Todos os uniformes dos 10 times da 1ª edição da J-League, em 1993
A J-League, o primeiro campeonato de futebol profissional do Japão, teve sua estreia em 1993
Os anos 90 trouxeram grandes mudanças para o futebol do Japão. Em 1993, surgia a J-League, o primeiro campeonato profissional do país. A temporada de estreia durou de 15 de maio a 15 de dezembro. O campeão foi o Verdy Kawasaki, atual Tokyo Verdy, do atacante Kazu (sim, ainda hoje em atividade), com o Kashima Antlers de Zico como vice.
Eram 10 equipes participantes. Cada time da antiga Japan Soccer League, ligados a grandes empresas, passou a adotar um novo nome, deixando de lado a marca do patrocinador.
Seus proprietários eram: Verdy Kawasaki (Yomiuri), Yokohama Marinos (Nissan), Gamba Osaka (Panasonic), JEF United (JR East/Fukuoka), Kashima Antlers (Sumitomo), Nagoya Grampus Eight (Toyota), Sanfrecce Hiroshima (Mazda), Urawa Red Diamonds (Mitsubishi), Yokohama Flügels (ANA) e Shimizu (da prefeitura).
- Leia também:
-
Deu a louca
Japonês larga tudo e se muda para o Brasil por causa do Corinthians
Deu a loucaFanpage brasileira é especializada no futebol da… Coreia do Norte!
Carrinho de comprasTime japonês ganha camisa de smoking
Deu a loucaShimizu S-Pulse revive mapa extravagante
Estrelas mundiais
Na época, com exceção do futebol italiano, os clubes da Europa ainda não nadavam em dinheiro. Por isso, a J-League largou atraindo estrelas mundiais.
Além de Zico, desembarcaram no Japão o alemão Littbarski, campeão mundial em 1990, do JEF United; o inglês Lineker, artilheiro da Copa de 1986, do Nagoya Grampus; e o atacante argentino Ramón Díaz, titular na Copa de 1982, do Yokohama Marinos.
Mesmo com tantos ídolos, o japonês Kazu, que iniciou a carreira no Brasil na década anterior, em clubes como XV de Jaú, Santos, Coritiba e Ponte Preta, foi eleito o melhor do campeonato.
A seleção do torneio foi toda formada por japoneses, exceto Ramón Díaz, os brasileiros Pereira e Carlos Alberto Santos e o brasileiro naturalizado japonês Ruy Ramos.
Futuro da J-League
Nos anos seguintes, chegaram vários outros grandes jogadores, como o búlgaro Stoichkov, o dinamarquês Michael Laudrup, o italiano Schillaci e uma legião de brasileiros, como Dunga, Zinho, Djalminha, Edmundo e Evair.
A J-League cresceu a partir dali, ganhando uma 2ª divisão, em 1999, e uma 3ª, em 2014, sem contar as ligas semi-profissionais abaixo disso. Com a concorrência de novos centros futebolísticos, como EUA, Rússia e Oriente Médio, porém, ela deixou de ser uma superliga, virando um centro formador ao invés de importador.
Ao relembrar a temporada de estreia da J-League, além de seus craques, ficam na memória os uniformes de design inovador, todos eles produzidos pela marca japonesa Mizuno. Confira abaixo os uniformes dos 10 times, resgatados pelo site Erojkit. Boa viagem no tempo!
Serviço:
Visite o site Erojkit.
Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube
TiktokEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
4
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
5
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
6
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
7
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
8
Colecionador possui cerca de 3 mil times de futebol de botão
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário