https://apostasfc.com/melhores-casas/bet365/?utm_source=verminosos&utm_medium=bet365&utm_campaign=agosto

Deu a louca

Fãs atualizam game SuperStar Soccer

As atualizações de games, chamadas de Rom Hack, são produzidas para emuladores

Super-Star-Soccer-2
Ainda hoje fãs de International SuperStar Soccer lançam atualizações do game

Em tempos de futebol virtual cada vez mais real, se jogar um game de duas décadas atrás já parece ser algo surreal, imagine então o que passa na cabeça de quem produz atualizações dele ano após ano. É a rotina de fãs do jogo International SuperStar Soccer, lançado em 1995 para Super Nintendo.

As atualizações, chamadas de Rom Hack, são produzidas para emuladores, softwares que permitem reviver games de consoles antigos seja no computador ou no PlayStation 2. As novas versões incorporam clubes do Brasil, da Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa ou seleções, com uniformes, nomes e aparência de jogadores atuais.

> LEIA TAMBÉM

Esse trabalho, disponibilizado gratuitamente na internet, é parecido com as versões piratas do game que programadores lançaram em cartucho até 1999. “Apesar de terem criado obras primas, eles pecavam no capricho. A gente se espelha neles para continuar editando”, conta o estudante Gabriel Firmino, de 19 anos, morador de Campinas-SP que passou a fazer as novas versões em 2008.

No processo, são trocados nomes de times e jogadores, fisionomias, uniformes e bandeiras. Uma trabalheira feita com base em programas de edição como Windhex, Snespal e Fecic. “Já fiz uma rom em uma semana e meia, me dedicando insanamente. Com uma ou duas horas por dia, pode se levar meses”, relata Gabriel.

“Já fiz uma rom em uma semana e meia, me dedicando insanamente. Com uma ou duas horas por dia, pode se levar meses”. (Gabriel Firmino)

Fabricado pela japonesa Konami,  SuperStar Soccer teve versões oficiais lançadas não só para Super Nintendo, como também Mega Drive, Nintendo 64, PlayStation 1 e 2 e Xbox. O jogo, uma febre na época, foi o pai de Winning Eleven e avô de Pro Evolution Soccer, games da mesma empresa, tendo várias de suas inovações adotadas pela franquia rival Fifa, da EA Sports.

Essa fama se mantém intacta ainda hoje. Tanto que a Konami já cogitou resgatar uma versão para PlayStation 3. “Seria muito bom para as novas gerações conhecerem o game”, torce Gabriel. Enquanto isso, os jogadores vão se contentando com as Rom Hack. Em média, cada atualização feita pelo estudante paulista recebe até 10 mil downloads.

Graças a internet, é possível enfrentar os amigos em campeonatos online por programas como Zbattle e Hamachi, o que seria ficção científica naqueles tempos em que a rede engatinhava. “É um hobbie editar um jogo que fez e faz sucesso até hoje. E é gratificante ver o seu trabalho sendo utilizado por tanta gente”, comenta Gabriel, membro da comunidade ISS Champions League, do Orkut, que reúne fãs do game.

“É um hobbie editar um jogo que fez e faz sucesso até hoje. E é gratificante ver o seu trabalho sendo utilizado por tanta gente”. (Gabriel Firmino)

A legalidade das atualizações do SuperStar Soccer não é questionada pela Konami. “A patente já se perdeu devido aos anos, portanto não é pirataria”, defende Gabriel. Ao invés de reclamar, os japoneses tinham é que agradecer por isso. Com trabalho voluntário, esses malucos mantêm vivo um game que já devia estar morto. Não há propaganda mais positiva.

Serviço:

Acesse a comunidade ISS Champions League, do Orkut, no link a seguir.

45 respostas para “Fãs atualizam game SuperStar Soccer”

  1. Moro em Alegrete-RS. Em minha cidade pode se encontrar partes de Snes e, mesmo assim, é muito raro! Talvez eu possa encontrar na Argentina (que faz fronteira com Uruguaiana) e/ou no Uruguai (que faz fronteira com Santana do Livramento). Não sei se tu conheces ou faz ideia de onde ficam (risos). Tenho 11 fitas, são elas: Contra III – The Alien Wars, Futebol Brasileiro 96, International Superstar Soccer, International Superstar Soccer Deluxe, James Bond Jr., Sunset Riders, Super Mário World, Top Gear, Top Gear 2, Ultimate Mortal Kombat 3 e WWF WrestleMania – The Arcade Game.
    Vou te mandar um e-mail sim. Abraço, Rafael!

  2. Olá, Rafael! Chamo-me Matheus. Sou muito fã de Super Nintendo, porém meu snes queimou e de maneira alguma eu consigo achar alguém que tenha um para venda, já que não se acha mais dele em lojas… Aí, eu uso o zsnes, um ótimo emulador. Tenho todas as versões dos futebóis (creio eu): International Superstar Soccer, International Superstar Soccer Deluxe, International Superstar Soccer Deluxe 2011, International Superstar Soccer Deluxe 2013, Campeonato Brasileiro 99, Futbol Argentino 96, Futbol Peruano 97, Futebol Brasileiro 96, Futebol Brasileiro 2007, Futebol Brasileiro 2008, Futebol Brasileiro 2011, Ronaldinho Soccer 97, Ronaldinho Soccer 98 e World Cup France 98. há um tempo atrás vi em um site/blog, não me recordo o nome, que iam lançar o jogo ” LIBERTADORES 2009 ClASSIC” e até então, que eu saiba, N-A-D-A! Tentei baixar a versão Champions League, porém não obtive sucesso. Volta e meia fico pesquisando se lançaram mais rom’s atualizadas dos mesmos. Hoje estava procurando por alguma atualização de Futebol Brasileiro 96 para o ano de 2012 e/ou 2013 e apareceu este site, que por sinal é ótimo! Li o post sobre a atualização do game superstar soccer e entrei no link da comunidade do orkut: ISS™ Champions League. Entrei na comunidade e meu pedido está pendente. Vocês usam o orkut ainda?
    Gostaria de saber se vocês tem essas rom’s disponíveis neste site e também, se há algum site para jogar online.

    Desde já, agradeço.

    Abraço!

    • Oi Matheus, eu não jogo Snes no computador. Jogo no videogame mesmo, numa telona widescreen. Você sabia que o Snes já estava preparado pra isso? Esses japonenes… Onde você mora? Em Fortaleza, ainda é possível encontrar à venda, numa feira livre. Foi lá onde encontrei algumas fitas que sempre quis ter. Hoje tenho umas 20 fitas, enquanto na infância tinha apenas 4. Manda um e-mail pra rafael@verminososporfutebol.com.br. Vamos ver o que posso fazer por você. Um abraço!

  3. Parabéns Rafael pela reportagem!! Cresci jogando ISS!! As versões do SNES são inesqueciveis! Se vc me permite gostaria de deixar um comentário aqui sobre a história do game! O que muita gente não sabe é que na verdade O ISS não virou Pro Evolution Soccer, como muitoas pessoas pensam, quem virou o PES foi o Winning Eleven que é o nome da versão japonesa! Na verdade na quinta geração de consoles, só o N64 que recebeu as continuações do ISS do SNES, a versões do PSone nada mais é o nome americano do Winning Eleven, que antes se chamava GOAL STORM! O nome PES era o nome da versão Europeia! Dai a Konami americana muito esperta mudou o nome para ISS pois nos EUA era um nome mais forte! Tanto que não tem nada ver com as versões do N64 e sim com o Winning Eleven japones! Na sexta geração de consoles, o ISS e o PES chegaram ser lançados simultaneamente no PS2 e Game Cube, são dois jogos totalmente diferentes eles nem foram citados aqui que é o ISS 1, ISS 2 e o ISS 3 que foi o ultimo lançado em 2003, são muito fáceis de achar na web hoje (eu só joguei as versões do PS2)! Na Konami existia uma rivalidade interna saudável, onde dois grupos desenvolviam o seu próprio Futebol, o ISS e o PES, ambos queriam desenvolver o melhor futebol! O PES era desenvolvido pela KCET (Konami de Tokyo) e o ISS pela KCEO (Konami de Osaka)! Devido as baixas vendas dos últimos jogos da série ISS e as grandes vendas do PES, a Konami resolveu ficar somente com aquele que dava mais lucro e resolveu encerrar a série ISS que durante muito anos foi umas das melhores da empresa!

  4. Caramba,bateu saudade agora…Lembro que tinha alguns truques nesse jogo tipo gol do seu próprio campo e um gol que valia por uns 20.Era hilário zoar com a galera,deixava meu adversário fazer uns 3 gols de vantagem e no fim fazia 1 que valia por vários.O cara ficava puto da vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: