Floresta ganha torcida organizada, formada por moradores da Vila Manoel Sátiro
Estreante na 1ª divisão do Cearense em 2018, o Floresta virou orgulho de seu bairro
Morador da Vila Manoel Sátiro desde que nasceu, Adailson Nobre sempre teve o Floresta Esporte Clube como segunda casa. Dos 14 aos 15 anos, na década de 1990, chegou a jogar nas categorias de base do então time amador de Fortaleza. Com a profissionalização do clube e sua chegada à 1ª divisão cearense em 2018, esse vínculo foi além.
Adailson criou em janeiro deste ano, junto com amigos do bairro, um grupo para apoiar o time local: a Torcida Jovem do Floresta (TJF). Hoje, já são cerca de 50 integrantes, todos eles moradores da Vila Manoel Sátiro, distante 11 km do Centro de Fortaleza.
- Leia também:
-
Jogo lúdico
O Floresta já garantiu vaga no Campeonato Brasileiro! Bem, no Brasfoot…
Papo sérioFloresta?! Conheça o time de Fortaleza que saiu do amadorismo e virou sensação
Olho no lance!Colecionador é destaque em ação do Itaú
Papo sérioConheça clubes e estádios de Fortaleza
“Moro a cinco quarteirões da sede do Floresta. Quando ainda era uma equipe amadora, todo fim de semana eu tava lá nos campos batendo racha”, conta Adailson, ex-atacante do time.
Ex-tricolores
A maioria dos integrantes da TJF torce também para o Fortaleza. Eles faziam parte da Torcida VMS, organizada que apoia o Tricolor do Pici. Com o crescimento do Floresta, os torcedores preferiram abraçar a bandeira local. “Torço para o Fortaleza, mas agora sou mais Floresta”, confidencia Adailson, taxista de 34 anos.
“Quando o Floresta ainda era uma equipe amadora, todo fim de semana eu tava lá nos campos batendo racha”. (Adailson Nobre)
Que time é esse?
Tradicional na periferia, o Floresta foi fundado em 1954 e seguiu no amadorismo por seis décadas. Em 2014, a família fundadora, descendente do morador pioneiro Manoel Sátiro, decidiu vender o clube e o terreno onde existiam um estádio e mais três campos.
O empresário Sérgio Teixeira então comprou o Floresta e promoveu uma revolução em sua estrutura. Consequência disso, o time foi vice-campeão da 3ª divisão cearense em 2015 e da 2ª divisão em 2017, e sagrou-se campeão da Taça Fares Lopes, chegando à Copa do Brasil de 2018.
Veja mais fotos da torcida:
-
Moradores da Vila Manoel Sátiro estão empolgados com o time (Foto: Divulgação)
-
Moradores da Vila Manoel Sátiro estão empolgados com o time (Foto: Divulgação)
-
Moradores da Vila Manoel Sátiro estão empolgados com o time (Foto: Divulgação)
Alegria do bairro
O sucesso levou à criação da TJF, que estreou na 1ª rodada do Campeonato Cearense, empate do Floresta contra o Uniclinic em 0 a 0, no estádio Presidente Vargas. “Os jogadores ficaram bem surpresos com a nossa presença”, relembra Adailson.
Os torcedores vão juntos aos jogos, em ônibus cedido pelo Floresta. O ponto de encontro é a praça da Vila Manoel Sátiro, a cinco quarteirões do clube. A diretoria também oferece 50 ingressos por jogo à torcida. “Fomos a todas as partidas, menos em Iguatu e Juazeiro do Norte”.
“Os jogadores ficaram bem surpresos com a nossa presença”. (Adailson Nobre)
A presença da TJF nas arquibancadas já começa a chamar a atenção, para o bem e para o mal. Após os gols, as câmeras de TVs sempre focam na galera pulando de alegria. Mas as organizadas de Ceará e Fortaleza já começam a fazer pressão nos recém-chegados.
“Recebemos um ‘salve’ da Cearamor e da TUF de que devemos escolher lado A ou B. A TUF já nos sugeriu fazer uma aliança, mas o presidente do Floresta pediu para seguirmos independentes. Somos amigos de bairro, queremos só nos divertir”, comenta o torcedor.
E como tem sido uma diversão para eles. Principalmente depois de vitórias sobre os dois grandes do futebol cearense. “O bairro está muito feliz com o time”, empolga-se Adailson. Um motivo e tanto para bater no peito e dizer: “Eu sou da Vila Manoel Sátiro!”
Serviço:
Página de Facebook da Torcida Jovem do Floresta.
> A camisa da TJF é vendida por R$ 35.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
2
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
3
Barrilete: Livraria especializada em futebol é aberta em São Paulo
-
4
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
5
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
6
Brasileiro que mora em Freiburg mostra como é o futebol alemão
-
7
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
8
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário