Brasileiros são estrelas em Vanuatu
Gostou do cenário acima? Essa foto digna de cartão postal é de Vanuatu, paraíso turístico da Oceania. Morar num lugar […]
Gostou do cenário acima? Essa foto digna de cartão postal é de Vanuatu, paraíso turístico da Oceania. Morar num lugar desses é um privilégio para poucos. Pois dois deles são brasileiros: os jogadores Ezequiel Paulo da Cruz, de 22 anos, e Jefferson Moura, de 20, estrelas do futebol local.
Os atletas estão há três semanas no país. Primeiros sul-americanos na história do futebol vanuatuano, o volante e o meia-atacante foram as grandes contratações do Amicale para a liga nacional. “É emocionante termos dois brasileiros em Vanuatu”, vibra o presidente da federação, Lambert Maltock.
A apresentação da dupla, apelidada de Samba Stars, foi apoteótica. Cerca de 4 mil torcedores se aglomeraram no estádio da capital Port Vila. E os jogadores se impressionaram com a simpatia geral. “Todo mundo aperta nossa mão, é muito legal”, conta Ezequiel.
O Amicale, atual campeão nacional, disputa a primeira das duas divisões do país. Segundo os brasileiros, o estilo de jogo se parece com o do futebol africano. “Eles têm força e batem muito, mas muito mesmo”, compara Ezequiel, ex-Bela Vista-RJ e São Bernardo-SP.
Jefferson já jogou duas vezes, mas não balançou a rede. Na primeira, Ezequiel não foi escalado, fora de forma. Na última, ficou no banco. A presença da dupla eleva o nível do futebol local, 174º do mundo e 7º da Oceania.
Todo mundo aperta a nossa mão, é muito legal”.
Ezequiel Paulo da Cruz, volante do Amicale, de Vanuatu.
A comunicação ainda tem sido um obstáculo. Em Vanuatu se fala inglês, francês e bislama, idioma local. “Estamos nos adaptando. Tem um tradutor para nos ajudar”, relata Ezequiel.
O jovem prefere não falar sobre como chegou ao país. A explicação também não foi dada pelo presidente do clube, Andrew Leong. Já Jefferson nunca respondeu aos e-mails enviados pelo Verminosos por Futebol. Mas financeiramente está valendo a pena, garante Ezequiel. “A despesa aqui é por conta da diretoria”, aponta o volante, que deixou a esposa no Rio de Janeiro.
Se ela já viu fotos de Vanuatu, certamente deve estar com vontade de acompanhar o marido. O país é um arquipélago com 83 ilhas banhadas pelo Oceano Pacífico, com área de apenas 12 mil km² (a metade do estado de Sergipe) e população de 200 mil habitantes. Gente tranquila que desfruta de praias paradisíacas. “Aqui é lindo”, derrete-se Ezequiel. Pela foto do início do texto, chamar de lindo é pouco.
Site da Federação de Futebol de Vanuatu:
www.vanuafoot.vu
4 respostas para “Brasileiros são estrelas em Vanuatu”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Encontramos 11 Romárias com nome em homenagem a Romário
-
3
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
4
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
5
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
8
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
Eles têm 22 e 20 anos e são tratados como Cristiano Ronaldo e Kaká chegando ao Real Madrid. hehehe
Vou preparar um dvd com meus melhores lances e enviar para os dirigentes!
Países com o nível de Vanuatu são vários. Sorte de quem consegue contato com um dirigente disposto a contratar brasileiro, mesmo que desconhecido.
Será que eu com 30 anos ainda consigo jogar nesse lindo lugar? Sou goleiro de fim-de-semana, KkKkKk…acho que consigo uma vaga lá hein!!
Certamente, Filipe. É só vender seu peixe! Na matéria do Verminosos tem o link do site de Vanuatu, onde você encontra os contatos dos dirigentes. Um abraço!