Romária em lista de vacinação contra Covid-19 em Fortaleza. Era uma Romária nascida em 17 de julho de 1994, dia da final da Copa do Mundo dos EUA.
Depois de muitas buscas, o Verminosos por Futebol descobriu que se tratava de uma Romária natural de uma pequena vila do município de Redenção (CE). Assim, foi possível conseguir informações, e também seu telefone.
Porém, Romária, desconfiada, preferiu não dar entrevista – motivo pelo qual omitimos seu sobrenome. Dali, fomos atrás de outras Romárias. Uma pena que não entrou a Romária do tetra. Esta reportagem seria um presente de 30 anos.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O hobby dele é desenhar a mão escudos de futebol. E sua coleção é impressionante!
-
2
Maquetista produz miniaturas de estádios que você adoraria ter em casa
-
3
Corintiano busca digitalizar ingressos de todos os jogos na história do Timão
-
4
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
5
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
6
O ranking de público da Série A do Campeonato Brasileiro (1971 a 2024)
-
7
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
-
8
O ranking de público dos Estaduais do Nordeste (2006 a 2025)
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário