AFC

PinUp-Bet

Deu no jornal

Web rádio foca na cobertura de jogos de divisões intermediárias do Rio de Janeiro

A Web Rádio Jovem Carioca transmite jogos da 2ª a 5ª divisões do Rio de Janeiro, além da Copa Rio

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol
A Web Rádio Jovem Carioca transmite três jogos por semana, no Youtube (Foto: Divulgação)
A Web Rádio Jovem Carioca transmite três jogos por semana, no Youtube (Foto: Divulgação)

Se você quer acompanhar jogos dos quatro grandes do Rio de Janeiro, rádios não faltam no estado. Porém, se busca duelos dos times pequenos do futebol local, a alternativa é a Web Rádio Jovem Carioca.

Essa é a proposta do projeto digital, fundado em 2013, que se consolidou como a única rádio dedicada exclusivamente aos jogos das divisões intermediárias do Rio de Janeiro.

A web rádio cobre as Séries A2, B1, B2 e C do Campeonato Carioca (2ª a 5ª divisões), além da Copa Rio (torneio que reúne os times de menor expressão da Série A e os melhores colocados da A2, B1 e B2, valendo vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil).

“Existem rádios que eventualmente cobrem esses jogos, mas também transmitem jogos do Campeonato Brasileiro, Estaduais da primeira divisão e jogos internacionais. Nós, não”, destaca Júlio Cesar Valente Ferreira, diretor da Web Rádio Jovem Carioca.

Transmissão no Youtube

O projeto transmite os jogos em seu canal de Youtube. Geralmente, são três por semana. “Não temos programação. A rádio opera nos dias e horários de transmissão de futebol, com pré-jogo, jogo e pós-jogo”, indica Júlio Cesar.

Entre os clubes, alguns alcançam mais audiência que outros. É o caso de Campo Grande, Bonsucesso, Atlético Carioca e Gonçalense (de Petrópolis). “A atenção é igual para todos os times. Ao longo do campeonato, todos têm pelo menos uma partida com transmissão nossa”, explica.

“A atenção é igual para todos os times. Ao longo do campeonato, todos têm pelo menos uma partida com transmissão nossa”. (Júlio Cesar Valente Ferreira)

A web rádio preza pela imparcialidade. Mesmo que, entre os componentes, existam torcedores dos times envolvidos. “Zelamos muito por isso, pois hoje o que se vê é uma profusão de transmissões que, claramente, escolhem um lado para torcer”, aponta Júlio Cesar, torcedor do Olaria.

O futebol das divisões intermediárias do Rio de Janeiro é, para eles, mais democrático. “São clubes centenários e que não estão na elite do Estadual, mas não deixam de ter seus torcedores e nem desaparecem da memória esportiva”, enaltece.

Apesar disso, passada uma década no ar, o projeto segue com retorno financeiro quase zero. “Nós contamos com uma pequena ajuda de amigos, e o restante sai do nosso bolso. Nós encaramos a rádio como uma grande diversão”, confidencia o narrador, professor de formação.

A equipe da Rádio Web Jovem Carioca preza pela imparcialidade nas transmissões (Foto: Divulgação)
A equipe da Rádio Web Jovem Carioca preza pela imparcialidade nas transmissões (Foto: Divulgação)

Trabalhos in loco

Ao todo, a equipe da Web Rádio Jovem Carioca é composta por cinco pessoas, nenhum deles graduado em Jornalismo – Fábio de Pinho, André Veras e Éden Farias foram os outros fundadores da emissora. Dois ou três deles tocam cada transmissão, sempre in loco, e na base da raça.

Às vezes, naturalmente, alguns vacilos passam batido, conta Júlio Cesar.

“Nosso repórter fez uma entrevista de 15 minutos no campo com o presidente de um clube. Ao subir para a cabine, encheu o peito e disse que mandou bem. Logo depois, ele murchou, pois revelamos que os ouvintes não escutaram. Ele esqueceu de ligar o microfone”.

Como diria Faustão, também nascido no rádio, quem sabe faz ao vivo.

Momentos curiosos:

  • Queimados x Bela Vista, Série B2 2018. O estádio não tinha cabine de imprensa, e a transmissão rolou numa barraquinha. (Foto: Divulgação)
  • Tigres do Brasil x Pérolas Negras, Série B1 2020. Transmissão atrás do gol, no único local com energia e sinal de internet. (Foto: Divulgação)
  • Casemiro de Abreu x Tomazinho, Série C 2017. O estádio Ubirajara Reis não conta com arquibancada e nem cabine de imprensa. (Foto: Divulgação)

Serviço:

Web Rádio Jovem Carioca
Youtube | FacebookInstagram | Twitter

Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: