Stakecheia

Viagem no tempo

10 curiosidades sobre o sessentão Mauro Shampoo

No dia do seu aniversário de 60 anos, saiba mais sobre o “Pior Camisa 10 do Mundo”

Leaderboard - KTO
Mauro Shampoo é o maior ídolo da história do Íbis, o Pior Time do Mundo (Foto: Divulgação)
Mauro Shampoo é o maior ídolo da história do Íbis, o Pior Time do Mundo (Foto: Divulgação)

Se ter um filme sobre si já é privilégio de poucos, dois então… No caso de jogadores de futebol, precisa ser muito craque. Ou muito perna-de-pau. Caso de Mauro Shampoo, maior ídolo da história do Íbis, o Pior Time do Mundo.

Figura querida no folclore do futebol brasileiro, o ex-camisa 10, hoje cabeleireiro no Recife, tem muuuita história para contar. No dia de seu aniversário de 60 anos, o Verminosos por Futebol reúne 10 curiosidades sobre o “pior camisa 10 do mundo”.

1) Da praia para o gramado
Filho de uma família humilde e numerosa, com 13 irmãos, o recifense Mauro Teixeira Thorpe jogava bola na praia de Boa Viagem. Visto por um olheiro, foi levado para o time infantil do Náutico, onde permaneceu por cinco anos, até ser dispensado.

2) Dá-lhe, Vovozinha!
Mauro se profissionalizou pela Associação Atlética das Vovozinhas, que mais tarde mudou de nome para Associação Atlética Santo Amaro. Em 1981, fazendo parte do elenco, o meia foi vice-campeão da 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.

3) Pé esquerdo do Íbis
Sem espaço no Santo Amaro, Mauro desceu um degrau em tradição, partindo para o Íbis Sport Club em 1982. A chegada coincidiu com a pior fase na história do time rubro-negro, quando ficou sem vencer entre 1980 e 1984, sequência de 23 partidas.

4) Diferença “monstra”
Mauro defendeu o Íbis até 1990, quando encerrou a carreira, aos 34 anos. Lá, o meia só marcou um único gol, na derrota por 8 a 1 para o Ferroviário do Recife. “Fiz o gol e corri o estádio todo. A arquibancada estava lotada. Lotada de espaço vazio”, costuma dizer.

5) Arte com as mãos
Ao deixar o futebol, Mauro abraçou a carreira de cabeleireiro. Seu salão, todo decorado com adereços do Íbis, é um dos mais conhecidos de Boa Viagem. “Jogador do Íbis, cabeleireiro e homem. Mauro Shampoo às suas ordens”. Assim ele atende ao telefone.

“Jogador do Íbis, cabeleireiro e homem. Mauro Shampoo às suas ordens”.

6) Filho de peixe…
Mauro tem um casal de filhos. Honved Thorpe, o Xampuzinho, chegou a ser jogador do Íbis, também sem sucesso. Apesar da pouca qualidade técnica, não desbancou o status do pai.

7) Reserva na política
Mauro foi candidato a vereador no Recife nas eleições de 2012. Graças à fama, virou suplente.

8) Na tela do cinema
O ídolo do Íbis inspirou dois documentários: “Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem” e “Mauro Shampoo – O pior camisa 10 do mundo”. O primeiro, produzido por Paulo Henrique Fontenelle e Leonardo Cunha Lima, foi eleito o melhor curta do prêmio Cinefoot de 2010.

9) Letra de música
Mauro Shampoo também inspirou uma música, trilha sonora do filme vencedor do Cinefoot: “A Incrível História de Mauro Shampoo”, de Oswaldo Montenegro.

“Essa é a história verdadeira / Lenda urbana brasileira / Viva Mauro Shampoo! / O centroavante glorioso da derrota / Que a tristeza a gente enxota / Como enxota o urubu / É no gol contra que se testa a alegria / Gol de placa é fantasia / Pois baião não é blues…”

10) Maior que craques
O Íbis contou com jogadores que fizeram história no futebol brasileiro, como Vavá e Rildo, com passagens pela seleção brasileira. Mesmo assim, Mauro Shampoo se tornou muito mais celebrado. Porque virou símbolo da ruindade que colou como marca do time para sempre.

Os comentários estão desativados.

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: