Elton John liderou glórias do Watford
Elton John levou seu time da 4ª divisão inglesa à Copa da Uefa, em cinco temporadas
Em sua quinta turnê pelo Brasil em 2014, Elton John fez uma exigência curiosa. No camarim, deve haver uma TV gigante com pelo menos um canal esportivo, para sua diversão antes e depois dos shows. Nenhuma surpresa para um músico fanático por futebol, que garantiu ao clube de coração, o modesto Watford, os seus maiores dias de glória, entre as décadas de 1970 e 1980.
E não foi pouca coisa. Elton John levou seu time da 4ª divisão inglesa à Copa da Uefa, em cinco temporadas. Uma escalada fantástica, que lhe rendeu o título de presidente vitalício do clube da cidade de mesmo nome, que atualmente disputa a 2ª divisão, além da admiração de torcedores rivais.
Elton John, de 66 anos, é o artista solo com mais discos vendidos no mundo (400 milhões em cinco décadas de carreira). Isso muitos sabem. O que poucos conhecem, fora da Inglaterra, é a relação dele com o futebol. Torcedor desde a infância, o cantor assumiu a presidência do Watford em 1973. Três anos depois, virou o dono. Começava ali uma era de ouro.
Depois de três acessos, o Watford estreava na elite em 1982. Foi sua melhor campanha na história, que culminou com o vice-campeonato inglês e a vaga na Copa da Uefa, o segundo torneio europeu em importância. Nele, chegou a eliminar Kaiserslautern e Levski Sofia, mas caiu diante do Sparta Praga. No ano seguinte, foi vice da Copa da Inglaterra.
> LEIA TAMBÉM
O futebol não era o ganha-pão de Elton John. Por isso, diante dos compromissos, ele vendeu o clube em 1987. Dez anos depois, a paixão o chamou à luta novamente, quando recomprou o Watford. Em 2002, o cantor deixou o cargo mais uma vez, mas manteve participação acionária.
Mesmo afastado da diretoria, Elton John fez dois shows na casa do clube, o Vicarage Road, em 2005 e 2010, para arrecadar fundos para a equipe. O estádio, de 19 mil lugares, presenciara uma das ascensões mais rápidas da história do futebol inglês. Mas, para a torcida, não houve emoção como ouvir o canto do mais famoso de seus integrantes.
Em entrevista ao jornal The Independent, em 2010, Elton John desferiu ira aos rumos do futebol.
“O que me deixa louco é que tantas pessoas amam este jogo, em todos os seus níveis, desde a Copa do Mundo e a Liga dos Campeões até a Blue Square (5ª divisão inglesa), e ainda assim o tempo todo ele está sendo levado mais longe deles.”
“Grandes jogadores estão sempre se machucando. Por que tão poucos estão sempre disponíveis, enquanto Bill Shankly ganhou o título para o Liverpool usando somente 12 jogadores? Essas coisas perturbam.”
“Fabio Capello tem muitas conquistas, mas não possui base de futebol inglês. Ele nem sequer fala a língua. Com essa situação, me pergunto em que mundo vivem os dirigentes da FA.”
Elton John em seu 1º show no estádio do Watford, em 1974:
Declaração de amor ao Watford:
Entrevista de Elton John no tempo de presidência:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
2
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
3
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
4
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
5
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
8
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
Deixe um comentário