8xBet94

Viagem no tempo

O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)

Adicionamos os dados da Taça Brasil (1959 a 1968) ao ranking de público em torneios nacionais no país, divulgado todos os anos pelo Verminosos por Futebol

KTO

Parimatch Cassino
Foram 47.384 jogos de 575 clubes, em torneios nacionais de 1959 a 2024 (Foto: Verminosos por Futebol)
47.384 jogos de 575 clubes, em torneios nacionais de 1959 a 2024 (Foto: Verminosos por Futebol)

Este é o levantamento de público pagante mais aprofundado na história do futebol brasileiro. Após a reunião de dados de 47.384 jogos de 575 clubes, o Verminosos por Futebol apresenta o ranking de presença de torcidas no somatório de todos os torneios nacionais no país entre 1959 e 2024.

A pesquisa gigantesca contempla jogos de Taça Brasil (1959 a 1968), Robertão (1967 a 1970), Série A (1971 a 2002, na fase dos mata-matas, e 2003 a 2024, na era dos pontos corridos), Série B (1971 a 2024), Série C (1981 a 2024), Série D (2009 a 2024) e Copa do Brasil (1989 a 2024).

O levantamento é do pesquisador João Ricardo de Oliveira, especialista em rankings de público de futebol, que estuda o tema desde 1989. Parceiro do Verminosos por Futebol, desta vez ele acrescentou os dados da Taça Brasil, recentemente obtidos, além de toda a temporada 2024.

Quem faz parte do Top 10

O líder de público na história dos campeonatos nacionais no Brasil é o Flamengo. Sua média é de 30.991 torcedores (27,5 milhões, em 889 jogos), à frente do Corinthians, que registra 27.043 (23 milhões, em 853 duelos).

O top 10 é completado por Atlético-MG (3º, 23,4 mil), Palmeiras (4º, 22,2 mil), Cruzeiro (5º, 21,9 mil), Bahia (6º, 21,6 mil), São Paulo (7º, 21 mil), Grêmio (8º, 19,7 mil), Internacional (9º, 19,7 mil) e Fluminense (10º, 17,8 mil).

“A pesquisa não se propõe a dizer quem tem a maior torcida. Deixa isso para os institutos, que entrevistam pessoas aleatórias, muitas que nunca foram a estádio e torcem para o time que está bem naquele momento. Esta pesquisa é uma amostra da frequência do torcedor que vai ou foi a estádios, independentemente de divisão”, reflete João Ricardo.

“Esta pesquisa é uma amostra da frequência do torcedor que vai ou foi a estádios, independentemente de divisão”. (João Ricardo de Oliveira)

Sem distorções

O levantamento considera clubes que somaram mais de 1 milhão de pagantes ao longo da história. O objetivo é evitar distorções, que seriam ocasionadas por exemplo por um time que registrou muito público em poucas participações.

Ao todo, 56 clubes atingiram a faca de corte. De toda forma, o Verminosos por Futebol também lista a média de público de outros 44 times que registraram, no total, entre 250 mil e 999 mil torcedores presentes.

Por exemplo, o extinto Ceub-DF teve média de 6.613 pagantes, em somente 40 jogos de Série A. Se não houvesse critérios de seleção, essa seria uma das 40 maiores médias na história do futebol brasileiro.

No geral, o levantamento é sempre um prato cheio para debates sobre qual torcida é mais fiel. A sua tá no meio? Confira abaixo. E compartilhe a pesquisa!

(Arte: Verminosos por Futebol)
(Arte: Verminosos por Futebol)
(Arte: Verminosos por Futebol)
(Arte: Verminosos por Futebol)
(Arte: Verminosos por Futebol)

LEIA MAIS

• Veja outras pesquisas de João Ricardo de Oliveira no Verminosos por Futebol.

Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Uma resposta para “O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: