Shimizu S-Pulse revive mapa extravagante
A camisa deveria ser a identidade digital de cada time: uma característica que a diferenciasse perante qualquer outra. Mesmo com […]

A camisa deveria ser a identidade digital de cada time: uma característica que a diferenciasse perante qualquer outra. Mesmo com a uniformização dos desenhos dos fornecedores de material esportivo, o Shimizu S-Pulse, do Japão, leva isso a sério. Um dos fundadores da J. League, em 1992, o clube mantém uma tradição: o mapa-múndi estampado na principal peça do uniforme.
Um dos únicos quatro times presentes em todas as edições da 1ª divisão japonesa, o S-Pulse manteve o design na temporada 2015, iniciada em março. Da fundação em 1992 até 2006 e desde 2012, 12 modelos de uniforme trouxeram o desenho inusitado. Na camisa titular, sempre com a cor laranja que remete ao mikan, fruta parente da laranja, que já foi a mais consumida no Japão.
No ano passado, o mapa esteve discreto nas costas. Por isso, a retomada do design mais extravagante foi comemorada pela torcida. “Foi um espetacular retorno à boa forma”, elogiou Barry Valder, inglês que mantém o blog UK Ultras, sobre o clube japonês. “Até minha cara metade, que tem interesse zero pelo jogo bonito, demonstrou aprovação pelo que eu gosto de chamar de S-Pulse Classic“.

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O mapa simboliza a aspiração internacional do clube, que por sinal também possui parte do globo terrestre no escudo. A forma como o desenho é estampado varia em cada ano, contando com parte do continente asiático ou até mesmo o globo inteiro. “A camisa que mais gostei foi a de 2002, usada durante dois anos”, indica Barry, professor que se mudou em 2003 para Shizuoka, cidade vizinha a Shimizu.
O uniforme sempre foi fabricado pela Puma, com um período de parceria da Mizuno, entre 1993 e 1996. O patrocínio master foi da JAL até 2005, espaço ocupado a partir daí pela Suzuyo. “Um dos patrocinadores originais era a Japan Airlines, então isso amarrou bem a ideia de estender a mão para o mundo”, contextualiza o blogueiro.
Apesar das pretensões, o clube nunca concretizou nem mesmo o domínio doméstico. Dez vezes finalista de torneios mata-mata do país – só atrás do Kashima Antlers –, o S-Pulse soma apenas duas taças, das Copas da Liga (1996) e do Imperador (2001). Fora do rol de nove times que conquistaram a J. League, contenta-se com o título da 2ª divisão em 1999. Uma ironia, mas que não desmerece a mística do mapa.
Site do Shimizu S-Pulse:
www.s-pulse.co.jp
Camisas com mapa do Shimizu S-Pulse:












(*) Fotos: Naver.
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www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/20-anos-do-gol-escorpiao-de-zico
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