https://wetten.com/br/

Deu a louca

Torcedor coleciona camisas do São José

Cezar Trunkl tem 137 camisas do São José. Por uma, já chegou a correr atrás de um morador de rua

Sao-Jose-5
Cezar Trunkl tem 137 camisas do tradicional clube de São José dos Campos (Foto: Acervo pessoal)

Quando Cezar Trunkl viu um homem no canteiro de uma avenida vestindo uma camisa do São José, não teve dúvida. Essa ele não possuía na coleção. Por isso parou o carro e propôs a compra, no ato. Era um morador de rua que, coitado, fugiu com medo. “Corri atrás dele e no fim consegui a camisa. Paguei R$ 20”, diverte-se o torcedor.

Essa foi apenas uma das loucuras que o advogado de 31 anos já fez em nome de sua coleção alternativa. Apaixonado pelo tradicional clube de São José dos Campos (SP), Cezar possui 137 camisas da equipe. Número que talvez já esteja desatualizado quando você estiver lendo esse texto… Nunca se sabe quem ele pode encontrar por aí.

A primeira camisa de Cezar foi comprada com só 7 anos, em 1989. Na época, motivado pelo vice do Paulistão, ele vendeu alguns brinquedos para adquiri-la. Passadas duas décadas e meia, virou uma coleção de causar inveja. “Acredito que eu seja o colecionador com o maior número de peças do São José”, arrisca.

“Não tenho notícias de outra pessoa que colecione com método camisas do São José. Então, acredito que seja o colecionador mais organizado e com o maior número de peças”. (Cezar Trunkl)

No acervo, são várias relíquias, como a do vice de 1989, uma de 1982 do ídolo joseense Tião Marino e outra de 1978, a primeira como São José Esporte Clube. De 1933 até aquele ano, o time se chamava Esporte Clube São José, e vestia branco e preto. “Ainda não tive a dádiva de ter alguma camisa alvinegra”.

Desse período, faltam poucas peças para completar a coleção, como uma de 1980 da Adidas e outra de 1990 da Topper. Um garimpo fantástico, ressalte-se. Além de sites especializados, o clube só tem camisas vendidas em lojas locais. “É quase impossível encontrar fora da cidade”, assegura Cezar, que possui ainda cerca de 300 camisas de outros times.

> LEIA TAMBÉM

Zeloso, o colecionador não usa suas camisas do São José. Na realidade, só veste uma, comprada com essa finalidade. Certa vez, uma das peças foi danificada pela faísca de sinalizador na arquibancada. “Desde então, as camisas ficam guardadas e conservadas para a posteridade”, pontua Cezar.

Maluquice? “Minha noiva no começo não entendia, depois virou uma das maiores incentivadoras. Meu avô materno também adora, pois foi ex-jogador do time. E meus amigos até ajudam na coleção”, relata. Tem camisa que é preciosa demais pra ser vestida – esse é seu lema.

Sao_Jose_ECPerfil do clube:

Nome: São José Esporte Clube
Fundação: 13/8/1933
Estádio: Martins Pereira (16 mil lugares, em São José dos Campos-SP)
Títulos: Série A2 do Paulista (1972 e 1980), Série A3 do Paulista (1965) e 2ª Divisão do Paulista (1964)
Site: www.saojoseec.com.br

Destaques da coleção: (clique para ampliar)

  • 1978
  • 1982
  • 1982
  • 1989


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: