8xBet

Papo sério

O futebol na sociedade brasileira: a importância social e política do maior esporte do país

No meio acadêmico, como é a análise perante o esporte mais popular do mundo?

KTO

Parimatch Cassino
O esporte vem sendo reconhecido como essencial na manutenção da saúde (Foto: Reprodução)
O esporte vem sendo reconhecido como essencial na manutenção da saúde (Foto: Reprodução)

Atualmente, o futebol é um dos maiores esportes de todo o mundo, sendo com certeza o mais popular entre as grandes modalidades praticadas mundialmente, como o basquete e o vôlei, por exemplo.

Aqui no Brasil, o futebol é ainda mais essencial na vida da população do que em outros países do mundo. A Inglaterra também apresenta uma paixão absurda em relação ao esporte e o futebol. Em ambos países possui um papel de manutenção social importantíssimo.

Além disso, ano após ano o esporte vem sendo reconhecido como essencial na manutenção de uma vida saudável e também um ótimo meio de se fazer novas amizades e competir de maneira saudável.

Contudo, dentro do meio acadêmico, dentro das universidades, como é a análise perante o esporte mais popular do mundo? São realizadas muitas pesquisas sobre o esporte?

Esse questionamento é essencial, pois quando pensamos em um projeto acadêmico, ou quando ouvimos falar em proposta de tese de doutorado, o futebol raramente é envolvido, com exceção de cursos voltados especificamente para o esporte, como a educação física.

Algumas outras áreas como a História e a Sociologia tendem a dialogar bastante com o futebol em nosso país, pelo fato da importância do esporte no imaginário social e popular.

Pensando nisso, hoje vamos dar luz a alguns artigos acadêmicos nessas duas áreas, para entendermos um pouco mais sobre a prevalência do futebol na cultura brasileira e como isso influencia a sociedade brasileira.

Como o futebol ajudou a estruturar a identidade do brasileiro?

O futebol se desenvolveu numa verdadeira instituição brasileira (Foto: Reprodução)
O futebol se desenvolveu numa verdadeira instituição brasileira (Foto: Reprodução)

O primeiro artigo acadêmico essencial para analisarmos e entendermos um pouco mais sobre a importância do futebol no imaginário popular foi disponibilizado na plataforma Observatório Racial Futebol, especializada em temas sociais dentro do esporte.

Segundo o artigo, é essencial que analisemos as palavras do grande sociólogo Gilberto Freyre em relação ao futebol:

“Em uma sociedade como a brasileira, o futebol teria, em grande parte formado de elementos primitivos de sua cultura, uma importância toda especial. E era natural que tomasse aqui o caráter particularmente brasileiro que tomou.

Ainda conforme Freyre, o desenvolvimento do futebol não só como um esporte, assim como os outros, mas em uma verdadeira instituição brasileira, tornou possível a absorção de vários elementos irracionais que formam nossa cultura.”

Estas palavras de Freyre estão no prefácio do livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho, e ilustram perfeitamente a maneira em que o futebol faz parte do inconsciente coletivo brasileiro.

De uma maneira natural e quase que imperceptível, ao longo dos anos o futebol foi se mesclando à cultura nacional, sendo hoje elemento essencial da cultura brasileira.

Para entender um pouco mais sobre esta análise, recomenda-se que confira com calma a reportagem da plataforma Observatório Racial Futebol, denominada “Como o Futebol Moldou a Identidade Cultural do Brasileiro”.

As características sociopolíticas do futebol brasileiro

O futebol moldou a identidade cultural do brasileiro (Foto: Acervo pessoal)
O futebol moldou a identidade cultural do brasileiro (Foto: Acervo pessoal)

Por fim, outro artigo acadêmico clássico digno de ser analisado para entender um pouco mais da importância do futebol na sociedade brasileira foi publicado no ano de 1994 na Revista USP.

O artigo de Waldenyr Caldas denominado “Aspectos Sociopolíticos do Futebol Brasileiro” é também essencial para entender a presença do futebol no imaginário brasileiro.

De acordo com o professor de sociologia da USP, o futebol tornou-se, ao longo do tempo, um produto cultural de massa em nosso país e, como todo produto cultural deste calibre, discussões e debates são tomados acerca do esporte em diversos meios de comunicação.

Isso faz com que informações e opiniões sobre o esporte sejam escorridas em todos os estratos da sociedade, de maneira:

• Ideológica
• Pessoal
• Política
• Social
• Esportiva
• Econômica

Conforme Waldenyr ainda coloca em seu artigo, vários pesquisadores defendem que o futebol aliena e desvia a sociedade de seus problemas reais, como por exemplo:

• Política
• Má distribuição de renda
• Economia
• Questões sanitárias
• Desemprego
• Injustiça social

Além disso, diversos especialistas no assunto, como historiadores e sociólogos, apontam a existência do futebol como o ópio do povo brasileiro.

Considerações finais

É interessante falarmos sobre a questão acadêmica por trás do futebol, sobre os estudos que são realizados para entender este fenômeno da sociedade brasileira.

Ainda é extremamente importante que esses tópicos sejam discutidos, pois geralmente este tipo de texto fica restrito a universitários e outros membros da comunidade acadêmica.

Logo, entender a importância do futebol na nossa cultura, no nosso país, desde as questões políticas e sociais, é também uma forma de demonstrar amor e respeito ao esporte mais popular do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: