Deu a louca

Colecionador está reunindo camisas de todos os times do Campeonato Carioca de 1995

O paulista Cezar Trunkl já tem quase todas as camisas dos 16 clubes daquela edição

A maioria dos times vestia a marca Carioca, ainda hoje em atividade (Foto: Acervo pessoal)
A maioria dos times vestia a marca Carioca, ainda hoje em atividade (Foto: Acervo pessoal)

Quando comprou o livro “Camisas do Futebol Carioca”, o paulista Cezar Trunkl percebeu que já possuía várias peças presentes nas páginas. Especialmente do campeonato de 1995, o do famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. Daí surgiu a ideia: reunir as blusas vestidas por todos os 16 times daquela edição. Meta que está pertinho de cumprir.

Até a publicação desta matéria, o colecionador de futebol soma camisas de 14 clubes participantes. Por ordem alfabética, de América, Americano, Bangu, Barreira, Botafogo, Entrerriense, Flamengo, Fluminense, Itaperuna, Madureira, Olaria, São Cristóvão, Vasco da Gama e Volta Redonda. Por hora, faltam Campo Grande e Friburguense.

“Não será difícil encontrá-las, no entanto preciso de sorte para obtê-las, pois a concorrência por camisas dos times pequenos do Rio de Janeiro é grande”, pontua Cezar, advogado de São José dos Campos (SP). “Essas camisas são muito disputadas por colecionadores porque são bonitas e os desenhos, excêntricos”, explica.

A responsabilidade por esses designs cabe em parte à Carioca, empresa de material esportivo que fabricou os uniformes de nove clubes, mas que hoje não foca mais no futebol profissional. “Fiquei aficionado pelas camisas da Carioca, que dominava os pequenos do Rio de Janeiro na época”, conta Cezar.

“Fiquei aficionado pelas camisas da Carioca, que dominava os pequenos do Rio de Janeiro na época”. (Cezar Trunkl)

Aquele campeonato, vencido pelo Fluminense, também não sai da memória de Cezar graças às transmissões da Band, que ficaram marcadas pela narração de Januário de Oliveira, comentários de Gerson e reportagens de Adison Coutinho. “Os jogos de segunda à noite eram fenomenais”, relembra o paulista, hoje com 36 anos.

As camisas dos times pequenos do Rio dos anos 90 são muito disputadas (Foto: Acervo pessoal)
As camisas dos times pequenos do Rio dos anos 90 são disputadas (Foto: Acervo pessoal)

Coleção do São José

O colecionador já foi tema de matéria do Verminosos por Futebol em 2014, em virtude de sua coleção de camisas do São José-SP. Do total de 1.300 blusas de futebol de seu acervo, cerca de 190 foram usadas ou preparadas para jogo do seu time de coração.

“A coleção do São José entrou em uma fase seletiva, pois os objetivos fáceis foram alcançados, restando as camisas mais antigas como meta. Não trabalho com a hipótese de ser a maior do time, mas creio que, graças ao trabalho e à metodologia, ela se tornou referência para alguns colecionadores”, avalia Cezar.

Além das camisas do São José, a série do Cariocão de 1995 virou seu outro foco de coleção. “Foi a primeira vez que entrei na loucura de reunir camisas dos times de um único campeonato. Talvez eu comece algum Paulistão dos anos 90”, adianta. Sem dúvida, vai ser outro garimpo legal.

As camisas de Campo Grande e Friburguense são as que faltam (Foto: Mercado Livre) 
As camisas de Campo Grande e Friburguense são as que faltam (Foto: Mercado Livre)

Serviço:

Você tem as camisas que faltam nessa coleção?
Cezar Trunkl – Whatsapp 12-99784.2213 / Facebook

Siga o Verminosos por Futebol no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: