Deu a louca

Colecionador exibe incrível coleção de camisas do Corinthians em restaurante em São Paulo

Homero César Rodrigues possui 650 camisas do Corinthians, sendo 319 em manequins

O salão com 100 m2 é todo ocupado com a coleção de camisas (Foto: Corinthians)
O salão com 100 m2 é todo ocupado com a coleção de camisas (Foto: Corinthians)

As reações são as mais doidas quando alguém entra no salão de Homero César Rodrigues. “Tem gente que pula, que grita, que chora!”, diz o comerciante. No total, ele possui cerca de 650 camisas do Corinthians, dos anos 50 até hoje. É a incrível coleção desse torcedor corintiano que ocupa um cômodo de 100 m² no segundo andar de seu restaurante, em São Paulo.

Em 2010, Homero resolveu contar suas camisas do Timão. Eram 12 ou 13, de diferentes épocas. A partir daí, ele começou uma saga em busca de novas peças. Três anos depois, já eram tantas que o comerciante decidiu exibi-las em seu restaurante, o Free Port, no bairro de Santana, na zona norte paulistana. Nascia um templo particular do Corinthians.

Pra ficar de boca aberta

São dois espaços com a coleção. No térreo, à vista dos clientes, estão algumas camisas. Subindo as escadas há o grande salão de 20 x 5 metros. Quem passa pela porta geralmente fica de boca aberta. “A gente ouve todo tipo de coisa. E não é só corintiano que elogia não; palmeirense, são-paulino e santista, também”, relata o paulistano de 75 anos.

Acervos temáticos de um clube existem muitos Brasil afora, inclusive mais extensos, mas esta coleção impressiona graças à organização do proprietário. Até esta entrevista, eram 319 camisas expostas em manequins, distribuídos do chão ao teto nas paredes e em cima de cadeiras. “Já são tantos que estou colocando-os de lado, por falta de espaço”, aponta.

A coleção conta, no momento, com 319 camisas em manequins (Foto: Corinthians)
A coleção conta, no momento, com 319 camisas em manequins (Foto: Corinthians)

Relíquias incríveis

No salão, estão dezenas de relíquias do Corinthians – a mais antiga uma camisa usada entre 1950 e 1954, do xará Homero. Há ainda o primeiro manto com patrocínio, da Bombril, de 1982. E uma de 1983, com a logomarga da Democracia Corinthiana, movimento capitaneado por Sócrates e companhia. “São muitas camisas, é difícil dizer qual a mais especial”.

Homero só não reúne todas as peças possíveis porque, nos últimos anos, o Corinthians tem usado muitos uniformes diferentes. “O clube muda muito de patrocinador, sempre tem um detalhe novo”, lamenta o torcedor, que agora evita dizer quais mantos ainda procura. “Hoje em dia o pessoal cresce o olho, só pensa em dinheiro”, explica.

“A gente ouve todo tipo de coisa. E não é só corintiano que elogia não; palmeirense, são-paulino e santista, também”. (Homero César Rodrigues)

O salão é aberto à visitação de clientes do restaurante aos sábados, de 11 às 15 horas. Em caso de agendamento, porém, é possível dar uma passada em outros horários ou mesmo dias da semana. “Não tenho funcionários sempre disponíveis para acompanhar os visitantes, mas a gente dá um jeito de receber bem todo mundo”, conta Homero.

Homero Cesar possui camisas do Corinthians a partir dos anos 50 (Foto: Corinthians)
Homero Cesar possui camisas do Corinthians a partir dos anos 50 (Foto: Corinthians)

Mania de colecionar

Colecionador sem limites, ele possui dois outros grandes acervos no restaurante. O comerciante mantém 15 mil itens da Coca-Cola, uma das maiores coleções do gênero no Brasil, e 3.800 garrafas de cachaça – essa última suspensa no momento. Tudo isso distribuído nos 600 m² do estabelecimento, aberto há 18 anos. “Tenho mania de colecionar!”

Corintiano por influência do avô, Homero esteve em alguns dos momentos mais gloriosos da história do Timão, como a invasão ao Maracanã em 1976, o fim do jejum em 1977 e os títulos mundiais de 2000 e 2012. “Meu pai queria que eu torcesse pela Portuguesa, mas não teve jeito”, ri. Se visse o salão do Corinthians do neto, o velho teria um baita orgulho.

Serviço:

Restaurante Free Port
www.restaurantefreeport.com.br
(11) 2973.4745

> Faça um passeio em 3D pela coleção de camisas do Corinthians e de itens da Coca-Cola.

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: