Torcedores de times pequenos e médios de Fortaleza exaltam sua paixão
A gente resgata reportagem da extinta Revista Farol, de 2011, uma de nossas preferidas

Raquel Chaves era minha ídola no tempo de faculdade. Para falar dela, vou me permitir o texto em primeira pessoa – algo pouco usual no Verminosos por Futebol. Na época, em 2003, ela era uma rara repórter esportiva em Fortaleza. Fazia parte do jornal O Povo, e se destacava por seu olhar no futebol que não se prendia às quatro linhas.
É de Raquel uma das reportagens que mais gostei de ler, uma daquelas que o Verminosos adora publicar desde 2012. Saiu na Revista Farol, em 2011, na quinta das seis edições lançadas pela publicação, iniciativa da gestão passada da Prefeitura de Fortaleza, de Luizianne Lins (PT).
- Leia também:
-
Dica cultural
Estande do Ceará na Bienal do Livro vende coleção da Revista 1914
Deu no jornalRevistas de futebol que você precisa conhecer
Na geralESPN faz tour com Verminosos por Futebol
Papo sérioConheça clubes e estádios de Fortaleza
“Solitários Futebol Clube” trata de um tema que normalmente fica em segundo plano na imprensa esportiva cearense: histórias de gente que não é protagonista no futebol. Raquel gastou sola de sandália para conversar com torcedores dos times pequenos e médios da capital, ofuscados pela dupla Ceará e Fortaleza. O resultado foi interessante.
Histórias de paixão
A reportagem, distribuída em 12 páginas, joga holofote em personagens apaixonados por Tiradentes, Calouros do Ar e Ferroviário. São histórias bem legais, como a de Patrício Trajano, já retratado pelo Verminosos por Futebol, um raríssimo torcedor do Tigre da PM, time dos policiais militares do Ceará.
Foi um recorte que de certa forma contemplou os outros clubes fortalezenses na mesma condição de esquecimento da mídia – América, Maguary, Terra e Mar e Uniclinic, além do Floresta, que se profissionalizou depois da publicação. Reunir gente de todos esses times daria mais do que uma reportagem, quem sabe uma revista inteira.
A edição da Revista Farol com a reportagem foi disponibilizada pela Prefeitura de Fortaleza nos links abaixo. É uma oportunidade de você conferir por que os garotos e garotas de minha época se inspiravam tanto nela.
Serviço:
Revista Farol – Link das 6 edições | Link direto da 5ª edição (entre as pags. 38 e 49)
Confira uma prévia das páginas abaixo. Pra ler direitinho, é só clicar nos links acima.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O hobby dele é desenhar a mão escudos de futebol. E sua coleção é impressionante!
-
2
Maquetista produz miniaturas de estádios que você adoraria ter em casa
-
3
Corintiano busca digitalizar ingressos de todos os jogos na história do Timão
-
4
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
5
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
6
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
-
7
O ranking de público dos Estaduais do Nordeste (2006 a 2025)
-
8
O ranking de público da Série A do Campeonato Brasileiro (1971 a 2024)
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário