Stakecheia

Leaderboard - KTO

Viagem no tempo

Honduras x El Salvador: O jogo que foi estopim de uma guerra que matou 6 mil pessoas

Em 1969, o duelo entre seleções de Honduras e El Salvador foi o ponto de partida para a Guerra do Futebol

WTG-bet

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Guerra do Futebol: Conheça o conflito entre Honduras e El Salvador provocado pelo futebol (Foto: Reprodução)
Guerra do Futebol: O conflito entre Honduras e El Salvador provocado pelo futebol (Foto: Reprodução)

O futebol já promoveu a paz pelo mundo em diversos momentos. Mas, em 1969, a história se inverteu. Uma partida de Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, entre Honduras e El Salvador, foi o início de uma guerra entre as nações da América Central.

Apesar de ter uma partida de futebol como ponto inicial do conflito, a tensão política foi inicialmente motivada por disputa fundiária.

Conflito por terras

El Salvador, um país pequeno com elevada de população, enfrentava problemas de distribuição de terras na década de 1960. Boa parte das terras do país eram geridas por famílias da elite, o que motivou a imigração para o país vizinho, Honduras, onde as terras eram abundantes e a população bem menor.

Diante de todo aquele êxodo, os hondurenhos começaram a pressionar o seu governo para que realizasse uma reforma agrária. O governo local decidiu que, para resolver a situação, iria desapropriar as terras dos salvadorenhos.

Sem terras para morar, os camponeses optaram por voltar para El Salvador, mas o seu país fechou a fronteira para evitar conflitos.

Proximidade da Copa do Mundo

Diante de toda essa tensão diplomática envolvendo os dois países, um duelo de futebol decisivo entre as duas nações teve início.

Em uma série de três embates, válidos pelas Eliminatórias para a Copa de 1970, El Salvador e Honduras se enfrentariam.

No dia 8 de junho de 1969, em Honduras, a primeira partida foi realizada. A seleção de El Salvador foi bastante hostilizada pelos moradores locais no hotel onde descansava para a partida, e não conseguiu estar 100% para o confronto.

Na primeira partida, Honduras venceu por 1 a 0, gol do atacante Roberto Cardona.

Em El Salvador, assistindo a partida de ida, estava a jovem Amelia Bolanios, de 18 anos. Com o gol de Honduras, Amelia acabou se frustrando com o resultado, e tirando a própria vida. O incidente comoveu a nação e acirrou ainda mais os ânimos para a segunda partida.

Na volta, dia 15 de junho, o roteiro se repetiu, mas de maneira inversa. Os hondurenhos foram recebidos com a mesma hostilidade, mas o resultado foi bem mais elástico: 3 a 0 para os donos da casa.

A equipe hondurenha foi escoltada até o aeroporto e os torcedores visitantes foram violentados pelos locais. Duas pessoas acabaram morrendo durante a confusão.

Com a confusão generalizada, a fronteira entre as nações foi fechada. Uma guerra era questão de tempo para se iniciar.

Início da guerra

Na manhã de 14 de julho, El Salvador bombardeou Honduras, e o conflito teve o seu início. Foram 100 horas de guerra, que teve o seu fim na noite de 18 de julho.

Foram mais de 6 mil mortos e milhares de feridos. O confronto só terminou com a intervenção da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A terceira partida entre as seleções ocorreu ainda em 1969, em local neutro. O jogo foi realizado no México, com um muro de policiais mexicanos separando os torcedores de ambas nações. Vitória de El Salvador por 3 a 2, e vaga garantida na Copa do Mundo.


> Reportagem produzida por Yuri de Melo, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol.


Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Uma resposta para “Honduras x El Salvador: O jogo que foi estopim de uma guerra que matou 6 mil pessoas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: