Gales pela 1ª vez tem 2 times na EPL
A temporada que iniciou este mês é histórica para o futebol de Gales. Pela primeira vez dois clubes do país […]
A temporada que iniciou este mês é histórica para o futebol de Gales. Pela primeira vez dois clubes do país disputam a Premier League, a fase moderna da liga da Inglaterra, criada em 1992. O Cardiff City se junta ao Swansea City, que participa pela terceira vez seguida do campeonato de elite. E essa novidade promete empolgar a nação, uma das quatro que constituem o Reino Unido.
“A rivalidade entre os dois clubes é enorme”, pontua o blogueiro galês Mark Pitman. Essa disputa centenária começou em 1912, com a fundação do Swansea. O primeiro jogo, contra o Cardiff, de 1899, foi um empate em 1 a 1. Curiosamente, essa rivalidade separada por 65 km foi construída em campeonatos da Inglaterra, já que a liga profissional de Gales surgiu somente em 1992.
Apesar disso, ambos nunca tiveram muito sucesso no país vizinho. Fora a Copa da Inglaterra do Cardiff em 1926/1927, os títulos da dupla saíram nas 2ª, 3ª ou 4ª divisões. O crescimento veio apenas neste século, coincidentemente a partir da inauguração de seus modernos estádios, do Swansea em 2005 e do Cardiff em 2009.
Na temporada 2010/2011, o Swansea coroou esse novo momento com a volta à 1ª divisão, após 28 anos. Dois anos depois, o clube conquistou a Copa da Liga Inglesa, sendo o primeiro time galês a representar a Inglaterra numa competição europeia, a Liga Europa. Na mesma temporada, o Cardiff assegurou o título da 2ª divisão, voltando à elite após 51 anos.
O último confronto entre ambos ocorreu na 2ª divisão, em 2011, vitória do Cardiff por 1 a 0 fora de casa. O próximo duelo será em novembro, na casa do Cardiff, mas agora num patamar técnico bem superior.
“Os clubes tiveram problemas financeiros semelhantes no passado, mas eles estão agora muito mais fortes”, situa Mark. “O Cardiff City estará feliz se ficar na Premier League. Já o objetivo do Swansea City será equilibrar as campanhas na Premier League e na Liga Europa”, compara. Enquanto isso, outros times galeses sonham em repetir esse sucesso a médio ou longo prazo.
O Cardiff City estará feliz se ficar na Premier League. Já o objetivo do Swansea City será equilibrar as campanhas na Premier League e na Liga Europa”. Mark Pitman.
Quem está em patamar mais próximo são Newport County, na 4ª divisão inglesa, e Wrexham, da 5ª divisão. Mark não torce por nenhum dos quatro, mas sim pelo Port Talbot Town, que disputa a Premier League galesa. Mesmo assim, o blogueiro está de olho na Premier League inglesa. “É um momento excitante”, vibra. Imagine o sentimento dos torcedores de Swansea e Cardiff.
Site de Mark Pitman:
www.markpitman1.com
Perfis dos rivais:
Cardiff City Football Club
Apelido: The Bluebirds
Fundação: 1899 (como Riverside)
Estádio: Cardiff City, em Cardiff (26 mil lugares)
Títulos: Copa da Inglaterra (1926/27), 2ª divisão inglesa (2012/13) e 3ª divisão inglesa (1992/93)
Site: www.cardiffcityfc.co.uk
Swansea City Association Football Club
Apelido: The Swans e The Jacks
Fundação: 1912 (como Swansea Town)
Estádio: Liberty, em Swansea (20 mil lugares)
Títulos: Copa da Liga Inglesa (2012/13), 3ª divisão inglesa (1924/25, 1948/49, 1978/79 e 2007/08) e 4ª divisão (1999/2000)
Site: www.swanseacity.net
Entrevista com Glen Wilson:
Glen Wilson, que já foi tema de matéria do Verminosos por Futebol, é um dos autores de curioso site sobre refletores de estádios, o Floodlight Fancy (Fantasia do Refletor). Nascido na Inglaterra, ele é filho de um ex-jogador da seleção de Gales. Por isso, é um conhecedor do futebol galês.
Verminosos por Futebol – Qual a expectativa de Gales para a Premier League deste ano?
Glen Wilson – As duas equipes galesas no Campeonato Inglês têm objetivos diferentes. Swansea quer continuar sua ascensão constante e terminar na metade superior da tabela, avançando na Liga Europa. Cardiff, por outro lado, quer evitar o rebaixamento e, em segundo lugar, bater Swansea.
Verminosos – Quem é melhor historicamente e quem está melhor no momento?
Glen – Swansea é a melhor equipe neste momento, dentro e fora do campo. Eles têm feito um progresso constante, apesar de seu gerente mudar várias vezes – Roberto Martinez, Brendan Rogers, Michael Laudrup –, mas todos eles permaneceram fiéis a um estilo de jogo. E, destaque-se, sempre foi mantida uma estabilidade financeira. Historicamente Cardiff é o mais forte dos dois lados, mas ele chegou ao topo em circunstâncias controversas. O novo proprietário Vincent Tan decidiu mudar a cor do clube de azul tradicional (seu apelido é The Bluebirds) para vermelho para tentar atrair os fãs na Ásia, o que levou muitos torcedores a escolha de ir embora e não comparecer a jogos até o dirigente deixar o clube.
Verminosos – Foi só o dinheiro as razões desse crescimento?
Glen – Swansea e Cardiff já jogaram na 1ª divisão, mas na década de 1990 ambos estavam lutando na 4ª. Cardiff foi o primeiro a subir divisões, pois teve grande investimento de Sam Hamman, que ajudou a garantir algumas contratações notáveis. Como ele encontrou sucesso os fãs voltaram. Depois de vários anos na 2ª divisão, a chegada controversa de Vincent Tan trouxe mais financiamento, que o empurrou para a 1ª divisão, embora tenha resultado em enorme dívida. Swansea quase foi relegado a partir da 4ª divisão 10 anos atrás, e só ficou na liga com uma vitória no último dia da temporada. Desde essa época o clube foi reconstruído de forma muito sensata e eficiente, o que ajudou a subir divisões e construir sua base de fãs.
Verminosos – Há rivalidade entre os times?
Glen – Sim, historicamente há uma enorme rivalidade entre as duas equipes, e um histórico de violência entre os dois grupos de torcedores nos jogos no passado.
Verminosos – Depois de Swansea e Cardiff, quais clubes galeses estão em melhor posição na Premier League inglesa?
Glen – Há seis equipas galesas que jogam no Campeonato Inglês. Além de Cardiff e Swansea há Newport County na League Two (4ª divisão), Wrexham na Conferência (5ª), Colwyn Bay na Conferência Norte (6ª) e Merthyr Cidade na Southern League Division One (8ª). Há também a Premier League galesa e um sistema de liga inteiro no País de Gales. Os melhores times qualificam-se para as primeiras rodadas da Liga Europa e Liga dos Campeões.
Verminosos – Você acha que esse crescimento dos clubes pode resultar numa evolução da seleção do País de Gales, que não disputa uma Copa do Mundo desde 1958?
Glen – Há uma boa safra de jogadores galeses no momento, e a equipe do País de Gales certamente se beneficiou dos jogadores que têm sido desenvolvidos em Swansea nos últimos anos, como Joe Allen, Neil Taylor, Ben Davies e Ashley Williams. Esperemos que a rota natural para os jogadores galeses seja ir para clubes de nível superior. Vivemos uma expectativa e uma esperança.
Verminosos – Você acha que esse sucesso de Gales na Premier League mostra um caminho para os clubes da Escócia também na Inglaterra?
Glen – São situações diferentes. Os clubes galeses participam das ligas inglesas desde o final do século 19, início do século 20, por não haver campeonato em Gales. Além dos mencionados anteriormente, Bangor City, Caernarfon Town, Rhyl e Newtown também jogaram na Inglaterra, até o início da década de 1990, quando a Premier League galesa foi formada e eles foram incentivados a voltar a jogar no país. A Escócia tem uma liga própria próspera há mais de um século, por isso é difícil que Celtic e Rangers a abandone, ainda mais porque se fossem para o Campeonato Inglês teriam que começar de baixo para cima.
Site Floodlight Fancy:
floodlightfancy.tumblr.com
Último jogo entre Cardiff e Swansea, em 2011:
Rivalidade nas arquibancadas:
Vídeo promocional do clássico:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/chegou-o-dia-da-vinganca-de-wimbledon
2 respostas para “Gales pela 1ª vez tem 2 times na EPL”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
4
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
5
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
Rafael e os times galeses disputam as 2 competições?
Premier league galesa e a EPL?
Eduardo, não sei se existe algum nessa situação. O que deve ocorrer são clubes galeses na EPL que disputam a Copa galesa. A checar…