Stakecheia

Leaderboard - KTO

Dica cultural

Floresta ganha livro escrito por neto do fundador do clube

O livro “Floresta, o Colosso da Vila Manoel Sátiro” foi escrito por José Renato Sátiro Santiago Jr, neto do fundador Felipe Santiago

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
José Renato Sátiro Santiago Jr é autor de vários livros sobre futebol (Foto: Divulgação)
José Renato Sátiro Santiago Jr é autor de vários livros sobre futebol (Foto: Divulgação)

O Floresta protagonizou uma incrível ascensão, da 3ª divisão cearense até a 3ª divisão nacional em cinco anos. Antes disso, foi um time amador durante seis décadas. Essa trajetória foi resgatada no livro “Floresta, o Colosso da Vila Manoel Sátiro”, de autoria de José Renato Sátiro Santiago Jr.

Ninguém melhor para contar essa história. José Renato é neto de Felipe Santiago, que fundou o clube em 1954. E bisneto de Manoel Sátiro, sogro de Felipe Santiago, que deu nome ao bairro onde fica a sede do Floresta.

Em 2024, o Floresta completará 70 anos no dia 9 de novembro, o que estimulou José Renato. “Muitas informações presentes no livro eu consegui com a minha família”, destaca o pesquisador, autor de vários livros sobre futebol.

Do amadorismo ao profissionalismo

Dois momentos da trajetória do Floresta foram marcantes: a construção do antigo estádio do clube, em 1965, no quintal de Felipe Santiago e Noelzinda, filha de Manoel Sátiro; e a conquista da Copa Arizona, torneio amador, em 1976.

“A obra está sendo muito bem recepcionada pelo pessoal do bairro, pois quem mora na região sabe da importância do Floresta”, comenta José Renato.

Em 2015, a família Santiago Sátiro vendeu o clube, situado às margens da lagoa do Mondubim, ao empresário Sérgio Teixeira, proprietário da Teixeira Tecidos, que já investiu no Ferroviário. Assim, o Floresta foi profissionalizado.

O livro sobre a história do clube, com 200 páginas, é vendido por R$ 50, e pode ser comprado em contato com o autor. Uma boa forma de conhecer mais sobre um dos participantes da Série C do Campeonato Brasileiro.

Serviço:

Livro “Floresta, o Colosso da Vila Manoel Sátiro”
Preço: R$ 50
Contato: Instagram @jrsantiagojr e Whatsapp 11-99648.9797


> Reportagem produzida por Yuri de Melo, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol.


Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: