Destaque do Taiti tem recepção modesta
No dia 17 de junho de 2013, Jonathan Tehau entrou para a história do futebol do Taiti. Foi quando o […]
No dia 17 de junho de 2013, Jonathan Tehau entrou para a história do futebol do Taiti. Foi quando o meio-campo marcou o único gol da seleção de seu país numa competição da Fifa, na derrota de 6 a 1 para a Nigéria na estreia na Copa das Confederações, em Belo Horizonte. Mas, mesmo com esse destaque, ele teve uma recepção modesta: apenas a mãe e a namorada foram ao aeroporto.
“O futebol não tem vez no Taiti”, constata o jogador, que chegou na última quarta-feira. Motivos não faltavam para uma festa calorosa, nem que fosse da família. Na seleção estavam ainda dois irmãos de Tehau, os gêmeos Lorenzo e Alvin, e um primo, Teaonui.
Bem representado pela família Tehau, o Taiti foi o saco de pancadas do torneio, apanhando também para Espanha (10 a 0) e Uruguai (8 a 0). Ainda assim acabou como a seleção mais adorada pelos brasileiros. Porém, isso não foi suficiente para alterar o desinteresse da maioria dos 180 mil taitianos pela equipe.
Sem grande alarde, o único jogador profissional, o atacante Marama Vahirua, aposentou-se após o torneio. E nenhum dos outros 22 amadores recebeu proposta de um clube profissional. “Gostaria de viver do futebol, mas isso não é possível no Taiti”, lamenta Tehau, de 25 anos, que trabalha como entregador.
O futebol não tem vez no Taiti”. Jonathan Tehau, meia da seleção taitiana
Tehau, nas horas vagas jogador do amador AS Tamarii, guardará na memória os dias de profissional na Copa das Confederações. “Foi um momento incrível da minha vida. Passei a amar o Brasil”, revela o atleta, que ficou especialmente apaixonado por Guaraná Artarctica. “Disse pra minha namorada que este refrigerante é muito bom”, relata.
Pena que não deu pra levar uma garrafa ou latinha para o Taiti. “Trouxe algumas lembranças de Duty Free de São Paulo”. As melhores recordações, na realidade, viajaram em sua mente.
Facebook de Jonathan Tehau:
www.facebook.com/nathan.tehau
Gol de Jonathan Tehau na Copa das Confederações:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Encontramos 11 Romárias com nome em homenagem a Romário
-
3
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
4
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
5
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
8
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
Deixe um comentário