Santa Cruz de Cuiarana: a sensação de 2013
2013 ainda nem começou, mas já tem um candidato a sensação dos campeonatos estaduais. É o Santa Cruz de Cuiarana, […]
2013 ainda nem começou, mas já tem um candidato a sensação dos campeonatos estaduais. É o Santa Cruz de Cuiarana, novo fenômeno do futebol paraense, que no ano de estreia na 1ª divisão já é cotado como um dos favoritos.
A fama desse time de comunidade de pescadores de Salinópolis chegou tudo. Força no amadorismo, o Santa Cruz foi profissionalizado em 2012. Em cerca de 50 partidas, soma apenas uma derrota. E já venceu três campeões estaduais – Remo, Independente e Cametá (atual dono do título).
Na 2ª divisão do Paraense de 2012, o Santa Cruz foi vice-campeão, perdendo nos pênaltis para o Paragominas. Garantido na 1ª fase do Estadual de 2013, o título saiu com 100% de aproveitamento, em dezembro. Campanha que gera motivação para a fase principal, que conta com oito times, sendo três da capital – além do Remo, os tradicionais Paysandu e Tuna Luso.
O Santa Cruz se tornou potência na região depois que foi abraçado pelo senador Mário Couto (PSDB-PA). A ideia do parlamentar era combater o alcoolismo e as drogas na comunidade de pescadores de Cuiarana, de cerca de 800 moradores. É no município de Salinópolis, a 250 km de Belém, que fica a praia de Salinas, um dos balneários turísticos mais conhecidos da Amazônia.
A direção do time é do filho de Mário Couto, o empresário Mário Luis Lisboa Couto. A estrutura é de clube grande, com academia, sauna, piscina, alojamento climatizado, refeitório e sala de palestras. Os jogadores recebem entre R$ 1 mil e R$ 4 mil e os garotos das categorias de base moram no sede.
“Nosso objetivo é chegar longe, estamos bem estruturados, com grandes patrocinadores e grandes investimentos. A curto prazo vamos consolidar a marca”, avalia o senador, patrono do Santa Cruz.
Nosso objetivo é chegar longe”. Senador Mário Couto (PSDB-PA), patrono do Santa Cruz.
O momento do futebol local justifica a empolgação. Em 100 anos, apenas times da capital haviam sido campeões do Parazão. Em 2011, o Independente, de Tucuruí, quebrou a sequência. No ano passado, o Cametá, da cidade de mesmo nome, repetiu a dose. Nenhum dos dois possui a estrutura do Santa Cruz. Por isso, não se surpreenda se ouvir falar muito de Cuiarana em 2013.
Associação Atlética Santa Cruz
Fundação: 1º de fevereiro de 2011
Cidade: Salinópolis (comunidade de Cuiarana)
Site: www.aasantacruz.com.br
Presidente: Mário Luis Lisboa Couto
Títulos: Vice da 2ª divisão do Pará de 2012 e campeão da 1ª fase da 1ª divisão do Pará de 2013
Estrutura do Santa Cruz de Cuiarana:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
2
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
3
Barrilete: Livraria especializada em futebol é aberta em São Paulo
-
4
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
5
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
6
Brasileiro que mora em Freiburg mostra como é o futebol alemão
-
7
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
8
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
Deixe um comentário