Verminosos por futebol




Papo sério

Íbis é o 33º clube do Brasil com maior número de seguidores nas redes sociais

Levantamento do Ibope Repucom passa a considerar o Íbis, que faz trabalho notável na internet

O Íbis tem mais seguidores que clubes tradicionais do futebol brasileiro (Foto: Reprodução)
O Íbis tem mais seguidores que clubes tradicionais do futebol brasileiro (Foto: Reprodução)

O Íbis disputa a 2ª divisão do Campeonato Pernambucano – o equivalente ao 6º degrau do futebol nacional. No Campeonato Brasileiro, ele nunca esteve em sua história. Reconhecido internacionalmente por sua fama de “Pior do Mundo”, porém, o Pássaro Preto é hoje o 33º clube do país com maior número de seguidores nas redes sociais.

O dado é do Ibope Repucom, que divulga mensalmente um ranking dos times que fazem mais sucesso na internet. A partir de 2019, a estatística começou a monitorar todos os clubes do país, independentemente da divisão e mesmo da participação no Campeonato Brasileiro. Assim, o Íbis passou a figurar no ranking na edição de janeiro.

Com 144 mil seguidores no Facebook, 161 mil no Twitter e 86 mil no Instagram, o Pior do Mundo soma 391 mil no total – mesmo sem contar com Youtube. Uma marca significativa, que o deixa à frente de times como Paraná (378 mil), América-MG (321 mil), CRB (317 mil), Vila Nova (275 mil), Portuguesa (264 mil) e Juventude (232 mil).

O Verminosos por Futebol já havia mostrado, em novembro de 2018, que o Íbis não constava no ranking de redes sociais dos clubes do país. Dentre os times que não disputaram as quatro divisões do Campeonato Brasileiro no ano passado, os pernambucanos possuem a maior base digital, bem à frente do Red Bul Brasil, o 37º com 301 mil.

Quais são os maiores?

O ranking do Ibope Repucom de janeiro de 2019 aponta uma disputa acirrada entre Flamengo (21,3 milhões) e Corinthians (21 milhões) pela liderança no número de seguidores no país. O primeiro ocupa a ponta no Facebook, no Instagram e no Youtube, enquanto o segundo leva a melhor no Twitter.

O top 10 é completado por São Paulo (3º, com 13,6 milhões), Palmeiras (4º, 10 mi), Santos (5º, 7,6 mi), Grêmio (6º, 7,2 mi), Vasco (7º, 6,2 mi), Cruzeiro (8º, 6,2 mi), Atlético-MG (9º, 6 mi) e Chapecoense (10º, 5,8 mi).

A Chape, que teve grande crescimento após o acidente aéreo de sua equipe em 2016, ocupa a 5ª colocação no Facebook e no Instagram, porém perde posições por ter um menor número de seguidores no Twitter e no Youtube.

Já o Internacional, o 11º colocado, com 4,6 milhões, logo atrás da Chapecoense, é o único dentre os líderes que não conta com alguma rede social, no caso o Youtube, que bloqueou seu canal em janeiro de 2018.

O Íbis, do ídolo Mauro Shampoo, apoia-se na história "derrotista" para somar fãs (Foto: Reprodução)
O Íbis, do ídolo Mauro Shampoo, apoia-se em sua história “derrotista” (Foto: Reprodução)

Referência para o meio

Lançado em 2016, o ranking mensal do Ibope Repucom virou uma boa fonte de consulta sobre a evolução das páginas de redes sociais dos times brasileiros. Seja para os clubes quanto para os torcedores.

“Nossa ideia era chamar a atenção para a enorme importância das mídias sociais como plataforma de comunicação, promoção, divulgação e engajamento. Agora ampliamos o número de clubes monitorados, incluindo desta forma o Íbis, fazendo justiça ao seu notável trabalho digital”, comenta José Colagrossi, diretor-executivo da empresa.

“Agora ampliamos o número de clubes monitorados, incluindo desta forma o Íbis, fazendo justiça ao seu notável trabalho digital”. (José Colagrossi)

Esse reposicionamento de marca explorando a história “derrotista” do Íbis, projeto batizado de Ibismania, iniciado em 2011, foi tema de matéria do Verminosos por Futebol em 2012. Na época, eram somente 15 mil seguidores, mas o marketing do time já chamava a atenção. De lá pra cá, o número cresceu 26 vezes.

Graças ao espirituosismo do projeto, que já garantiu menções ao Íbis até mesmo na mídia internacional. E a repercussão disso impulsiona a evolução do clube nas redes sociais. Para estar em meio a tantos times com orçamento infinitamente superior, é mesmo um feito elogiável do Pior do Mundo.

Confira o relatório completo do Ibope Repucom:

(Clique na imagem para ver em maior resolução)

Relatório de janeiro de 2019 do Ibope Repucom (Foto: Reprodução Ibope Repucom)
Relatório de janeiro de 2019 do Ibope Repucom (Foto: Reprodução Ibope Repucom)

Siga o Verminosos por Futebol no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: