AFC

PinUp-Bet

Deu no jornal

Argentino que cobriu 17 Copas crava Holanda de 1974 como a melhor seleção

Enrique Macaya Márquez completou 88 anos no dia da abertura da Copa do Mundo de 2022

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol
Enrique Macaya Márquez está na ativa há incríveis 73 anos (Foto: Fifa)
O comunicador Enrique Macaya Márquez está na ativa há incríveis 73 anos (Foto: Fifa)

A Copa do Mundo viu muitas lendas nos gramados, mas também tem a sua nas bancadas de imprensa. O argentino Enrique Macaya Márquez é o recordista de coberturas do torneio. Em 2022, este é seu 17º Mundial, desde 1958 – ou seja, ele só não trabalhou nas cinco edições anteriores.

Um dos profissionais da imprensa esportiva mais conhecidos na Argentina, Enrique começou a trabalhar no rádio aos 15 anos. Ainda jovem, ele foi escolhido para participar da cobertura da Copa da Suécia, aos 23 anos. Foi uma aventura atravessar meio mundo.

Pinga-pinga até a Copa

“O avião era um DC-7. Ele parava em todos os lugares para reabastecer. Eram tantas paradas que não consigo me lembrar”, conta o comunicador, em entrevista ao site da Fifa. Depois, ainda teve trechos de trem, ônibus e balsa. “Era um outro tempo”, constata.

Enrique viu a Argentina ser campeã em 1978 e 1986. Também testemunhou equipes inesquecíveis, como o Brasil de 1970. Mas a mais fantástica, para ele, foi a Holanda de 1974. “Eles eram muito bons de passe, gostei da habilidade deles, da movimentação constante, da condição física”, destaca.

“Eles (Holanda de 1974) eram muito bons de passe, gostei da habilidade deles, da movimentação constante, da condição física”. (Enrique Macaya Márquez)

Na carreira, Enrique passou por meia dúzia de rádios argentinas. Na televisão, foi apresentador de um famoso programa esportivo, o Fútbol de Primera, nos anos 90. Também escreveu colunas nos jornais Clarín e La Nacion. “Foi a televisão que me tornou conhecido, mas devo tudo ao rádio”.

leovegas
rabona
royalist-play

73 anos de carreira

Enrique acompanhou toda a evolução tecnológica das comunicações. “Em 1958, nos conectávamos a uma central telefônica e, por meio dela, nossas informações era transmitidas à Argentina. Foi um milagre que funcionou”, relembra.

Hoje, o comentarista desfruta da agilidade da internet. Antes dos jogos, ele passa horas conferindo estatísticas para se preparar melhor. “Você tem que aprender o tempo todo, conversando com as pessoas e aprendendo com elas. É assim que você melhora”.

“Você tem que aprender o tempo todo, conversando com as pessoas e aprendendo com elas. É assim que você melhora”. (Enrique Macaya Márquez)

Homenageado pela Fifa por ser o comunicador com maior número de Copas do Mundo in loco, Enrique fez aniversário justo no dia da abertura do Mundial de 2022. Completou 88 anos comentando o jogo Qatar x Equador para a rádio argentina D Sports. Uma coincidência merecida.

Legend Play

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: