Estudo aponta Neymar como ícone de mídia
Neymar está aquém da classe de Messi e Cristiano Ronaldo. Isso é inquestionável. Mas o jogador do Santos seria produto […]
Neymar está aquém da classe de Messi e Cristiano Ronaldo. Isso é inquestionável. Mas o jogador do Santos seria produto com mais potencial de mercado que os craques de Barcelona e Real Madrid. É o que defende o espanhol Esteve Calzada, ex-diretor de marketing do Barça entre 2002 e 2007.
Pouco antes dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Calzada lançou o livro “Show me the money!”, sobre marketing esportivo, e divulgou alguns números em artigo no diário Marca, de Madri. Nessa pesquisa, Neymar é definido como “ícone de mídia perfeito”, superior inclusive a Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney.
Os quatro jogadores foram avaliados em cinco quesitos: qualidade de futebol, atributos físicos, rebeldia, solidariedade e simplicidade. E os três concorrentes apresentaram pontos fracos, como solidariedade (Cristiano Ronaldo) ou atributos físicos (Messi e Rooney), o que prejudicaria a aproximação de certos patrocínios.
Na visão de Calzada (discutível para muitos brasileiros), Neymar é considerado atraente. Além disso, o especialista o avaliou bem em todos os outros quesitos, em doses que o fariam potencialmente interessante para a publicidade. Diferentemente por exemplo da beleza de Cristiano Ronaldo, que o torna antipático.
Por tudo isso, Neymar virou o jogador do futebol mundial com mais patrocínios, 11: Nike, Panasonic, Red Bull, Guaraná Antartica, Santander, Unilever, Volkswagen, Claro, Baruel, Lupo e Baterias Heliar. Em comparação, Messi e Rooney possuem quatro cada e Cristiano Ronaldo, cinco.
Quando decidir ir para a Europa, Neymar não só vai se tornar o jogador com mais receitas publicitárias, como também verá um salto dramático em mídia de qualidade”.
Esteve Calzada, diretor da Prime Time Sport, empresa de marketing esportivo.
Isso garantiu que, em 2012, Neymar faturasse R$ 40 milhões, sendo 92% disso oriundo de publicidade. Calzada elogia a engrenagem que movimenta essa máquina de fazer dinheiro.
“O aconselhamento profissional que está disponível é usado com maestria. Tarefas como se preparar para uma entrevista, a seleção adequada dos eventos que frequenta e o tratamento dado aos patrocinadores são a receita do sucesso”, indica o especialista. Neymar nasceu com a bunda para a lua, mas a grana que fatura a cada minuto (R$ 76, pra ser mais preciso) não cai do céu à toa.
Valores atribuídos no estudo:
Neymar
Simplicidade: 3 / Solidariedade: 4 / Genialidade: 5 / Beleza: 4 / Rebeldia: 5 / Total: 21
Messi
Simplicidade: 5 / Solidariedade: 5 / Genialidade: 5 / Beleza: 2 / Rebeldia: 2 / Total: 19
Cristiano Ronaldo
Simplicidade: 1 / Solidariedade: 1 / Genialidade: 5 / Beleza: 5 / Rebeldia: 3 / Total: 15
Rooney
Simplicidade: 3 / Solidariedade: 1 / Genialidade: 4 / Beleza: 1 / Rebeldia: 5 / Total: 14
Artigo de Esteza Calzada em seu site pessoal:
www.estevecalzada.com
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
2
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
3
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
6
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Deixe um comentário