Brasileiro tem 60 camisas da Romênia
Fernando Silva cultiva entre suas centenas de camisetas um nicho curioso: do futebol romeno
Por João Vítor Roberge, do blog O Craiovano.
Colecionar camisas de futebol é um hobby comum, que exige bastante dinheiro, já que cada uma não custa menos de R$ 100. Alguns colecionam camisas de clubes pequenos do Brasil, de seleções, clubes europeus ou outros preferem a tática do “quanto mais, melhor”. Mas existe um colecionador em particular, um mineiro que mora em Brasília, que preferiu cultivar entre suas centenas de camisetas um outro nicho: do futebol romeno.
O bibliotecário Fernando Silva tem 33 anos, e nasceu no pequeno município de Frutal, a 610 km de Belo Horizonte. Em 1994, quando tinha 13 anos, acompanhou a Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, e se apaixonou pelo time de Hagi, Dumitrescu, Raducioiu e Popescu. “Eu já me lembrava da Copa de 1990, por causa das bandeiras romenas que tinham um buraco no meio. Eram os brasões comunistas retirados, após o fim do regime de Ceausescu no país”, explica.
Após a Copa do Mundo, o interesse cresceu. Fernando passou a estudar a história e a cultura do país, e chegou a ter aulas de romeno durante sua graduação na Universidade de Brasília com uma professora visitante romena. Ele já tem 28 camisetas da seleção romena, das mais diferentes épocas desde 1980, incluindo camisas retrô e usadas nas partidas pelos jogadores. Uma outra coleção também impressiona: são 36 de 24 clubes romenos diferentes. Desde os mais populares, como Steaua, Dinamo e Universitatea Craiova, até os menores, como Concordia Chiajna, Unirea AlbaIulia e Mioveni.
Essa vontade de colecionar começou em 1994, quando Fernando passou a procurar as camisetas da Nationala, mas não as encontrou no Brasil. “As mais marcantes, como a da Romênia de 1994, eu só consegui comprar através do eBay e das redes sociais”, relembra. Entre tantas camisas, ele consegue classificar suas favoritas, as mais fáceis e as mais difíceis de achar. “Gosto muito das de 1994, e foram as mais difíceis de conseguir. Não porque são raras, mas porque foram as que eu mais demorei para conseguir mesmo. Hoje tenho a amarela e a vermelha”.
Mesmo com 64 camisetas do futebol romeno, Fernando ainda tem a sua frustração. A peça que mais lhe faz falta é a azul-celeste da Copa de 1970, utilizada na derrota por 3×2 para o Brasil. “Pior que já tive duas chances de comprar, mas eram muito, muito caras, e na época eu não podia pagar”.
> LEIA TAMBÉM
Fernando realizou um sonho em 2012, quando viajou a Romênia e passou por Bucareste, Timisoara, Brasov, Sibiu e Bran. Lá, descobriu que são pouquíssimos os clubes que disponibilizam suas camisas à venda, o que valoriza ainda mais a sua coleção. Apesar de amar o futebol romeno e a seleção, Fernando não tem um time preferido no país. O torcedor do América Mineiro começou a torcer para o Steaua por ter sido o primeiro clube que conheceu, mas o importante é o apoio ao futebol romeno como um todo.
E além desta, o mineiro também tem coleções de camisas de diversos clubes e seleções do mundo. A próxima meta está bem clara: colecionar camisas de todas as 209 seleções da Fifa.
“As camisas mais marcantes, como a da Romênia de 1994, eu só consegui comprar através do eBay e das redes sociais”. (Fernando Silva)
Lista dos 24 clubes romenos no guarda-roupa de Fernando:
- Steaua Bucareste, Dinamo Bucareste, Rapid Bucareste, FC Universitatea Craiova, Petrolul Ploiesti, Astra (Ploiesti), CFR Cluj, Universitatea Cluj, Sportul Studentesc, Unirea Urziceni, Politehnica Timisoara, UTA Arad, FC Brasov, Pandurii Târgu Jiu, FC Vaslui, FCM Târgu Mures, Otelul Galati, Viitorul Constanta, Politehnica Iasi, Unirea Alba Iulia, National Bucareste, Gaz Metan Medias, CS Mioveni, Concordia Chiajna.
(*) O Astra Ploiesti é hoje o Astra Giurgiu. Sportul Studentesc e FC Universitatea Craiova estão licenciados. O National Bucareste se tornou Progresul Bucareste. O FCM Târgu Mures é agora o ASA Târgu Mures. Unirea Urziceni, Unirea Alba Iulia, Politehnica Timisoara e Politehnica Iasi são clubes extintos.
Visite o blog O Craiovano:
craiovano.wordpress.com/2014/06/22/2447
4 respostas para “Brasileiro tem 60 camisas da Romênia”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
3
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
4
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
5
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
Eu comecei em 1998 copa da França e eu com 11 anos mais novo que você
Olá Fernando beleza boa noite eu também gosto da seleção romena e acho legal a camisa amarela da Romênia eu tenho uma de 2008 2009
Vc é tipo eu também apaixonado pela Romênia boa noite
Eu tinha o Sr Fernando no Facebook (não tenho mais a rede social) e a coleção dele é a que mais invejo (também sou colecionador).
É uma pessoa culta e muito, muito gente boa! Pede pra ele mostrar a coleção das 209…é de babar!
Um abraço pra todos do site e pro Fernando!
Valeu, Leandro!