Os 5 benefícios da Mini Band para quem pratica esportes: saiba tudo sobre o acessório
Utilizar a Mini Band é uma das formas mais práticas de alcançar um bom nível de flexibilidade muscular
Simples, mas bastante útil no mundo dos esportes, as Mini Bands estão entre os acessórios mais utilizados nas academias de ginástica, musculação e até nos treinos em casa ou ao ar livre. Por serem compactas e de fácil uso, elas conquistaram o mercado e ganharam espaço nas prateleiras das lojas de produtos fitness.
Famosas também no meio medicinal, as Mini Bands são essenciais para algumas sessões de fisioterapias e programas de recuperação de lesões e traumas, sobretudo os que são causados pela má prática de atividades esportivas ou por outros fatores que acabam diminuindo a capacidade de movimento dos membros.
Não é incomum vermos as pessoas utilizando o acessório hoje em dia, mas o que as Mini Bands realmente podem trazer para alavancar os resultados esperados nos esportes? O fato é que conhecer como ela atua no nosso corpo é fundamental para aproveitar as vantagens de utilizá-la na sua rotina, além de entender por que o seu uso é tão recomendado por especialistas de educação física de todo o mundo.
Conheça os 5 principais benefícios das Mini Bands para quem já pratica algum esporte ou quer livrar-se do sedentarismo:
1. Mais flexibilidade para os esportes
Quem já é praticante de alguma modalidade esportiva sabe o quanto a flexibilidade é aliada de bons resultados nos treinos. Estando entre os pilares da prevenção das lesões e dos diversos problemas musculares, a flexibilidade é indispensável para atletas de corrida, natação, ciclismo, ginástica e até da própria musculação.
A preocupação em manter os membros sempre dispostos deve ser constante, e estimular a flexibilidade é uma das formas de fazê-lo no dia a dia. A maleabilidade do corpo também é uma das considerações a serem feitas por quem busca uma boa aptidão física e disposição para executar os afazeres simples da rotina, seja no trabalho, em casa ou na hora de exercitar-se.
Utilizar a Mini Band é uma das formas mais práticas de alcançar um bom nível de flexibilidade muscular, sobretudo nos membros superiores e inferiores, onde os impactos e a baixa coordenação motora podem interferir na saúde esquelética. Seguir alguns exercícios de flexibilidade também auxiliam na prevenção de doenças cardíacas, nas funções respiratórias e na delonga da fadiga corporal.
2. Melhora da postura
Se você sente dores constantes em regiões recorrentes do corpo, saiba que a má postura pode ser o motivo dessas ocorrências. O melhor tratamento para esse problema é a fisioterapia aliada à correção de hábitos posturais, e a Mini Band acaba ajudando nesse processo.
Por meio da estabilidade e da hipertrofia muscular, regiões como a lombar e a cervical acabam se tornando mais resistentes e fortes, reduzindo as dores com o uso correto e gradativo das Mini Bands. Vale ressaltar que executar os movimentos da forma correta é crucial.
3. Tonifica os músculos e ajuda na perda de peso
A Mini Band possui um sistema de funcionamento bem simples, exercendo um nível de força contrária aos movimentos realizados por nossos músculos durante os exercícios. Essa simples ação já é suficiente para tirar o corpo da inércia e oferecer estímulo ao tecido muscular, proporcionando a tão sonhada hipertrofia.
Embora não substitua nenhum equipamento de peso, geralmente utilizado nas academias, as Mini Bands podem sim fazer diferença no ganho de resistência e aptidão física.
A repetição dos movimentos com a força elástica vai trazer o tônus muscular e deixá-los aptos para níveis maiores de carga, prolongando o tempo de cansaço e tornando as tarefas do dia a dia mais fáceis, além da função estética. O aumento da frequência cardíaca, a depender da intensidade dos treinos, também pode provocar a queima de gordura, ajudando na perda de peso com saúde e segurança.
4. Facilita nos alongamentos
Os alongamentos são exercícios com Mini Band focados na extensão muscular, na recuperação do corpo após atividades físicas e na prevenção de problemas musculares e ósseos. Eles devem ser praticados pelo menos 3x na semana e são tão importantes quanto a hipertrofia e o descanso.
De acordo com diversos profissionais da área da saúde, alongar-se rotineiramente deve fazer parte do planejamento de qualquer atleta, seja ele profissional ou amador.
Inicialmente, alongar os músculos não é tão simples, ainda mais quando precisamos começar com posições difíceis e que exigem maior flexibilidade do corpo. O uso das faixas elásticas ajuda a alcançar as partes distantes sem perder a postura correta, como o alongamento das pernas, dos ombros e das costas, por exemplo.
Com o tempo, o seu uso acaba tornando esses movimentos ainda mais fáceis e práticos, auxiliando no ganho gradativo de flexibilidade e saúde.
5. Acessório seguro e prático
Poder portar diversos treinos em um único acessório é um dos maiores benefícios de quem utiliza as Mini Bands, sem precisar parar a rotina de exercícios durante uma viagem ou até praticá-la durante os passeios no parque. As Mini Bands podem ser facilmente dobradas e levadas para qualquer ambiente.
A alta segurança no seu uso também é muito interessante para quem quer sair do sedentarismo, já que ela é recomendada para qualquer público e não oferecem risco por sobrecarga muscular ou fadiga por peso.
Conclusão
As Mini Bands são acessórios de alta relevância para todos os atletas, além de serem úteis e práticas para quem quer começar uma nova rotina saudável e treinar sem sair de casa. Agora que você já conhece todas as vantagens do recurso, aproveite para utilizá-lo e impulsionar os seus treinos!
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
2
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
3
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
6
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Canal de Youtube recria lances históricos de futebol em videogame
Deixe um comentário