Verminosos por futebol




Papo sério

Quais os 40 clubes brasileiros mais fortes nas redes sociais

Pesquisa mensal do Ibope Repucom acompanha as bases digitais dos clubes brasileiros

Flamengo e Corinthians fazem um duelo acirrado no somatório de suas redes sociais (Foto: Reprodução)
Flamengo e Corinthians fazem duelo acirrado no somatório das redes (Foto: Reprodução)

Todos os meses, é possível acompanhar o crescimento das páginas de redes sociais dos principais clubes do futebol brasileiro. No caso, através das pesquisas mensais do Ibope Repucom. Nelas, é possível aferir que a popularidade na internet acompanha os índices de pesquisas realizadas nas ruas.

Pois é, Flamengo e Corinthians, os clubes mais populares do Brasil, também lideram – e com folga – o somatório de seguidores nas quatro principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube). É o que indica o relatório de novembro do Ibope Repucom, divulgado no último dia 6.

O Flamengo conta com 21,2 milhões de seguidores nas quatro redes sociais, contra 20,8 milhões do Corinthians. O time carioca tem a página mais forte no Facebook (11,5 milhões), no Instagram (3 milhões) e no Youtube (1,1 milhão), enquanto os paulistas estão à frente no Twitter (5,8 milhões).

Top 10 restante

A seguir, o ranking traz São Paulo (3º, 13,5 mi), Palmeiras (4º, 9,7 mi), Santos (5º, 7,6 mi), Grêmio (6º, 7,1 mi), Vasco (7º, 6,2 mi), Cruzeiro (8º, 6,1 mi) e Atlético-MG (9º, 5,8 mi). O Internacional, 11º colocado, com 4,6 mi, é o único dentre os líderes que não conta com alguma rede social, no caso o Youtube, que bloqueou seu canal em janeiro deste ano.

A Chapecoense, que teve um grande crescimento nas redes sociais após o acidente de voo com sua equipe em 2016, ocupa a 10ª colocação na pesquisa, com 5,8 mi. A Chape tem o 5º maior perfil tanto no Facebook quanto no Instagram, mas perde posições no geral por números menores no Twitter e no Youtube.

Somente páginas oficiais

O levantamento do Ibope Repucom considera as páginas de redes sociais dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2018, além de 20 times dentre os demais com as maiores páginas. São contabilizadas somente páginas oficiais dos clubes.

Dessa forma, o Íbis acabou ficando de fora, mesmo tendo 144 mil seguidores no Facebook, 159 mil no Twitter, 2 mil no Youtube e 79 mil no Instagram – somente a última é identificada como oficial.

Somadas, as páginas colocariam o Pior do Mundo na 32ª colocação, com 384 mil, à frente de Paraná, América-MG, CRB, Portuguesa, Vila Nova e Sampaio Corrêa. Nada mal para um clube da 2ª divisão pernambucana que nunca disputou o Campeonato Brasileiro.

Confira o relatório completo do Ibope Repucom:

(Clique na imagem para ver em maior resolução)

Relatório de novembro de 2018 do Ibope Repucom (Foto: Reprodução Ibope Repucom)
Relatório de novembro de 2018 do Ibope Repucom (Foto: Reprodução Ibope Repucom)

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: