AFC

PinUp-Bet

Papo sério

Os 10 maiores estádios de futebol do Brasil

A seguir, você conhecerá os maiores estádios do Brasil, considerando a capacidade de público de cada

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol
O Maracanã é o maior estádio do Brasil desde 1950 (Foto: Reprodução)
O Maracanã é o maior estádio do Brasil desde 1950 (Foto: Reprodução)

O futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros. E os grandes palcos onde esse amor ganha vida são os estádios espalhados pelo país.

Até mesmo os pequenos campos das menores cidades já puderam testemunhar histórias inesquecíveis ao longo das décadas. Mas é inegável o apelo de gigantes como o Maracanã, nos quais as multidões se acostumaram a torcer e sofrer pelos principais clubes do país.

A seguir, você conhecerá os 10 maiores estádios do Brasil — levando em consideração a capacidade de público de cada um deles. Para mais informações interessantes sobre futebol e outros esportes, você pode conferir o blog da Betsson.

1. Maracanã (Rio de Janeiro, RJ)

Inaugurado originalmente em 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho dispensa apresentações. Com capacidade para 78.838 pessoas, é com sobras o maior estádio do Brasil. Mas maior ainda é a sua história. Afinal, ele foi palco de duas finais de Copa do Mundo, em 1950 e 2014, e tornou-se símbolo do futebol brasileiro. Também ficou conhecido por abrigar os grandes clubes cariocas: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo.

2. Mané Garrincha (Brasília, DF)

O Mané Garrincha, também conhecido como Arena BRB Mané Garrincha e, anteriormente, Estádio Nacional de Brasília, é um gigante incompreendido. A versão atual foi inaugurada em 2013, com o objetivo de ser uma das principais sedes da Copa do Mundo de 2014. Desde então, poucas vezes recebeu um público próximo ao de sua capacidade máxima (72.788 pessoas). No entanto, recebe muitas visitas de clubes de outros estados.

3. Morumbi (São Paulo, SP)

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Morumbi, é o maior estádio privado do Brasil, com capacidade para 66.975 pessoas. Até os anos 2000, também era considerado um dos melhores do país. Desde a sua inauguração, em 1960, abriga a equipe do São Paulo Futebol Clube. O Morumbi também já recebeu diversas vezes a Seleção Brasileira, já que ele ainda é o maior estádio do estado até hoje.

4. Castelão (Fortaleza, CE)

O Estádio Governador Plácido Castelo, ou simplesmente Castelão, é o maior estádio do nordeste e o quarto maior do Brasil, com capacidade para 63.903. Ele foi totalmente remodelado em 2012 para receber os jogos da Copa do Mundo realizada dois anos mais tarde. Atualmente, recebe partidas do Ceará e do Fortaleza, os principais clubes do estado. Além disso, ele também é uma opção para amistosos e jogos de eliminatórias da Seleção Brasileira.

5. Mineirão (Belo Horizonte, MG)

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão, se consagrou como a casa dos dois principais clubes de Minas Gerais: o Cruzeiro e o Atlético Mineiro. Com capacidade para 61.846 pessoas, ele foi mais um estádio renovado para a Copa de 2014. Na ocasião, acabou ficando marcado pelo 7 a 1 fatídico sofrido pela Seleção Brasileira contra a Alemanha na semifinal.

6. Arruda (Recife, PE)

O Estádio José do Rego Maciel também é conhecido como Arruda. No entanto, outro apelido reflete melhor o que o seu tamanho representa para a torcida do Santa Cruz: Mundão do Arruda. Esse é o segundo maior estádio privado do país e o maior do Nordeste, com capacidade para 60.044 pessoas. Mesmo com a equipe local penando em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, ele ainda costuma receber públicos enormes.

7. Arena do Grêmio (Porto Alegre, RS)

Com capacidade para 55.662 torcedores, a Arena do Grêmio é o maior estádio do sul do Brasil. Ela foi inaugurada em 2012 para substituir o Olímpico, palco das principais glórias do clube gaúcho. Desde então, recebeu finais da Copa do Brasil (2016) e da Libertadores (2017), quando o Grêmio saiu campeão. Em formato de arena, é um dos estádios mais modernos do país — mas preserva uma área sem cadeiras para abrigar a ala mais tradicional da torcida.

8. Mangueirão (Belém, PA)

O Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, ou simplesmente Mangueirão, foi inaugurado em 1978. É o maior estádio da região Norte, com 53.645 lugares. Nesse quesito, supera a Arena da Amazônia, que foi escolhida como sede da Copa de 2014 e tem sido pouco usada. O Mangueirão se mantém como a casa do Remo e do Paysandu, os grandes rivais locais, mas também recebe jogos de outras equipes do Pará.

9. Parque do Sabiá (Uberlândia, MG)

O Parque do Sabiá é o maior estádio do Brasil fora de uma capital. Tendo por muitos anos levado o nome de Estádio Municipal João Havelange, ele fica em Uberlândia, cidade mais populosa do Triângulo Mineiro. Com 53.350 lugares, o estádio pertence à prefeitura e recebe jogos do Uberlândia Esporte Clube, entre outras equipes da região. Também já foi usado pelo Atlético Mineiro, Cruzeiro e clubes de outros estados, como o Flamengo.

10. Beira-Rio (Porto Alegre, RS)

O Beira-Rio é a tradicional casa do Sport Club Internacional e o segundo maior estádio do sul do país, atrás apenas da Arena do Grêmio. Apesar de ficar atrás do rival em termos de capacidade, com seus 50.942 lugares, o estádio levou a melhor na disputa para sediar a Copa do Mundo de 2014. Apelidado pelos colorados como Gigante da Beira-Rio, também foi palco de muitas conquistas do Inter desde a sua inauguração, em 1969.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: