Juazeiro: muito mais do que só o Icasa
Com o sucesso do Icasa na Série B, o Verminosos por Futebol faz um panorama do futebol em Juazeiro do […]
Com o sucesso do Icasa na Série B, o Verminosos por Futebol faz um panorama do futebol em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, e da rivalidade com o Guarani
Só existe um único município cearense, além de Fortaleza, com mais de um time profissional de futebol. É Juazeiro do Norte, onde Icasa e Guarani dividem a paixão dos torcedores. Isso ilustra como o esporte adquiriu na cidade status popular que há tempo existe na capital, mas que não se repetiu no interior.
Nas vitrines de lojas esportivas de Juazeiro do Norte, é possível encontrar camisas de Ceará, Fortaleza e Ferroviário, times consagrados como “grandes” do futebol cearense. Não com papel de protagonistas, mas sim coadjuvantes de Icasa, Guarani e Juazeiro, esse último um clube-empresa sem torcida expressiva.
O fortalecimento do futebol em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, começou em 2003, quando o Icasa voltou à elite estadual. Nos anos seguintes, o time chegou a três finais, sendo derrotado pelo Fortaleza. O sonhado título não saiu, mas algo mais importante foi alcançado na cidade: o desejo de torcer por um clube local.
Nasceu então fenômeno curioso. Muitos torcedores do Guarani, time mais antigo de Juazeiro, viraram a casaca, ao trocar as cores preferidas de rubro-negro para alviverde. O Icasa, até então menos popular que o rival, tornou-se de repente o estandarte da cidade em campeonatos nacionais, chegando à Série B em 2009.
Era hora do contra-ataque. E ele aconteceu em 2011, quando o Guarani garantiu o vice-campeonato no Estadual e, pela primeira vez, a vaga cearense na Série D. A esperança de quem se manteve fiel ao clube é encontrar o Icasa algum dia no Campeonato Brasileiro, caso consiga fazer a escalada e o rival despenque algumas divisões – feito que parece distante de ser realizado.
Foi em panorama semelhante que Ceará e Fortaleza iniciaram processo de crescimento, a partir de 2000. Juntos na Série B, eles viram a rivalidade se acirrar, jovens aderiram às suas torcidas e a mídia concentrou atenção, num ciclo benéfico a ambos. Quase uma década e meia depois, alvinegros e tricolores são maioria na capital em relação a torcedores de times de outros estados.
É curioso que a globalização, ao mesmo tempo em que aproximou todos ao que está lá fora, gerou interesse pelo que acontece em nosso quintal. Hoje o Romeirão é o único estádio do interior em que nos jogos os times da casa têm mais torcida que os grandes da capital. Na cidade, os torcedores já descobriram: não há campo mais propício que o futebol para expressar o orgulho juazeirense. Nem mesmo a religião.
Clique e saiba mais sobre Padre Cícero
O corpo dele está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ponto para onde peregrinam milhões de romeiros em dezenas de eventos realizados durante o ano.
Clubes de Juazeiro do Norte:
Guarani
Nome: Guarani Esporte Clube
Fundação: 10/4/1941
Cores: Vermelho e preto
Feitos: Vice-campeão cearense em 2011 e campeão da 2ª divisão cearense em 2004 e 2006
Site: www.leaodomercado.com.br
Icasa
Nome: Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa
Fundação: 1/5/1963 (fechado em 1998 e refundado em 7/1/2002)
Cores: Verde e branco
Feitos: Campeão cearense em 1992 (título dividido com Ceará, Fortaleza e Tiradentes), vice-campeão cearense em 2005, 2007 e 2008 e campeão da 2ª divisão cearense em 2003 e 2010
Site: www.icasafc.com
Juazeiro
Nome: Juazeiro Empreendimentos Esportivos
Fundação: 12/10/1998 (fechado em 2001 e refundado em 2010)
Cores: Azul e branco
Feitos: Vice-campeão cearense em 1999
Reportagem do SporTV sobre o clássico Icasa x Guarani:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/potiguar-tem-classico-corintians-x-palmeira
Uma resposta para “Juazeiro: muito mais do que só o Icasa”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Encontramos 11 Romárias com nome em homenagem a Romário
-
3
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
4
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
5
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
devia mostrar barbalha com o time homonimo