Messi ou CR7? Uma série de critérios objetivos define quem é o melhor
A disputa entre os craques anima os amantes do futebol e, cada vez mais, ultrapassa marcas

Por Maurício Ferraz
A rivalidade entre Messi e Cristiano Ronaldo é uma das mais icônicas do futebol moderno. Apesar de ostentarem estilos e personalidades diferentes fora do campo, o argentino e o português têm praticamente a mesma idade, o mesmo número de Bolas de Ouro e ambos marcaram mais de 500 gols durante a carreira.
Assim como a disputa histórica entre Senna e Prost arrebatou os amantes de Fórmula 1 e elevou o esporte a novos níveis, a disputa entre ambos anima os amantes do futebol e ultrapassa metas históricas. Pensando nisto, resolvemos fazer uma pequena análise retrospectiva com critérios objetivos para definir qual o melhor deles!
- Leia também:
-
Deu a louca
Mexicano tem 90 camisas de Ronaldinho
Deu a loucaEto’o tem coleção com 400 celulares
Deu a loucaFã tem chuteiras de Messi, Neymar e CR7
Jogo lúdicoCaça-Rato e CR7 a 6 graus de separação
Porte Atlético e Habilidade Técnica
Messi está atualmente com 30 anos e conta com uma altura de 1,70 m – que pode ser considerada baixa para os padrões do futebol –, um porte médio. Devido à grande habilidade técnica com os pés, a baixa estatura e ao centro de gravidade mais próximo ao chão, o jogador é amplamente considerado um dos melhores dribladores de todos os tempos, senão o melhor.
A maior vantagem de Messi é conseguir mudar de direção rapidamente para iludir seus adversários e evitar confrontos físicos diretos, sendo muito comum vê-lo passando por diversos oponentes completamente ileso.
Com 32 anos, 1,87 m de altura, personalidade forte e combativa e um porte atlético, que lhe permite disputar facilmente jogadas de corpo a corpo com seus adversários, Cristiano Ronaldo tem uma clara vantagem neste quesito.
Apesar de ser objetivamente menos habilidoso com a bola nos pés, CR7 também não fica tão atrás e é um dos maiores dribladores da atualidade. Seu maior tamanho também permite que o jogador faça finalizações rápidas e explosivas, realizando jogadas antes mesmo dos zagueiros terem uma chance de se posicionar direito em campo.
Messi é um dos melhores dribladores da história do futebol (Foto: Goal) Habilidade de Marcar
Cristiano Ronaldo foi o primeiro a assinalar a marca histórica de 600 gols. Apesar disso, Messi recentemente o alcançou e ambos já fizeram mais de 50 gols em apenas uma temporada.
Em relação a números absolutos, os dados de cada um dos jogadores varia de acordo com a temporada. Apesar disto, as porcentagens e médias de CR7 são ligeiramente melhores em relação a número de gols marcados ao longo de todas as temporadas, e os de Messi são superiores em relação a assistências para companheiros de equipe.
Um dos pontos que pode explicar essa discrepância é o número de gols de cabeça marcados por cada um dos dois. Devido à baixa estatura Messi não tem tantos gols deste tipo durante a carreira, enquanto isto, quase um em cada seis dos gols de Ronaldo foi feito desta maneira.
Cristiano Ronaldo tem uma vantagem atlética em relação a Messi (Foto: Goal) Rendimentos Financeiros e Presença Midiática
No quesito dinheiro juntado durante a carreira, os dois são os jogadores mais bem pagos do futebol e estão em níveis similares. Apesar disto, Cristiano Ronaldo tem a vantagem e também sai na frente neste ponto.
Além dos rendimentos financeiros dentro de campo, cada um deles também conta com patrocínios de marcas mundialmente famosas no ramo esportivo, com Messi representando a Adidas e Ronaldo sendo porta-voz da Nike.
A presença de ambos nas redes sociais também é uma das maiores do mundo e hoje em dia ultrapassa facilmente as centenas de milhares de seguidores combinando Instagram, Facebook e Twitter. Entretanto, e provavelmente devido a sua personalidade mais expansiva, Ronaldo também está na frente neste quesito, com 200 milhões de seguidores, enquanto Messi conta com 122 milhões.
- Leia também:
-
Deu a louca
Meu filho pintou camisa com canetinha
Carrinho de comprasEmpresa lança fantoches de craques
Deu a loucaPai batiza filhos como Messi e Rykelme
Papo sérioComo o autismo ajudou Messi a ser gênio
Trabalho em Equipe
Trabalhar em equipe parecia ser um dos poucos pontos fracos de Cristiano Ronaldo e muitas vezes o jogador já teve problemas em passar a bola para um jogador melhor posicionado no lugar de tentar fazer o gol, o que de certa forma também ajuda a explicar o seu maior número de gols marcados.
Mas, apesar de continuar “chamando a responsabilidade” para si, nos últimos anos o competidor tem se esforçado para trabalhar melhor em equipe dentro do time, e este já pode deixar de ser considerado um defeito seu.
Messi sempre foi um jogador que trabalhou bem em equipe, tanto em relação a assistências quanto em relação a privilegiar o objetivo final do grupo em detrimento dos seus próprios. Sendo assim, não há o que falar a respeito da melhora do jogador neste quesito.
Há uma clara vantagem para Messi em relação a consistência, mas é possível argumentar que CR7 mereceria alguns pontos pela sua evolução.
Considerando que Cristiano Ronaldo igualou o número de Bolas de Ouro de Lionel Messi, somando a isso todos os fatores objetivos mencionados acima e adicionando o fato de que CR7 vem melhorando cada vez mais nos últimos anos – inclusive trabalhando duro e se esforçando para superar os seus defeitos –, parece que o craque português finalmente pode ser considerado o melhor jogador da atualidade.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
2
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
3
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
4
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
5
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
-
6
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário