Verminosos por futebol




Viagem no tempo

20 anos do Gol Escorpião de Zico

Zico marcou o gol que Pelé não fez. Não o do meio de campo, mas sim um gol que nem […]

Zico-gol-escorpiao
Em 11 de dezembro de 1993, Zico fazia pelo Kashima Antlers o Gol Escorpião (Fotos: Reprodução)

Zico marcou o gol que Pelé não fez. Não o do meio de campo, mas sim um gol que nem o Rei ousou. Há 20 anos, o Galinho fazia o Gol Escorpião, aquele que considera o mais bonito de sua carreira. Lance que imortalizou o jogador que virou mais do que um ídolo para os japoneses.

O golaço saiu na vitória de 6 a 1 do Kashima Antlers sobre o Tohoku Eletric Power (atual Vegalta Sendai), no dia 11 de dezembro de 1993, em Kashima, pela Copa do Imperador, torneio mata-mata disputado em jogo único. Ao todo, 13.812 torcedores presenciaram aquela obra de arte.

Zico-gol-escorpiao-2
Naquele jogo, Zico ainda marcou um belo gol por cobertura e Alcindo, o cabeludo-careca, fez outro de calcanhar

O ex-jogador relembrou o lance em seu documentário, Zico na Rede, lançado em 2009. “Não dava para fazer nada. Eu tentei mergulhar para pegar a bola com o calcanhar. A sorte é que o goleiro tinha saído do gol. Foi na medida certa, uma coisa fantástica”, revive.

Era a 73ª edição da Copa do Imperador. O jogo, válido pela 2ª fase, garantiria vaga nas quartas-de-final. O Gol Escorpião é muito lembrado, mas naquela tarde Zico ainda fez um belo gol por cobertura e Alcindo balançou a rede após um toque de calcanhar.

Não dava para fazer nada. Eu tentei mergulhar para pegar a bola com o calcanhar. A sorte é que o goleiro tinha saído do gol. Foi na medida certa, uma coisa fantástica”.

A seguir, o Kashima eliminou os hoje tradicionais Nagoya Grampus e Shimizu S-Pulse, mas caiu na final diante do Yokohama Flugels. Certamente, pouco se lembra sobre esse campeão. O que ficou marcado mesmo, naquele ano, foi o golaço do Galinho marcado ainda no início do torneio.

Veja o documentário Zico na Rede:
www.ziconarede.com.br/documentario/trechos.php?vid=escorpiao

Zico relembra o Gol Escorpião:

Veja os gols de Kashima Antlers 6×1 Tohoku Eletric Power:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: