Leaderboard - KTO

Papo sério

Torcida organizada do Avaí oferece cursinho gratuito para o Enem

O Canhota Avaiana lançou em 2024 uma ação social inovadora no futebol brasileiro: um cursinho gratuito

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
O cursinho gratuito do Canhota Avaiana vai beneficiar 30 estudantes (Foto: Acervo pessoal)
O cursinho gratuito do Canhota Avaiana vai beneficiar 30 estudantes (Foto: Acervo pessoal)

Torcidas organizadas sofrem de um estigma no futebol brasileiro, o da violência. Pois um grupo de torcedores do Avaí segue caminho oposto, lançando um projeto único no país: um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É a proposta do Canhota Avaiana, coletivo que em 2024 abriu um projeto social em Florianópolis que oferece educação de qualidade a quem não tem condição financeira. Todo o curso, realizado semanalmente ao longo do ano, é gratuito.

“O Canhota é formado por professores, estudantes e trabalhadores apaixonados por futebol. Nosso foco é agir na perspectiva da educação e da cultura”, explica Joaquim Livramento, coordenador de Relações Institucionais do coletivo.

Movimento político

O Canhota Avaiana nasceu em 2016, em meio à polarização política no país. Na época, chamava-se Esquerda Avaiana, sob ideais antifascistas. Na pandemia de Covid-19, o movimento sofreu baixas, e daí adotou o trocadilho Canhota Avaiana.

A presença de profissionais com experiência em educação popular entre os torcedores levou ao surgimento do cursinho gratuito. Projeto que tem seu próprio nome, é o CoPoca – Cursinho Popular da Canhota Avaiana.

O curso, destacam os torcedores, busca abraçar as pessoas que não têm ao seu dispor um ensino de qualidade, dar novas perspectivas de vida e oferecer um apoio não só pedagógico, mas suporte psicológico e gestão de carreira.

O Canhota Avaiana surgiu como Esquerda Avaiana, como movimento político (Foto: Acervo pessoal)
O Canhota Avaiana surgiu como Esquerda Avaiana, como movimento político (Foto: Acervo pessoal)

Onde ocorrem as aulas

A primeira edição ocorrerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) em Florianópolis, via projeto de extensão, de 27 de abril a 7 de dezembro, com aulas sempre aos sábados.

Na equipe docente, são 20 professores voluntários, 10 assistentes de educação e dois terapeutas (um transpessoal e um psicólogo). Poderão desfrutar dessa oportunidade 30 estudantes, principalmente de origem no ensino público.

“Queremos oportunizar uma ascensão social, dar estabilidade, carreira e um futuro para essas pessoas. Germinar estudantes, pesquisadores e trabalhadores”, indica Joaquim Livramento.

Detalhe, não é obrigatório ser torcedor do Avaí – torcedores do Figueirense também são bem-vindos. Nessa sala de aula, a solidariedade fala mais alto.

Serviço:

Cursinho Popular da Canhota Avaiana

Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: