Colecionador tem 2.353 livros de futebol
Muito verminoso por futebol tem um cômodo da casa onde guarda suas tranqueiras. Para o paulistano José Renato Sátiro Santiago […]
Muito verminoso por futebol tem um cômodo da casa onde guarda suas tranqueiras. Para o paulistano José Renato Sátiro Santiago Júnior, 42, só isso não era suficiente. Era preciso de uma casa. Também, pudera. Dono da maior coleção de livros sobre futebol no Brasil, ele guarda 2.353, além de 15.532 revistas e 2.969 jornais – acervo que contempla 46 países.
Esse museu particular, de valor inestimável, fica em Mairiporã, na Grande São Paulo. Engenheiro e autor de oito livros, José Renato vive na capital, mas se desloca no fim de semana para a residência, onde mantém o arquivo que acumulou em toda a vida. “Já li 70% dos livros”, garante José Renato.
O acervo possui raridades como um livro sobre a Copa Rio Branco de 1932, de Mário Filho. Entre os estrangeiros, existem produções até em idiomas orientais. Mas o seu xodó é a coleção completa da Gazeta Esportiva, jornal que circulou em São Paulo entre 1947 e 2001.
Muitos artigos exigiram algum dinheiro ou jogo de cintura para adquiri-los. “Tenho um poster do Ferroviário que demorou três anos até o dono da budega tirar da parede e me dar”, relembra.
Manter o arquivo na segunda casa é uma forma de driblar a marcação da esposa. “Mulher é o maior inimigo do colecionador”, brinca José Renato, que guarda mais de 400 revistas masculinas como Playboy. Por causa de entrevistas que tenham relação com futebol, esclarece o pesquisador. Sei…
José Renato é filho de família de origem cearense com forte relação com futebol. Fundador do Fortaleza, Alcides Santos foi seu tio avô. Fundador do Floresta, um dos times amadores mais tradicionais da capital do Ceará, Felipe Santiago foi seu avô. Seis tios foram jogadores com passagens por clubes como Ceará, Fortaleza e América, incluindo Fernando Sátiro, o mais talentoso, que começou no modesto Gentilândia e foi parar no São Paulo.
Todo esse amor por futebol acabou herdado naturalmente. Não bastassem os livros, José Renato coleciona ainda 450 camisas de times, compradas exclusivamente em visitas a cidades. “Hoje passo essa paixão para meus sobrinhos”, conta o pesquisador, que comanda o site Memória Futebol.
A ideia de José Renato é transformar o acervo em museu mantido pelo poder público. “No começo do ano contatei vários órgãos de todo o Brasil e não tive qualquer retorno”, lamenta. Por enquanto, o espaço segue fechado a visitação pública. Uma pena. Porque ele teria tudo pra virar um parque de diversões pra qualquer verminoso.
Livros de autoria do colecionador
– Buscando o Equilíbrio, de 2011 (co-autoria de Heródoto Barbeiro)
– Capital Intelectual – O Grande Desafio das Organizações, de 2007
– Campeonato Brasileiro de 1971 a 2006, de 2007 – ESGOTADO
– Copas do Mundo: Das Eliminatórias ao Título, de 2006 (co-autoria de Gustavo Longhi de Carvalho)
– Os arquivos dos Campeonatos Brasileiros, de 2006
– Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial, de 2004
– Clubes do Futebol Brasileiro, de 2002 – ESGOTADO
10 respostas para “Colecionador tem 2.353 livros de futebol”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
5
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
6
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
Bom dia.
Sou colecionador de livros e revistas sobre as Copas do Mundo.
Minha coleção é mais voltada para fotografias, registros fotográficos dos jogos, do que para textos.
Tenho interesse em livros de qualquer parte do mundo.
Caso vocês tenham algumas sugestões, ou indicação de locais onde eu posso encontrar esses produtos, tenho interesse em saber.
Obrigado
Eduardo
Olá! O sr tem a coleção da revista El Gráfico?
Bom dia Rafael por acaso se VC estiver entereçado em revista da copa de setenta, como fatos e fotos eu tenho algumas p vender , são um show d revista, tem da manchete tbm se VC se enterecar e só ligar. 21 964721490 ok
Oi, tenho revistas antigas do meu avô para vender,
Manchete Esportiva de 1957.
Caso tenha interesse entre em contato.
47 97131576
47 3443 3196
Thauani.
Bom dia, José Renato, parabenizo você pela coleção, também sou colecionador já estou na data de hoje com 862 livros de esportes, cerca de 90% é de futebol, os demais são biografias de atletas de outros esportes.
Antônio, isso é uma bela biblioteca! Nos avise quando chegar a mil, por favor: rafael@verminososporfutebol.com.br.
Olá!
Tenho algumas revistas placar dos anos de 1982 e 1983, e uma revista argentina “El Gráfico” do ano de 1982 que a manchete é a vitória brasileira em cima dos hermanos naquele mundial.
Interessa ?
Abraço
Fica o registro do Taffarel. Um abraço!
Sensacional,essa coleção particular é um verdadeiro paraiso para quem ama futebol,eu tambem tenho o meu pequeno acervo aqui em casa,mas nada comparado ao do José Renato.Parabéns pra ele pela dedicação e amor ao futebol,e a vcs pela matéria.
Valeu, Augusto! Se tiver sugestões de personagens como o José Renato, nos avise. Um abraço!