Turismo

O ginásio mais lindo do mundo fica em Buenos Aires: a Capela Sistina do Futebol

Clube amador de futebol e futsal ostenta versão da Capela Sistina com craques da Argentina

La Capilla Sixtina del Fútbol é o orgulho do Club Sportivo Pereyra (Foto: Divulgação)
La Capilla Sixtina del Fútbol é o orgulho do Club Sportivo Pereyra Barracas (Foto: Divulgação)

Os dirigentes do Club Sportivo Pereyra Barracas, time amador de Buenos Aires, estavam achando seu ginásio meio sem graça. O teto de concreto, cinzento, merecia uma corzinha. Pintá-lo somente, porém, não era suficiente. Eles queriam algo chamativo, e o resultado final tornou essa quadra única no mundo.

O ginásio do Sportivo Pereyra ostenta no teto uma versão futebolística de “A Criação de Adão”, famoso afresco de Michelangelo Buonarotti presente no topo da Capela Sistina, no Vaticano. Na Argentina, a cena na qual Deus cria o primeiro homem deu lugar a Maradona passando o bastão a Messi.

Na companhia dos dois gênios do futebol, outros ídolos argentinos: Sergio Agüero, Juan Román Riquelme, Ariel Ortega, Gabriel Batistuta, Claudio Caniggia, Mario Kempes e Ricardo Bochini. Uma constelação inspirando os jogadores lá no chão.

O trabalho foi elaborado em 2014, pouco antes da Copa do Mundo. O desenho foi impresso em tela de vinil, usada para publicidade em cartazes. Curiosamente, a obra ocupa 500m², enquanto o original, produzido em 1511, mede 16 m². “A operação levou 90 dias”, relembra Sebastian García, vice-presidente do clube.

O desenho, de 400m2, foi feito pelo designer Santiago Barbeito (Foto: Divulgação)
O desenho, com 400m2, foi feito pelo designer Santiago Barbeito (Foto: Divulgação)

Criação de publicitários

Publicitário, Sebastian García encomendou a obra de arte a um amigo, o designer gráfico e também publicitário Santiago Barbeito, o Santuke. “O teto era muito escuro e cinza, e queríamos parecer um céu”, conta o dirigente. E que céu estrelado ganhou os jogadores do Sportivo Pereyra.

Santiago fez uma montagem digital de fotos incorporando os rostos dos craques. “O retoque digital é fácil para mim, então não levou muito, talvez uma semana. O que demorou foi a impressão em larga escala em oito telas de lona e a posterior instalação”, relata o designer, torcedor do Boca Juniors.

“O teto era muito escudo e cinza, e queríamos parecer um céu”. (Sebastian García)

A iniciativa garantiu repercussão mundial ao Sportivo Pereyra, um pequeno clube de futebol e futsal da periferia de Buenos Aires, fundado em 1935. Depois que a história foi descoberta pela imprensa esportiva local em 2018, veículos do país e do exterior estamparam reportagens sobre o time e seu ginásio.

A lista foi extensa: Olé, Marca, O Jogo, Le Figaro, AFP, Daily Mail, BBC, CNN, China Daily… “Até hoje o impacto do trabalho me surpreende”, comemora o artista, que foca sua obra em pixel-art e estética 8 bits. “Eu não era do clube, mas depois de tudo que vivi, já me sinto parte disso”.

A Capela Sistina do Futebol foi ideia do dirigente Sebastian García, dir (Foto: Divulgação)
A Capela Sistina do Futebol foi ideia do dirigente Sebastian García, dir (Foto: Divulgação)

Orgulho do bairro

A partir daí, até mesmo Diego Maradona quis conhecer o Sportivo Pereyra. “É uma grande satisfação ter a obra de arte de futebol mais emblemática do mundo, e que ela tenha sido reconhecida pelo maior jogador de todos os tempos”, gaba-se Sebastian, que chegou a receber beijos do Pibe durante um encontro.

Com sede no bairro de Barracas, o clube disputa competições amadoras de futebol infantil e futsal adulto. Além disso, seus dirigentes oferecem aulas gratuitas de futebol para crianças há 30 anos, e escolinhas de futsal, boxe, taekwondo, zumba, ginástica e pilates a tarifas populares.

“É uma grande satisfação ter a obra de arte de futebol mais emblemática do mundo, e que ela tenha sido reconhecida pelo maior jogador de todos os tempos”. (Sebastian García)

Graças ao forte vínculo social com sua comunidade, o Sportivo Pereyra hoje se autointitula o melhor clube de bairro do mundo. “Eles fazem enormes esforços para dar às crianças a oportunidade de se divertir, exercitar-se e desenvolver como pessoas”, elogia Santiago.

“Todo menino ganho da rua é um título conquistado”, estampa as paredes do Sportivo Pereyra, orgulhosamente. Sem dúvida, o clube faz jus a Capela Sistina do Futebol.

Serviço:

Club Sportivo Pereyra Barracas
Facebook | Instagram | Twitter

Santiago Barbeito, o Santuke
Site | Instagram

O Sportivo Pereyra hoje se autointitula o maior clube de bairro do mundo (Foto: Divulgação)
O Sportivo Pereyra hoje se autointitula o melhor clube de bairro do mundo (Foto: Divulgação)
Os jogadores do clube de Barracas tem um céu e tanto para se inspirar (Foto: Divulgação)
Os jogadores do clube de Barracas têm um céu e tanto para se inspirar (Foto: Divulgação)

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: