AFC

PinUp-Bet

Dica cultural

11 filmes raros da minha coleção de DVDs de futebol

Esses abaixo são alguns dos cerca de 500 DVDs de futebol e outros esportes da coleção

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol
Esses são alguns dos 500 DVDs (Foto: Larissa Cavalcante/Verminosos por Futebol)
Esses são alguns dos 500 DVDs do acervo (Foto: Larissa Cavalcante/Verminosos por Futebol)

Tenho algumas coleções de futebol. Uma delas de DVDs de filmes, iniciada em 2006. Nunca parei pra contá-los – devem ser uns 300 e poucos de futebol, 75 de jogos de futebol (uma série pirata com todas as partidas do Brasil em Copas do Mundo até 2010) e 100 de outros esportes.

Como é uma coleção já com quase 20 anos, iniciada num tempo em que o streaming ainda não havia destruído o mercado de homevideo, fui acumulando muita coisa legal. Muitos DVDs foram comprados em lojas, alguns foram trazidos em viagens por aí e outros encomendei pela internet.

Para ampliar mesmo a coleção, no início desta década, me aproveitei da falência das locadoras de DVDs de Fortaleza. Nos meses anteriores ao fechamento delas, os donos costumavam vender seu estoque por unidade. Devo ter ido a feirões em pelo menos 20 delas, em diversos bairros.

Então se você também coleciona DVDs, essa é uma dica. Vale a pena acompanhar as locadoras que ainda restaram em sua cidade, pois esse mercado vai morrer completamente. E, geralmente, DVDs de futebol e de outros esportes estão entre os menos locados, sendo alguns sem nenhum arranhão.

Se um dia DVDs voltarem a ser objeto cult, que nem aconteceu com os LPs, quem sabe a gente abra uma locadora de filmes esportivos. Teria um certo sentido, pois muitos desses filmes não são disponibilizados na internet. E seria um nicho de mercado que talvez completasse a renda de jornalista.

11 filmes da coleção raros de se ver por aí:


11)
O mundo a seus pés (Once a Lifetime)
Produção: EUA, 2006.
Direção: John Dower e Paul Crowder.
Duração: 1h37min.
> O documentário resgata o impacto causado pelo New York Cosmos de Pelé, Beckenbauer e Cruyff na virada dos anos 70 e 80, sendo o primeiro time de futebol com elenco globalizado.


10)
Onda Nova
Produção: Brasil, 1983.
Direção: José Antonio Garcia e Ícaro Martins.
Duração: 1h38min.
> Comédia underground, aborda a história das meninas do fictício Gaivotas FC, de São Paulo. Conta com participação de Casagrande e Wladimir, do Corinthians, além de Caetano Veloso, Regina Casé, Tânia Alves e Carla Camuratti, com direito a muitas cenas de sexo e uso de drogas.


9)
Juventus Rumo a Tóquio
Produção: Brasil, 2009.
Direção: Andrea Kurachi, Helena Tahira e Rogério Zagallo.
Duração: 15min.
> O documentário de título bem-humorado acompanha um dia histórico para o Juventus da Mooca, quando assegurou vaga na Copa do Brasil – “o caminho mais curto para a Libertadores”.


8)
Manchester United – 1.001 Greatest Goals (sem versão no Brasil)
Produção: Reino Unido, 2006.
Direção: Emma Hughes.
Duração: 3h57min (em 2 DVDs).
> O box faz um resgate dos gols mais bonitos do Manchester United desde a década de 1960. A edição é bem simples, com um gol atrás do outro, informações do autor e da partida e a narração de TV original quando existente. É um festival de golaços, que minha esposa trouxe de viagem à China.


7)
Loucos de Futebol
Produção: Brasil, 2008.
Direção: Halder Gomes.
Duração: 22min.
> O documentário foi feito pelo diretor que depois ficaria famoso por filmes de temática cearense (Cine Holliúdy e Shaolin do Sertão). O foco são bastidores de arquibancada da torcida do Fortaleza, seu time de coração, em jogos no Castelão e no Presidente Vargas.


6)
Romário é gol – O gênio da grande área
Produção: Brasil, 2008.
Duração: 2h40min.
> A coletânea lançada pouco depois da aposentadoria de Romário reúne 80% dos mil gols do craque, com direito a raridades que os produtores localizaram em arquivos de TVs e de colecionadores.


5)
 A História do Futebol – Um Jogo Mágico (History of Football – The Beautiful Game)
Produção: Reino Unido, 2001.
Duração: 15h14min.
> Mais completo documentário sobre futebol, aborda aspectos diversos de dentro e fora das quatro linhas. É dividido em 12 episódios de 50 minutos cada, além de dezenas de trechos extras. Esse box com 7 DVDs, comprado na Inglaterra, foi presente do amigo Emmanuel Macedo.


4)
Febre de Bola (Fever Pitch)
Produção: Reino Unido, 1997.
Direção: David Evans.
Duração: 1h42min.
> Baseado em livro de Nick Hornby, retrata a vida de um torcedor de meia-idade fanático pelo Arsenal, que chega a se mudar para uma rua decadente de Londres só para ser vizinho do estádio do clube.


3)
A Copa (The Cup)
Produção: Tibet, 1998.
Direção: Khyentse Norbu Rimpoche.
Duração: 1h34min.
> Primeiro filme do cinema tibetano, conta a história de um grupo de monges que perde o foco dos afarezes religiosos durante a Copa do Mundo de 1998.


2) Isto é Pelé
(This is Pelé)
Produção: Brasil, 1974.
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto.
Duração: 1h15min.
> O documentário lançado após a despedida de Pelé do Santos faz um resgate de sua carreira, com narração de Sérgio Chapelin e imagens de arquivo das Copas do Mundo e do cine-jornal Canal 100. Essa é uma versão francesa do filme.


1)
Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
Produção: Brasil/EUA, 1995.
Direção: Murilo Salles.
Duração: 1h46min.
> O documentário oficial da Copa de 1994 é considerado o melhor da história dos Mundiais, graças ao uso de técnicas adotadas pelo Canal 100. Uma de suas cenas tornou-se clássica: a secada de Roberto Baggio em Romário no túnel para o campo na final.

Coleção conta com 200 e poucos filmes de futebol, 75 DVDs de jogos de futebol e 100 filmes de outros esportes (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)
Coleção conta com 300 e poucos filmes de futebol, 75 DVDs de jogos de futebol e 100 filmes de outros esportes (Foto: Rafael Luis Azevedo/Verminosos por Futebol)

Visite a coleção

Conheça nossa coleção de DVDs de futebol e outros esportes, aqui no Verminosos por Futebol. A listagem disponível no site, feita em 2016, está desatualizada. Depois disso, aproveitamos a falência da Blockbuster e a redução da Distrivídeo da Av. Antônio Sales, de Fortaleza, quando conseguimos mais DVDs. Falta inclui-los à lista – além de melhorar a visualização dela, que ficou ruim na galeria do novo visual do site. Confira clicando neste link.

Uma resposta para “11 filmes raros da minha coleção de DVDs de futebol”

  1. Boa noite, tenho uma pequena coleção de hogos raros de futebol, gostaria de conhecer novos amigos para troca de jogos via email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: