Dica cultural

Autor da animação “A Verdadeira Paixão de Neymar” é um autodidata do interior de Goiás

Fabrício Coelho é o responsável pela animação 3D que viralizou ao escalar Neymar como uma divindade

O vídeo foi feito por Fabrício Coelho, que comanda o canal Drama TV 3D (Foto: Reprodução)
O vídeo foi feito por Fabrício Coelho, que comanda o canal Drama TV 3D (Foto: Reprodução)

Quem viu um curta-metragem de animação que viralizou em julho, no Youtube, ao escalar Neymar como uma divindade que salva um garoto vítima de bullying, e ficou curioso sobre quem é o autor criativo, saiba que foi produto de um jovem autodidata que aprendeu sozinho a fazer animações 3D.

Fabrício Coelho comanda o canal Drama TV 3D, que publica vídeos de animação. “A Verdadeira Paixão de Neymar” foi um de seus mais recentes trabalhos, sendo o primeiro a abordar a temática futebol. Não vamos entregar spoiler: o roteiro surpreendeu em virtude de um final inusitado para a história.

Confusão e choque

Não foi novidade para seus 19 mil seguidores. “Meu objetivo é deixar as pessoas confusas e até chocadas, trazer um conteúdo mais diferente possível de tudo que elas já viram. Procuro temáticas mais dramáticas, com histórias melancólicas tão exageradas ao ponto de serem cômicas”, conta.

O animador 3D tem 22 anos, estudou até o Ensino Médio e mora numa cidade do interior de Goiás (que prefere não revelar). Apesar disso, já tem estrada. De 2014 pra cá, ele produziu cerca de 120 vídeos. “Todos são experimentais, o que torna 70% deles dispensáveis. Gostei de apenas uns 30”, admite.

Fabrício é responsável por toda a obra – desde o roteiro, desenho, edição e até mesmo a dublagem. “Teve um vídeo que foi dublado por um amigo, e dois vídeos dublados por minha mãe”, aponta. “Nunca conheci ninguém que poderia me auxiliar de alguma forma, então eu faço tudo sozinho”.

“Meu objetivo é deixar as pessoas confusas e até chocadas. Procuro temáticas mais dramáticas, com histórias melancólicas tão exageradas ao ponto de serem cômicas”. (Fabrício Coelho)

Shrek is Love, Shrek is Life

A inspiração de Fabrício foi a animação “Shrek is Love, Shrek is Life“, conhecido viral da internet, lançado há alguns anos. “Alguns pensam que eu criei, mas não fui eu”, garante. De fato, os traços são muito parecidos, e o animador conseguiu reproduzir bem a linguagem, em suas próprias histórias.

“Procuro abordar um problema que existe na vida das pessoas, e criar um deus, uma divindade que aparece e resolve os problemas”, explica Fabrício. Nem sempre a audiência compreende. “Sobre as pessoas que não entendem e criticam, eu ignoro. Às vezes acho engraçado, mas entendo e não levo a mal”.

Curiosamente, Fabrício não assina suas produções. “Nunca me preocupei com isso, faço animações por amor. O reconhecimento que vier é lucro”, indica o animador, que não tem intenção de atuar no ramo do audiovisual. “É apenas um hobby, a magia está na liberdade de criação e na falta de compromisso”.

“Procuro abordar um problema que existe na vida das pessoas, e criar um deus, uma divindade que aparece e resolve os problemas”. (Fabrício Coelho)

As produções são feitas com um notebook I3 e o programa Unity 3D. “Meu equipamento atual me impede de evoluir mais nas minhas animações”, lamenta Fabrício. “Demorei uns três anos para eu chegar a essa qualidade. Meus primeiros vídeos eram bem ruinzinhos”, constata.

Em 2020, Fabrício teve seu canal deletado, devido a insinuação sexual em alguns vídeos. Um deles, que trazia Faustão como protagonista, já somava 700 mil views. Isso garantia uma renda de até 150 dólares por mês. O animador abriu um segundo canal para novos curtas, e disponibilizou toda sua produção no site de uploads Mega.

Fabrício Coelho, de 22 anos, produz animações 3D desde 2014 (Foto: Reprodução)
Fabrício Coelho, de 22 anos, produz animações 3D desde 2014 (Foto: Reprodução)

Fã de Neymar

Já experiente, Fabrício produziu a animação de quase 4min sobre Neymar em três semanas. “Desde sempre eu gosto de trazer figuras carismáticas, e Neymar é uma figura carismática que muita gente adora, então achei que o pessoal iria gostar de ver uma história de amor e superação com ele”, destaca.

Infelizmente, o vídeo com o camisa 10 divino não deve contar com continuações – embora o roteiro permita. “Eu não curto futebol, não torço pra time nenhum, mas gosto do Neymar. Sobre ter outro vídeo dele duvido muito, geralmente faço um para cada ‘divindade'”, justifica Fabrício.

E se o vídeo cair na timeline do jogador? “Eu espero que ele goste, e que entenda a brincadeira, que não tem nada ofensivo”, torce o animador. A gente queria acompanhar a reação dele ao assistir.

Ficou curioso? Confira a produção abaixo. E comente o que achou.

Serviço:

Drama TV 3D
Youtube | Instagram

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: