Viagem no tempo

Elton John liderou glórias do Watford

Elton John levou seu time da 4ª divisão inglesa à Copa da Uefa, em cinco temporadas

ELTON JOHN AT WATFORD : 1991
O cantor Elton John levou time de coração da 4ª divisão inglesa à Copa da Uefa (Foto: Divulgação)

Em sua quinta turnê pelo Brasil em 2014, Elton John fez uma exigência curiosa. No camarim, deve haver uma TV gigante com pelo menos um canal esportivo, para sua diversão antes e depois dos shows. Nenhuma surpresa para um músico fanático por futebol, que garantiu ao clube de coração, o modesto Watford, os seus maiores dias de glória, entre as décadas de 1970 e 1980.

E não foi pouca coisa. Elton John levou seu time da 4ª divisão inglesa à Copa da Uefa, em cinco temporadas. Uma escalada fantástica, que lhe rendeu o título de presidente vitalício do clube da cidade de mesmo nome, que atualmente disputa a 2ª divisão, além da admiração de torcedores rivais.

Watford-Elton-John-2
Elton John também investiu no Los Angeles Aztecs, dos EUA (Foto: Sports Illustrated)

Elton John, de 66 anos, é o artista solo com mais discos vendidos no mundo (400 milhões em cinco décadas de carreira). Isso muitos sabem. O que poucos conhecem, fora da Inglaterra, é a relação dele com o futebol. Torcedor desde a infância, o cantor assumiu a presidência do Watford em 1973. Três anos depois, virou o dono. Começava ali uma era de ouro.

Depois de três acessos, o Watford estreava na elite em 1982. Foi sua melhor campanha na história, que culminou com o vice-campeonato inglês e a vaga na Copa da Uefa, o segundo torneio europeu em importância. Nele, chegou a eliminar Kaiserslautern e Levski Sofia, mas caiu diante do Sparta Praga. No ano seguinte, foi vice da Copa da Inglaterra.

> LEIA TAMBÉM

O futebol não era o ganha-pão de Elton John. Por isso, diante dos compromissos, ele vendeu o clube em 1987. Dez anos depois, a paixão o chamou à luta novamente, quando recomprou o Watford. Em 2002, o cantor deixou o cargo mais uma vez, mas manteve participação acionária.

Mesmo afastado da diretoria, Elton John fez dois shows na casa do clube, o Vicarage Road, em 2005 e 2010, para arrecadar fundos para a equipe. O estádio, de 19 mil lugares, presenciara uma das ascensões mais rápidas da história do futebol inglês. Mas, para a torcida, não houve emoção como ouvir o canto do mais famoso de seus integrantes.

Watford-Elton-John-3
Elton John ao lado de seu braço direito no comando técnico, Graham Taylor (Fotos: Divulgação)

Em entrevista ao jornal The Independent, em 2010, Elton John desferiu ira aos rumos do futebol.

“O que me deixa louco é que tantas pessoas amam este jogo, em todos os seus níveis, desde a Copa do Mundo e a Liga dos Campeões até a Blue Square (5ª divisão inglesa), e ainda assim o tempo todo ele está sendo levado mais longe deles.”

“Grandes jogadores estão sempre se machucando. Por que tão poucos estão sempre disponíveis, enquanto Bill Shankly ganhou o título para o Liverpool usando somente 12 jogadores? Essas coisas perturbam.”

“Fabio Capello tem muitas conquistas, mas não possui base de futebol inglês. Ele nem sequer fala a língua. Com essa situação, me pergunto em que mundo vivem os dirigentes da FA.”

Elton John em seu 1º show no estádio do Watford, em 1974:

Declaração de amor ao Watford:

Entrevista de Elton John no tempo de presidência:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: