Stakecheia

Leaderboard - KTO

Papo sério

O “torcedor solitário” que transformou o Santa Cruz do Rio Grande do Sul

Tiago Rech, torcedor que viralizou em 2012 por estar sozinho na arquibancada, construiu uma história linda com o Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (RS)

WTG-bet

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Tiago Rech já foi flagrado sozinho na arquibancada de visitante em Porto Alegre (Foto: Reprodução)
Tiago Rech já foi flagrado sozinho na arquibancada de visitante em Porto Alegre (Foto: Reprodução)

A vida de Tiago Rech, jornalista de 35 anos, mudou graças a uma foto. Ou uma cena. Em 2012, seu clube de coração, o Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (RS), enfrentava o Grêmio no estádio Olímpico, pelo Gauchão. A transmissão de TV flagrou algo incrível. No espaço destinado à torcida visitante, estava apenas Tiago, sozinho na arquibancada, apoiando seu time, que acabou goleado por 4 a 1.

Aquelas imagens explodiram. “Foi uma coisa rara, inédita. Quando o Santa Cruz fez o gol e as pessoas perceberam que eu estava ali sozinho, notei que aquilo teria uma repercussão muito grande”, relembra Tiago.

A chegada ao clube

Em 2013, depois de temporada morando no exterior, Tiago resolveu voltar para Santa Cruz do Sul, cidade localizada a 150 km de Porto Alegre, e procurar o clube que havia acabado de ser rebaixado da elite gaúcha.

Ao conversar com o presidente da época, veio o convite para trabalhar na assessoria de imprensa do Santa Cruz. Era o início de sua história dentro do time. “Na época o clube tinha apenas quatro funcionários, então acabei fazendo muito mais que apenas assessoria de imprensa”, relata o jornalista.

Tomando gosto pelo dia a dia do clube, a ideia de se tornar dirigente foi amadurecendo. Após o Gauchão de 2014, Tiago se mostrava descontente com a falta de calendário do Santa Cruz e, com base nisso, apresentou um projeto para que a equipe disputasse a copa estadual no 2º semestre.

“O clube tinha apenas quatro funcionários, então acabei fazendo muito mais que apenas assessoria de imprensa”. (Tiago Rech)

Dois mandatos como presidente

Os conselheiros do clube então convidaram Tiago para ser presidente. À frente do Santa Cruz, ele teve dois mandatos, entre 2015 e 2016, além de 2019 a 2021.

“Minha família reagiu meio com dúvida sobre minha carreira como dirigente, até por conta do meu pai ser conselheiro do clube e saber das dificuldades do cargo”, confidencia.

O principal desafio, relata Tiago, era recuperar a identidade do Santa Cruz e atrair os torcedores da região que estavam mais ligados aos clubes da capital. Hoje, ele segue firme no propósito, no cargo de vice-presidente do conselho deliberativo.

Tiago Rech teve dois mandatos como presidente do Santa Cruz gaúcho (Foto: Divulgação)
Tiago Rech teve dois mandatos como presidente do Santa Cruz gaúcho (Foto: Divulgação)

Três títulos estaduais

Desde sua chegada, o time de coração conquistou a Copa FGF (2020), a 3ª divisão gaúcha (2021) e a 2ª divisão (2023). “Eu sonho que o Santa Cruz se mantenha na elite, mas que mantenha essa aura de clube pequeno”, reflete.

Com a repercussão de sua história de amor, o torcedor recebeu um reconhecimento da Fifa. O dirigente foi convidado para ser um dos representantes da torcida brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. “Foi algo muito gratificante”, emociona-se.

E não vai parar por aí. Um documentário sobre Tiago Rech será lançado ainda neste ano. Produtoras de filmes de Santa Cruz do Sul se uniram para contar a história do “Torcedor Solitário”. Ele merece.

Tiago Rech foi convidado pela Fifa para acompanhar a Copa do Mundo de 2022 (Foto: Acervo pessoal)
Tiago Rech foi convidado pela Fifa para acompanhar a Copa do Mundo de 2022 (Foto: Acervo pessoal)

Perfil:


Clube:
Futebol Clube Santa Cruz
Estádio: Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul-RS (2.500 lugares)
Fundação: 26 de março de 1913
Títulos: Copa FGF (2020), 2ª divisão gaúcha (2023) e 3ª divisão (2021)
Site: www.fcsantacruz.com.br


> Reportagem produzida por Yuri de Melo, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol.


Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Uma resposta para “O “torcedor solitário” que transformou o Santa Cruz do Rio Grande do Sul”

  1. É verdadeiramente inspirador ver o impacto que um adepto dedicado pode ter na sua comunidade. O “Torcedor Solitário” transformou Santa Cruz do Rio Grande do Sul através do seu amor pelo seu clube de futebol favorito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: