Jogo que o Flamengo sentou ganha música
Existem várias músicas sobre clubes de futebol, mas sobre uma partida específica são poucas. Um jogo folclórico entre Botafogo e […]

Existem várias músicas sobre clubes de futebol, mas sobre uma partida específica são poucas. Um jogo folclórico entre Botafogo e Flamengo, que completou 70 anos no dia 10 de setembro de 2014, ganhou uma música para contar a sua história.
O Jogo do Senta, como está sendo chamado, realizado em 1944, teve vários ingredientes para se tornar histórico. Do lado do Botafogo, o craque Heleno de Freitas. Do lado do Flamengo, Zizinho, Jayme de Almeida, Pirilo e o técnico Flávio Costa.
Mas quem foi o protagonista foi Geninho, atacante que faria seu último jogo naquele dia e depois partiria com o Exército para a 2ª Guerra Mundial. Geninho foi quem marcou o gol que causou a maior polêmica.

Na época, as redes das balizas eram as conhecidas véu de noiva. A bola chutada pelo atacante do Botafogo teria batido do lado de dentro da trave e voltado para fora, o que causou o protesto dos jogadores do Flamengo.
Os dirigentes rubro-negros orientaram seus atletas para que não dessem a saída na bola e sentassem em campo. O jogo foi parado aos 31 minutos do 2° tempo com o placar em 5 a 2 para o Botafogo.
> LEIA TAMBÉM
O compositor Wesley Machado, de Campos dos Goytacazes, terra de bambas como Wilson Batista, flamenguista autor de várias músicas em que cita o time de coração, descobriu a história anos atrás.
“Li sobre esta história numa revista do Flamengo que li num barbeiro. O fato dos jogadores terem sentado em campo num jogo contra o Botafogo foi citado porque naquele ano o Flamengo se sagraria campeão”, conta Wesley.
No ano passado, a história voltou à tona com a ideia do Paulo Cézar Guimarães de escrever um livro sobre este jogo. “Foi aí que vi o nome do Jayme de Almeida na escalação e vim a descobrir que ele era pai do então técnico do Flamengo”, informa o compositor.
> LEIA TAMBÉM

O “Samba do Senta”, composto pelo botafoguense Wesley Machado, ganhou vida na voz do vascaíno Serginho Pagodinho. O flamenguista Luciano do Cavaco fez o arranjo. E outro vascaíno, Alberto Luiz, ajudou no coral
O clip foi gravado pela produtora Totall Comunicação no Buteco do Cabeça, de propriedade do botafoguense Edu Cabeça, ornamentado com artigos do Botafogo. A gravação teve as participações do fotógrafo Check, do árbitro de futebol Jamaica e das modelos Danielly Ribeiro e Steffany Souza.
A história voltou à tona com a ideia do Paulo Cézar Guimarães de escrever um livro sobre este jogo”. Wesley Machado, jornalista.
Os botafoguenses, provocados pelo chororô desde o tempo de Cuca, já têm uma boa resposta sobre quem chorou primeiro.
Confira o clipe do Samba do Senta:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/top-11-dos-100-anos-do-futebol-na-musica
4 respostas para “Jogo que o Flamengo sentou ganha música”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
2
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
3
Hector, o cachorro alemão que viaja pela Europa para visitar estádios
-
4
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
5
Vice-presidente do Suriname atuou aos 60 anos pelo time do qual é dono
-
6
Arsenal x Dínamo de Moscou: O jogo de 1945 lembrado como um dos mais bizarros da história
-
7
Os números de camisas mais curiosos da história do futebol
-
8
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
E levaram só 70 anos pra pensar nisso… Rs…
Não perde a piada…
Muito boa a ideia do Wesley!!! Um compositor talentoso. Saudações Alvinegras.
Valeu, Marcelo!