Mais três clubes brasileiros ganham patrocínios de empresas de apostas
Tanto na Série A quanto na Série B, já nos acostumamos a ver marcas do ramo
A presença de sites de apostas no Brasil é cada vez maior. E um dos efeitos disso é o crescimento dos patrocínios por empresas do setor no país.
Os clubes de futebol, especialmente, têm obtido cada vez mais patrocínios de casas de apostas. Tanto na Série A quanto na Série B do Brasileirão, já nos acostumamos a ver marcas do ramo estampando as camisas das principais equipes locais.
Mais recentemente, foram três os anúncios de novos patrocínios por sites de apostas de futebol entre os grandes clubes do país:
● Internacional (EstrelaBet)
● Corinthians Feminino (Galera Bet)
● Athletico Paranaense (Betsson)
A seguir, contamos os detalhes de cada negócio.
Internacional (EstrelaBet)
O Inter já teve patrocínios de diferentes empresas de apostas. O contrato mais recente foi anunciado em maio deste ano. A EstrelaBet, uma nova plataforma de apostas, passou a patrocinar tanto a equipe masculina quanto o time feminino do clube gaúcho. O acordo vale para a exposição da marca na omoplata — ou seja, no ombro.
Após o início do contrato com a EstrelaBet, e graças em parte ao bom desempenho no Brasileirão deste ano, o Inter fechou uma extensão do contrato até dezembro de 2023. O novo contrato ainda incluiu o patrocínio do time sub-20 feminino. Claramente, um efeito da boa equipe das meninas coloradas no Brasileirão, no qual elas foram vice-campeãs.
A Estrela Bet é uma marca de apostas que chegou há pouco tempo no Brasil. Fica clara a prioridade que o marketing tem tido nos investimentos de plataformas como essa no mercado nacional. Cada vez mais competitivo, esse mercado exige dos novos players um esforço considerável na divulgação de cada nova marca lançada.
Corinthians Feminino (Galera Bet)
A equipe feminina do Inter perdeu o título nacional justamente para o Corinthians. O clube paulista tem, atualmente, a equipe mais vitoriosa do futebol feminino nacional. E o sucesso em campo tem refletido, também, nos patrocínios obtidos. O site Galera Bet, por exemplo, passou a patrocinar as meninas do Timão em maio deste ano.
A Galera Bet já estampava as mangas da camisa do Corinthians masculino desde um acordo fechado em 2019. No time feminino, a marca do site de apostas passou a estampar a posição omoplata. Além disso, é exibida em placas do centro de treinamento, redes sociais e em outros espaços relacionados à atividade esportiva do clube.
A estratégia de patrocinar a equipe feminina não é exclusividade do contrato da GaleraBet com o Corinthians. Mas certamente esse é o caso mais promissor. Afinal, nenhum outro clube brasileiro tem obtido uma visibilidade tão grande para seu escrete feminino quanto o Timão. Isso inclui não apenas as campanhas vitoriosas em torneios como o Brasileirão e a Libertadores, mas também a presença cada vez maior de público nos jogos da equipe.
Athletico Paranaense (Betsson)
O sucesso das equipes costuma despertar o interesse de novos patrocinadores, mesmo em meio à temporada. Foi isso que ocorreu com o Athletico Paranaense, por exemplo. Com uma temporada mágica em 2022, o clube de Curitiba foi procurado pela Betsson para fechar um contrato de patrocínio. O acordo foi fechado em agosto deste ano e tem validade até o final de 2023.
Como ocorreu com Inter e Corinthians, o contrato do Furacão com a Betsson vale também para a equipe feminina. Já a área da camisa em que a marca passou a ser exibida é um pouco diferente. Ela pode ser vista pelos torcedores na parte inferior das costas.
O Athletico chegou a negociar com outro site de apostas um acordo master (ou seja, para a frente da camisa) no primeiro semestre. No entanto, acabou não fechando com a Estrela Bet. Na época, o motivo alegado para o insucesso da negociação teria sido a insatisfação com os valores por parte dos dirigentes do Furacão. No caso, a Estrela Bet teria oferecido um valor inferior ao do contrato fechado pouco antes com o Internacional.
O que vem pela frente? Casino, slots, apostas e mais
É claro que, além dos casos citados, há muitos outros exemplos de patrocínios de clubes brasileiros de futebol por sites de apostas. Na verdade, atualmente, o Palmeiras é o único clube da Série A sem contrato com uma marca de apostas esportivas. E isso apenas no futebol masculino — afinal, o time feminino do Verdão tem acordo com a Betfair.
Qual a tendência para essa relação nos próximos anos no futebol brasileiro? Podemos listar as seguintes previsões:
● Os sites de apostas continuarão patrocinando em peso os clubes locais
● Os valores dos contratos serão cada vez maiores, devido ao aumento da concorrência
● Os patrocínios serão cada vez mais na modalidade “master”
● Cassinos online com slots e outros jogos começarão a investir mais
● Haverá tentativas de uma maior regulação dos patrocínios por essas empresas
O último ponto é especialmente importante. Afinal, como sabemos, os sites de apostas ainda não foram plenamente regularizados no Brasil. Atualmente, eles ainda devem ter sede no exterior para evitar problemas legais. No entanto, é provável que a legislação avance nessa área. E isso pode influenciar as regras de patrocínios.
Seja como for, a tendência é que os sites de apostas patrocinem cada vez mais clubes, investindo ainda mais dinheiro e obtendo visibilidade maior a cada ano.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
2
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
3
Barrilete: Livraria especializada em futebol é aberta em São Paulo
-
4
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
5
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
6
Brasileiro que mora em Freiburg mostra como é o futebol alemão
-
7
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
8
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
Deixe um comentário