Papo sério

Juazeiro: muito mais do que só o Icasa

Com o sucesso do Icasa na Série B, o Verminosos por Futebol faz um panorama do futebol em Juazeiro do […]

Com o sucesso do Icasa na Série B, o Verminosos por Futebol faz um panorama do futebol em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, e da rivalidade com o Guarani

Em homenagem aos romeiros que visitam a cidade, estádio recebeu o apelido (Fotos: Divulgação)
Em homenagem aos romeiros que visitam a cidade, estádio recebeu o apelido (Fotos: Divulgação)

Só existe um único município cearense, além de Fortaleza, com mais de um time profissional de futebol. É Juazeiro do Norte, onde Icasa e Guarani dividem a paixão dos torcedores. Isso ilustra como o esporte adquiriu na cidade status popular que há tempo existe na capital, mas que não se repetiu no interior.

Nas vitrines de lojas esportivas de Juazeiro do Norte, é possível encontrar camisas de Ceará, Fortaleza e Ferroviário, times consagrados como “grandes” do futebol cearense. Não com papel de protagonistas, mas sim coadjuvantes de Icasa, Guarani e Juazeiro, esse último um clube-empresa sem torcida expressiva.

guarani_icasa
Guarani e Icasa, de Juazeiro do Norte, fazem o clássico do futebol do interior cearense (Foto: GloboEsporte.com/CE)

O fortalecimento do futebol em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, começou em 2003, quando o Icasa voltou à elite estadual. Nos anos seguintes, o time chegou a três finais, sendo derrotado pelo Fortaleza. O sonhado título não saiu, mas algo mais importante foi alcançado na cidade: o desejo de torcer por um clube local.

Nasceu então fenômeno curioso. Muitos torcedores do Guarani, time mais antigo de Juazeiro, viraram a casaca, ao trocar as cores preferidas de rubro-negro para alviverde. O Icasa, até então menos popular que o rival, tornou-se de repente o estandarte da cidade em campeonatos nacionais, chegando à Série B em 2009.

Era hora do contra-ataque. E ele aconteceu em 2011, quando o Guarani garantiu o vice-campeonato no Estadual e, pela primeira vez, a vaga cearense na Série D. A esperança de quem se manteve fiel ao clube é encontrar o Icasa algum dia no Campeonato Brasileiro, caso consiga fazer a escalada e o rival despenque algumas divisões – feito que parece distante de ser realizado.

Foi em panorama semelhante que Ceará e Fortaleza iniciaram processo de crescimento, a partir de 2000. Juntos na Série B, eles viram a rivalidade se acirrar, jovens aderiram às suas torcidas e a mídia concentrou atenção, num ciclo benéfico a ambos. Quase uma década e meia depois, alvinegros e tricolores são maioria na capital em relação a torcedores de times de outros estados.

É curioso que a globalização, ao mesmo tempo em que aproximou todos ao que está lá fora, gerou interesse pelo que acontece em nosso quintal. Hoje o Romeirão é o único estádio do interior em que nos jogos os times da casa têm mais torcida que os grandes da capital. Na cidade, os torcedores já descobriram: não há campo mais propício que o futebol para expressar o orgulho juazeirense. Nem mesmo a religião.

Icasa Campeão Cearense do 1º Turno 2008
Desde 2005, Icasa foi três vezes vice estadual e chegou à Série B, tendo mais sucesso que Guarani
Clique e saiba mais sobre Padre Cícero
Cícero Romão Batista (1844/1934) nasceu no Crato-CE e conquistou enorme prestígio político e religioso no Nordeste. Primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, sua fama se deve a uma série de milagres atribuídos ao religioso (a hóstia dada à beata Maria de Araújo teria se transformado em sangue). Investigação do Vaticano resultou em sua excomunhão, em 1898, aplicada pelo papa Leão XIII. Para o povo, porém, Padre Cícero já era santo.

O corpo dele está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ponto para onde peregrinam milhões de romeiros em dezenas de eventos realizados durante o ano.

Clubes de Juazeiro do Norte:

Guarani-de-Juazeiro
Guarani

Nome: Guarani Esporte Clube
Fundação: 10/4/1941
Cores: Vermelho e preto
Feitos: Vice-campeão cearense em 2011 e campeão da 2ª divisão cearense em 2004 e 2006
Site: www.leaodomercado.com.br

icasa-ce
Icasa

Nome: Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa
Fundação: 1/5/1963 (fechado em 1998 e refundado em 7/1/2002)
Cores: Verde e branco
Feitos: Campeão cearense em 1992 (título dividido com Ceará, Fortaleza e Tiradentes), vice-campeão cearense em 2005, 2007 e 2008 e campeão da 2ª divisão cearense em 2003 e 2010
Site: www.icasafc.com

juazeiro_ce
Juazeiro

Nome: Juazeiro Empreendimentos Esportivos
Fundação: 12/10/1998 (fechado em 2001 e refundado em 2010)
Cores: Azul e branco
Feitos: Vice-campeão cearense em 1999

Reportagem do SporTV sobre o clássico Icasa x Guarani:

Clique no link e leia também:

Potiguar-tem-duelo-corintians-palmeiras
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/potiguar-tem-classico-corintians-x-palmeira

Uma resposta para “Juazeiro: muito mais do que só o Icasa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: