Museu do Mineirão é tão legal quanto o do Pacaembu
Estádio de Belo Horizonte oferece, desde 2013, um museu interessante de se visitar
O Museu do Futebol, instalado no Pacaembu, em São Paulo, virou referência no país. Mas um outro museu brasileiro de futebol, o do Mineirão, em Belo Horizonte, está a altura dele, mesmo ocupando uma área quatro vezes menor que o mais famoso. Por isso o Verminosos por Futebol indica: vale demais a visita.
O Museu Brasileiro do Futebol (MBF), inaugurado em 2013, une as duas salas do antigo espaço de exposição do Mineirão às cinco construídas na reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014. Assim, com seus 1.500 m², o museu se difere do paulista por combinar tecnologia a muita história.
- Leia também:
-
Dica cultural
Visite o desconhecido Museu da Federação Paulista de Futebol
Papo sérioTour de futebol em São Paulo é um passeio que você PRECISA fazer
Dica culturalVisite museu do futebol do estádio Rei Pelé
Dica culturalVale a pena visita ao museu do Castelão
Fichas de todos os jogos
Nesse quesito, o MBF oferece uma sala com coisa rara em museus de futebol. Todas as fichas técnicas de 4 mil jogos realizados no Mineirão entre 1965 e 2010 estão disponibilizadas nas paredes. Em totens, é possível fazer uma pesquisa detalhada delas.
Artigos antigos do estádio, como as primeiras placas, catracas e macas, também são expostas no museu de Belo Horizonte, junto com uma calçada da fama. Dessa forma, reforça-se o diferencial do museu do Mineirão em comparação ao Museu do Futebol, excepcional em termos de tecnologia.
“Conheço diversos museus de futebol, incluindo o de gigantes como Manchester United e Real Madrid, que são focados mais na história de um clube. O do Mineirão, assim como o do Pacaembu, aborda o futebol como um todo e cumpre bem essa função”, avalia o jornalista mineiro Frederico Jota, que conheceu o antes e depois da Copa.
“O museu do Mineirão, assim como o do Pacaembu, aborda o futebol como um todo e cumpre bem essa função”. (Frederico Jota)
Para além de artigos históricos, o museu também investiu bem em itens multimídia, como videoinstalações e um banco de dados sobre as cidades mineiras a partir de seus times, além de fotos e vídeos sobre o passado do futebol da China antiga aos dias de hoje.
Em quatro anos, o MBF já recebeu 220 mil visitantes, com uma média mensal de 5 mil pessoas. E os números poderiam ser ainda maiores, já que o funcionamento do espaço foi suspenso durante a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
-
Museu do Mineirão uniu duas salas antigas a cinco novas (Foto: Divulgação)
-
Museu do Mineirão uniu duas salas antigas a cinco novas (Foto: Divulgação)
-
Museu do Mineirão uniu duas salas antigas a cinco novas (Foto: Divulgação)
-
Museu do Mineirão uniu duas salas antigas a cinco novas (Foto: Divulgação)
-
Museu do Mineirão uniu duas salas antigas a cinco novas (Foto: Divulgação)
Plus no estádio
Com ingresso ao preço de R$ 20, a visita ao museu de BH inclui ainda um passeio pelo Mineirão, com acesso aos vestiários, banco de reservas e tribuna de honra. “Dá pra conhecer bem a estrutura interna do estádio”, ressalta Frederico, que já promoveu um encontro de colecionadores de camisas no espaço.
Quem é de fora também tira o chapéu para a iniciativa, não tão comum entre os estádios da Copa de 2014. “É um museu de altíssimo nível”, elogia o jornalista Marcelo Duarte, de São Paulo, do Canal Tresloucados, que passou pelo espaço na semana passada para inaugurar uma sala de leitura infantil.
Além de todas essas atrações, o visitante também é convidado a interagir com o museu, deixando depoimento sobre jogos marcantes que viu no estádio. Os testemunhos são veiculados na própria exposição. “Pretendo registrar o meu em breve”, adianta Frederico. Ao torcedor mineiro, é uma chance de se sentir parte da história do Mineirão.
Serviço:
Museu Brasileiro do Futebol
Endereço: Estádio Mineirão – Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Pampulha, Belo Horizonte (Portão G2)
Contatos: 31-3499.4390, 3499-4312, 3499-4375 e museu@minasarena.com.br
Site: www.museubrasileirodofutebol.com.br
Funcionamento: TER a SEX, 9h às 17h; e SAB e DOM, 9h às 13h (não há visitação em dia de jogo)
Ingresso: R$ 20 (com meia entrada) – com direito a visita ao estádio// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
3
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
4
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
5
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário