Deu a louca

Torcedor tem as 11 camisas do Criciúma de 2002

O catarinense Mateus Canani fez caçada atrás das camisas 1 a 11 do time campeão da Série B de 2002

Mateus Canani reuniu as 11 camisas titulares do título da Série B de 2002 (Foto: Acervo pessoal)
Mateus Canani reuniu as 11 camisas titulares do título da Série B de 2002 (Foto: Acervo pessoal)

Quando viu uma foto compartilhada por um palmeirense das suas 11 camisas titulares da Era Parmalat, brilhou os olhos de Mateus Canani. Louco pelo Criciúma, o catarinense decidiu: “Tenho de fazer o mesmo!” Assim, começou uma caçada em busca dos números 1 a 11 do time campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2002. Meta atingida em somente 10 meses.

“Comecei a procurar em abril de 2015, e conclui em fevereiro de 2016”, conta Canani, que iniciou com uma blusa 2 vestida por Paulo Baier, relíquia que passou antes pelas mãos do tio e do pai. “A sensação no fim foi muito boa, pois eu estava numa agonia para juntá-las. A mais difícil de conseguir foi a do goleiro”, relata o técnico em eletrotécnica, de 30 anos.

> LEIA TAMBÉM

Nascido em Criciúma, Canani foi ao estádio Heriberto Hulse pela primeira vez em 1995 e passou a torcer pelo time local no ano do título da 2ª divisão. Grande fase do Tigre, motivação que o levou a colecionar camisas do clube a partir de 2004. Até a entrevista para esta matéria, o catarinense tinha 181 blusas. Enquanto lê este texto, o número já deve ser maior.

Mateus Canani tinha 181 camisas do Criciúma até a entrevista desta matéria (Foto: Acervo pessoal)
Mateus Canani tinha 181 camisas do Criciúma até esta matéria (Foto: Acervo pessoal)

Para tê-las, Canani já fez diversas loucuras. “Já consegui camisas com mendigos, pedreiros, bêbados, em doações de campanhas de agasalhos, em brechós beneficentes…”, detalha o colecionador. Jogadores e ex-jogadores também foram boas fontes, especialmente aqueles que vestiam números pouco comerciais do modelo de 2002, como os zagueiros.

“Já consegui camisas com mendigos, pedreiros, bêbados, em doações de campanhas de agasalhos, em brechós beneficentes…” (Mateus Canani)

Manto-Carvoeiro-Criciuma

Ajuda de colecionadores

O torcedor é integrante de um grupo de colecionadores de camisas e outros artigos do Criciúma, o Manto Carvoeiro. “Criamos esse clube em dezembro de 2015, para organizar os membros que são realmente colecionadores e diferenciar daqueles quem fazem comércio com as camisas ou que colecionam para se promover”, indica.

Mesmo sendo amigo de tantos colecionadores, Canani relata que nunca havia visto algo tão chamativo quanto suas 11 camisas. Agora, ele busca fazer o mesmo com blusas das temporadas 2006, do título da Série C, e 1991, da conquista da Copa do Brasil. Se conseguir o triplo feito, será tão incrível quanto os três títulos nacionais do Criciúma.

Quer ajudar o cara? Entre em contato: caanani@hotmail.com.br e facebook.com/mateus.canani.

Páginas do Manto Carvoeiro:
Site (em produção), Facebook e Twitter

10 camisas mais legais da coleção:

(*) A matéria foi sugestão do leitor Gabriel Costa.

Clique no link e leia também:

Atalanta homenageia título da Atalanta


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: