Corintiano conta a experiência de conhecer o clube que originou o Corinthians
Thiago Cafardo relata como foi conhecer o Corinthian-Casuals, clube inglês que originou o Corinthians
O paulista Thiago Cafardo, 33, é um corintiano roxo. Como raros que conheço. No mês passado esse amigo, que morou em Fortaleza entre 2004 e 2012, realizou um sonho que é privilégio para poucos. Ele assistiu a um jogo do Corinthian-Casuals, modesto clube inglês que originou o primo brasileiro.
Jornalista, Thiago enviou ao Verminosos por Futebol um texto sobre a experiência, além de fotos. Na passagem por Londres, ele também já foi a jogos do West Ham e do Arsenal. “Minha meta é ir pelo menos uma vez a cada estádio de Londres”, conta. Nenhum deles vai superar a relação íntima com o campinho do Casuals.
Depoimento de Thiago Cafardo:
“Conheci o Corinthian-Casuals há 24 anos. Na manhã ensolarada de um domingo de 1988, o Corinthians enfrentava o primo mais velho em um amistoso no Pacaembu. Lembro que vi na TV Bandeirantes ídolos como Sócrates, Rivellino, Zé Maria e Wladimir atuando pelos paulistas. E me tornei curioso para saber mais sobre aquela equipe de uniforme estranho que levava (quase) o mesmo nome do meu time de coração.
Desde então, comecei a ler sobre a história do clube inglês. Sempre pensava comigo: ‘Um dia ainda vou conhecer os Casuals’. E consegui tornar realidade há um mês, no dia 8 de setembro, um sábado. Acordamos cedo (eu e minha na namorada) e saímos de casa às 11h30min. O caminho era longo, já que a sede do Corinthian-Casuals fica no subúrbio de Londres. Três horas, dois metrôs e três ônibus depois, por volta das 14h30min, chegamos ao destino final.
O local em nada lembra um clube de futebol. Mais parece a entrada de uma fazenda, onde uma placa de madeira dá as boas vindas ao visitante do Corinthian-Casuals FC. A estrutura do estádio lembra a dos campos de várzea brasileiros, com arquibancada pequena e de madeira. Dentro da sede social, um pub divide espaço com a sala de troféus e as fotos antigas (muitas fazem referência ao parente brasileiro). Tomar uma cervejinha britânica assistindo a um jogo de futebol é um dos prazeres que o clube proporciona.
Assim que entrei no estádio, me senti voltando na história do Corinthians. Fiquei arrepiado em conhecer o clube que motivou a fundação do meu time, há 102 anos. Na torcida, outros corintianos residentes em Londres adotaram os Casuals. Camisas e bandeiras alvinegras são vistas no acanhado estádio.
Confesso que não prestei muita atenção no jogo. Tentava registrar cada momento com fotos e vídeos e me pegava olhando ao redor, vendo as reações daqueles senhores que torcem com prazer para um time semi-amador da 9ª divisão do Campeonato Inglês. Bom, o resultado de 1 a 0 para o Burgess-Hill não fez a menor diferença para mim. Um dos meus sonhos já estava realizado: conhecer onde tudo começou.”
- Leia também:
-
Papo sério
Uma lista de times alternativos para você torcer na Inglaterra
Turismo10 estádios britânicos com atmosfera mais incrível, segundo a Four Four Two
TurismoUm guia de turismo com todos os estádios de futebol de Londres
Deu a loucaFã já foi a 13 estádios de Londres num dia
Saiba mais:
O Corinthian-Casuals nasceu em 1939, da união de dois clubes, o Corinthian, fundado em 1882, e o Casuals, de 1883. O Corinthian inspirou o surgimento do Corinthians após excursão ao Brasil, em 1910.
O Corinthian, conhecido por suas excursões que disseminavam o futebol pelo mundo, era uma potência. Nos seis jogos no Brasil, venceu todos, a maioria por goleada, e todos contra times expressivos. Na época, chegou a golear o Manchester United por 11 a 3, em 1904.
O uniforme do Corinthian inspirou o Real Madrid. Seu uniforme era branco, mas após fusão com o Casuals se tornou camisa metade marrom, metade rosa, combinação pouco comum.
O Corinthian-Casuals está baseado na cidade de Tolworth, na região de Londres, e joga no estádio King George, de 2.700 lugares.
Fotos do passeio ao Corinthian-Casuals:
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
-
Uma atração para torcedores corintianos em Londres (Foto: Acervo pessoal)
2 respostas para “Corintiano conta a experiência de conhecer o clube que originou o Corinthians”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Eles vão voltar, Rafa. Você precisa cobrir esse jogo.
http://www.casuals39.com/pages/corinthian-casuals-fc-x-sc-corinthians-paulista
Que massa! Vou atrás. Obrigado pela dica!