Uma seleção só com jogadores que não disputaram a Copa de 2002
Considerando jogadores que ficaram fora da lista final, é possível montar uma seleção de alto nível
Se o Brasil vive, atualmente, uma escassez de craques, há algumas décadas o cenário era bem diferente. Na verdade, havia tantos jogadores de alto nível, que muitos deles acabavam ficando fora de convocações importantes.
Na Copa de 2002, por exemplo, diversos craques perderam a chance de ir para a Coreia e o Japão. Ainda assim, Luiz Felipe Scolari conseguiu montar um time forte o suficiente para ser campeão.
Considerando apenas jogadores que ficaram fora da lista final, é possível montar uma seleção que certamente também seria candidata ao título. Esse time imaginário poderia ser composto pelos seguintes jogadores:
Helton; Zé Maria, Antônio Carlos, Bordon e Serginho; Mauro Silva, Juninho Pernambucano, Djalminha e Alex; Amoroso e Romário.
No banco de reservas ainda poderiam estar nomes como Élber, Sonny Anderson e Zé Roberto. Isso dá a dimensão da quantidade absurda de craques que o futebol brasileiro costumava formar.
Pensemos no quarteto de ataque “titular” dessa possível seleção. Djalminha, Alex, Amoroso e Romário eram jogadores espetaculares. Os dois meias eram cerebrais e tinham uma técnica apuradíssima. Já os atacantes sempre foram artilheiros por onde passaram.
Amoroso, aliás, já foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, da Série A italiana e da Bundesliga. Romário, por sua vez, dispensa apresentações – marcou época por onde passou e foi o principal nome do Brasil na conquista da Copa de 1994.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Quais os clubes com mais campeões da Copa do Mundo de 1930 a 2022?
Jogo lúdicoQual será a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026? Desafiamos jornalistas
Papo sérioJornalistas adivinham mais da metade da Seleção para estreia na Copa de 2022
Papo sérioOnde nasceram os convocados da Seleção para as Copas de 1930 a 2022
Crise do futebol brasileiro
Ao constatar que essa seleção de jogadores que ficaram fora da Copa de 2002 é infinitamente superior a todas as seleções que disputaram o Mundial desde 2010 em diante, fica a pergunta: o que aconteceu com o futebol brasileiro?
Por que o país que produzia craques aos montes, de uma hora para a outra, iniciou uma fase tão ruim? Sim, é verdade que ainda há bons jogadores aparecendo, mas consideremos que, de todos os países que amam o futebol, o Brasil é o mais populoso.
Assim, vemos que a quantidade de jogadores extraclasse surgindo no Brasil atualmente não condiz com o seu tamanho. Há cerca de duas décadas, havia craques sendo formados aos borbotões em todos os cantos do país.
Até 2006, o Brasil conseguiu montar um elenco recheado de estrelas para a disputa do Mundial – apesar de a performance naquele ano ter sido ruim. Mas, de lá para cá, o nível dos jogadores foi caindo vertiginosamente.
Será que, com a ascensão de Vini Jr., Rodrygo, o surgimento de Endrick, entre outros, o Brasil conseguirá reviver os velhos tempos? O Calendário de Apostas Esportivas 2024 indica que o primeiro teste de fogo da era Dorival será a Copa América.
Vejamos, portanto, como a seleção se sairá, e se a nova geração poderá, enfim, dar esperança aos torcedores de dias melhores.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário