Vasco teve dois aviões lutando na 2ª Guerra Mundial contra o Nazismo
Campanha do Vasco nos anos 40 levou o clube a doar dois aviões para a Força Aérea Brasileira
Por Bola Parada EC
Todos sabemos do posicionamento político do Vasco da Gama: um clube historicamente progressista, que se não foram os pioneiros a ter um negro no time – há versões que falam que foi o Bangu ou a Ponte Preta –, não deixam dúvidas de que o Club de Regatas Vasco da Gama adotou uma atitude que contribuiu decisivamente para a inclusão de atletas negros, mulatos e demais brasileiros que não pertenciam à elite, numa luta contra o racismo que era regra na década de 1920.
Mas a contribuição cruzmaltina na 2ª Guerra Mundial ainda é sim uma história pouco contada.
A Comissão Pró-Avião no Vasco
Estamos em 1942, no auge da Segunda Grande Guerra. O mundo tenta formar uma aliança geral contra os nazistas alemães. E o Vasco da Gama se prontifica a ajudar o Brasil a fazer sua parte.
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O estádio São Januário, que tem a mística de ser o local onde Getúlio Vargas assinou a CLT em 1943 e onde Luis Carlos Prestes discursou a favor da redemocratização em 1945, teve antes, ainda em 1942, sua primeira participação política: o Vasco da Gama colocou o estádio à disposição do Exército brasileiro, e lá foi montada a Escola de Instrução Militar do Rio de Janeiro, onde se formaram mais de 10 mil soldados.
Além da formação, São Januário era o local onde os recrutas podiam se distrair jogando futebol, e serviu também como alojamento para soldados que chegavam de outros estados rumo à Europa em guerra.
Mas a participação do Vasco na luta contra o nazismo não acabou por aí. Na costa brasileira, principalmente no Nordeste, os submarinos alemães estavam fazendo muitas vítimas. Marinheiros e suas famílias estavam sendo mortos pelos ataques nazistas.
O presidente do Vasco na época, Ciro Aranha, a partir do clamor popular pelas vidas perdidas, decide convocar uma campanha de doações para as famílias. Para animar a força de sua torcida, o presidente disse que, com as doações, além de ajudar as famílias dos marinheiros, iria comprar um avião de guerra e doar para a Força Aérea Brasileira. Estava criada a Comissão Pró-Avião no Vasco da Gama.
Na costa brasileira, principalmente no Nordeste, os submarinos alemães estavam fazendo muitas vítimas.
Um avião? Ah, manda logo dois
As doações começaram a chegar, e ao visitar a importadora para fazer o pedido do avião, Ciro e outros dirigentes vascaínos se empolgaram e encomendaram logo dois. A confiança na ajuda da torcida era gigante. E não erraram: as doações se multiplicaram. Cada torcedor que fazia uma doação ganhava um distintivo do clube, e por um bom tempo não se via um vascaíno sem o distintivo da campanha em São Januário.
Os aviões foram comprados, e foram devidamente pintados com a cruz de malta. E o dinheiro – você pode perguntar – deu?
Não só deu como sobrou. O Vasco quis iniciar uma campanha de devolução do excedente, mas os torcedores negaram. O clube então construiu, com ajuda desse dinheiro, a sua sede náutica na Lagoa Rodrigo de Freitas.
No dia 10 de dezembro de 1942, no intervalo de um jogo entre seleções estaduais em São Januário, os aviões foram oficialmente entregues pelos dirigentes vascaínos ao ministro da Aeronáutica do Brasil.
Como diz o belo hino vascaíno, “tua estrela, na terra a brilhar”. No caso, não foi na terra, mas a cruz de malta esteve nos ares de um mundo em guerra, lutando pela causa certa.
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3 respostas para “Vasco teve dois aviões lutando na 2ª Guerra Mundial contra o Nazismo”
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Fernando Machado, não sabe nada de história, quiçá de aviões!!!
Segue o trecho da pesquisa que ele mesmo indica: pesquisa no Google:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/North_American_T-6 :
“O North American T-6 é um avião monomotor, de trem de pouso convencional e retrátil com roda de cauda. Esse modelo atualmente é destinado à instrução e ao treino de pilotos e também já foi utilizado em combate em diversos cenários como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia e, mais recentemente, a Guerra do Ultramar Português.”
” A denominação T6-Texan, pela qual o avião ficou famoso, só foi adotada pela Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Até aí, suas versões tiveram várias designações de fábrica dos seus diversos utilizadores.”
Respeita o Vascão!!!
Esse avião é um T6 Texan modelo l2, usado pela Força Aérea Portuguesa para treinamento de pilotos… so escreveu abobrinha, conheço bem o modelo e ele de longe não foi nunca usado na guerra, ele nao tem capacidade para isso pois ele e para treinamento de novos pilotos, pode reparar que ele tem 2 assentos, um para o instrutor de vôo e outro para o aluno… Olhe bem que ate a bandeira de Portugal esta estilizada na parte da cauda da aeronave.
Quem for ler este meu comentário se quiserem saber a verdade, so escrever no google mesmo
T6 Texan l2 Portugal FAP
FAP = Força Aérea Portuguesa.
Mulambo invejoso das chilique kkkkk