Exposição celebra o futebol de várzea
“Várzea Rebelde – As Copas Alternativas” está em cartaz no Porão da Cerveja, em São Paulo
Nem o estádio com o gramado mais moderno carrega a poesia de campo de terra – defendem alguns. Aos amantes do futebol de várzea de São Paulo, uma exposição fotográfica aberta em janeiro, e que se encerra neste sábado (27), celebra o jogo que para muitos é mais autêntico.
“Várzea Rebelde – As Copas Alternativas”, em exposição no Porão da Cerveja, no bairro Santa Cecília, exibe 13 cliques do fotógrafo Rodrigo Erib. Jogador do Autônomos FC, time da capital paulista de ideal esquerdista, ele aproveita o giro por aí para registrar belas cenas.
“É uma coleção que contempla minhas experiências como futebolista amador. Aos poucos procuro imprimir e emoldurar novas imagens para contar essa história”, descreve Rodrigo, que já fez boas viagens várzea afora. “Gosto da troca de experiências entre diferentes culturas de futebol”.
“É uma coleção que contempla minhas experiências como futebolista amador”. (Rodrigo Erib)
Na Argentina, o fotógrafo foi campeão de um torneio amador pelo Autônomos, em 2012. Na Inglaterra, pôde conhecer a turma do Easton Cowboys, que inspira o time esquerdista paulistano. “Eles são como a gente, mas com quase 20 anos a mais de existência”.
Para suas fotos, Rodrigo faz o possível se dividindo dentro e fora de campo. “Para jogar e fotografar, tenho que me desdobrar. Claro que não é exatamente ao mesmo tempo, mas às vezes estou cansado porque acabei de jogar, e me forço a pegar a câmera”, relata o palmeirense.
> LEIA TAMBÉM
Insatisfeito com o avanço dos gramados sintéticos pelo país, em detrimento de campos de terra e de grama rala, Rodrigo faz um desabafo que merece a íntegra.
“Essa mudança pra grama artificial é um crime contra a humanidade, a natureza, o futebol, a cultura, é um crime gigante. O Brasil se considera o país do futebol, mas o poder público não leva o futebol amador tão a sério. Privar as pessoas de um ambiente natural, grama natural, com cheiro, fauna, flora, um campo que necessita um relacionamento de cuidado, por um tapete artificial plastificado caríssimo é tudo que não poderia acontecer. Porém, já está acontecendo, e a pior parte é que muita gente acha lindo”, critica.
Tal modernidade é tudo o que não verá em Várzea Rebelde. Se você mora em São Paulo e leu este texto a tempo, vale a ida à exposição. Se perdeu a data, fique atento para a próxima edição.
Exposição Várzea Rebelde – As Copas Alternativas (entrada gratuita)
Onde: Porão da Cerveja, na Rua Gal. Olímpio da Silveira, 39, Santa Cecília (subsolo do supermercado Hirota), São Paulo. Fone – 11-3661-3008
Quando: Até 27/2, das 9h às 21h.
Página de Facebook.
Mais algumas fotos de Rodrigo Erib:
Clique no link e leia também:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
Deixe um comentário