Verminosos por futebol




Dica cultural

15 curiosidades sobre as camisas do Corinthians em sua história

Livro com 700 desenhos de camisas do Timão resgata a história do manto do clube

O livro do designer Evaldo Júnior faz um belo resgate do Corinthians (Foto: Reprodução)
O livro do designer Evaldo Júnior faz um belo resgate do Corinthians (Foto: Reprodução)

O torcedor corintiano ganhou em 2018 uma bíblia sobre seu manto sagrado. No caso, um livro que resgata toda a história das camisas do Timão. “Corinthians: Sua História, Suas Camisas” leva para o papel as reproduções de 700 uniformes utilizados pelo clube entre 1910 e 2017. Um trabalho de fôlego do designer paulista Evaldo Rui Oliveira Júnior.

Evaldo Júnior é o responsável pelo site Erojkit, especializado em publicar desenhos de uniformes de futebol. Em 10 anos de atividade, já são cerca de 10 mil ilustrações, veiculadas na página ou em publicações para quem ele colaborou. Neste ano Evaldo publicou seu próprio livro, sobre o time de coração. Uma obra genial que todo corintiano merece ter.

“Com essa riqueza de informações, nunca houve outro livro. Procurei chegar o mais próximo possível nos detalhes do tecido, etiquetas e numeração”, destaca Evaldo, de 39 anos, morador de Ribeirão Preto (SP), que conversou com o Verminosos por Futebol sobre o trabalho. Abaixo a gente reúne também 15 curiosidades sobre a história das camisas do Timão.

Camisa do Timão já foi usada na campanha pela volta da democracia (Foto: Reprodução)
Camisa do Timão já foi usada na campanha pela volta da democracia (Foto: Reprodução)

“Gosto muito das camisas do começo dos anos 90”

 

Verminosos por FutebolQuando você começou a desenhar camisas de futebol?
Evaldo Júnior – Desenhava em papel quando criança. Em 2006, descobri um pessoal que fazia no computador e retomei o hobby.

VerminososQuando você criou a marca Eroj Kit?
Evaldo – Em 2007, depois de já ter feito vários kits, tive a ideia de criar o blog, para mostrar as ilustrações para amigos. Usei Eroj Kit pois “EROJ” são as iniciais do meu nome, e kit é como é chamado o conjunto completo do uniforme.

VerminososDesde que isso virou coisa séria, você já desenhou quantas camisas?
Evaldo – Acredito que, entre os que publico no blog, as encomendas e os feitos para livros, esteja próximo de 10 mil kits.

“Em 2006, descobri um pessoal que fazia desenhos de camisas de futebol no computador e retomei o hobby”. (Evaldo Júnior)

VerminososVocê já desenhou quantas camisas do Corinthians?
Evaldo – No livro são 700 modelos de camisas, variações de todos os modelos usados em jogos.

VerminososQuanto tempo levou a produção do livro?
Evaldo – Eu tive a ideia em 2009, pouco antes do centenário do clube em 2010. De lá pra cá tentei várias editoras, mas o projeto não se concretizava devido aos custos de um livro com tantas imagens. Ano passado comecei a pesquisar uma forma de publicar por conta própria, o que acabou acontecendo neste ano.

VerminososNa tua opinião, quais as camisas da história do Corinthians mais bonitas?
Evaldo – As dos anos 70 e 80, com poucas marcas na camisa. Hoje em dia se usa muitos patrocinadores, o que polui o visual. Gosto muito das camisas do começo dos anos 90, quando comecei a torcer pelo Corinthians.

Camisas do início dos anos 90 estão entre as preferidas do designer (Foto: Reprodução)
Camisas do início dos anos 90 estão entre as preferidas do designer (Foto: Reprodução)

15 curiosidades sobre as camisas do Corinthians

 

1) As primeiras camisas do time, em 1910, eram bege, com golas e punhos em preto, e calções e meiões brancos. Após as lavagens, as camisas ficavam brancas. Por questões financeiras, foi adotada a cor branca em definitivo.

2) A primeira camisa com escudo veio em 1912, com as letras C e P entrelaçadas formando Corinthians Paulista. Em 1919, a primeira grande mudança no escudo: a adoção da bandeira do estado de São Paulo dentro de um círculo, com a borda tendo a inscrição S. C. Corinthians Paulista 1910.

3) Entre 1919 e 1930, o Corinthians jogou com uma camisa de botões, como nos modelos sociais de hoje em dia, tendo o escudo do clube no peito esquerdo.

4) Nos anos 40, o escudo é redesenhado pelo conceituado pintor Francisco Rebollo, ganhando a estrutura náutica em vermelho ao redor do círculo que já existia – modelo que segue até hoje, com pequenas modificações ao longo do tempo.

5) A primeira vez que a camisa do Corinthians contou com números nas costas foi em 1946, num amistoso contra o River Plate no Pacaembu. Os números foram adotados em definitivo em 1948, a pedido da organização do Campeonato Paulista.

6) Em 1965, o Corinthians vestiu a camisa da seleção brasileira, jogando com o uniforme azul em amistoso contra o Arsenal em Londres.

7) A primeira marca a aparecer na camisa do Corinthians foi a da fabricante Topper, em 1981. Já o primeiro patrocinador na blusa foi a Bombril (empresa do setor de higiene e limpeza doméstica), em 1982, nas costas acima do número, único local permitido pela legislação na época.

8) Às vesperas da primeira eleição direta para governador, em 1982, o Corinthians entrou em campo com as inscrição “DIA 15 VOTE”, no lugar da logomarca da Bombril.

9) Em 1983, a camisa passou a contar com a marca “Democracia Corinthiana” nas costas, em menção ao movimento que determinou que todas as decisões do clube seriam tomadas em conjunto entre dirigentes, comissão técnica e jogadores.

10) A Cofap (empresa de autopeças) foi a primeira marca estampada na barriga, em 1983.

O livro também resgata a tipografia dos números das camisas (Foto: Reprodução)
O livro também resgata a tipografia dos números das camisas (Foto: Reprodução)

11) A Kalunga (empresa de papelaria e material de escritório) foi a marca que mais tempo permaneceu na camisa do Corinthians, de 1985 a 1994.

12) O primeiro patch de campeão na camisa foi estampado na manga esquerda em 1989, referente ao título paulista de 1988.

13) O ano de 2003 marcou a última mudança de fornecedor dos uniformes, com a entrada da Nike no lugar da Topper. A empresa americana tem contrato já garantido até 2022, sendo uma das parcerias mais duradouras no futebol brasileiro.

14) Entre 2009 e 2012, o Corinthians teve um patrocínio na região das axilas. A posição era estratégica para o parceiro, a Avanço (marca de desodorantes da Hypermarcas).

15) Na última partida do Campeonato Brasileiro de 2015, quando o Corinthians recebeu a taça de campeão, o time jogou um tempo com camisas com a inscrição “Hexa” no lugar do patrocínio da Caixa, com a mesma fonte do logomarca da empresa.

Serviço:

O livro “Corinthians: Sua História, Suas Camisas” está à venda no Mercado Livre, por R$ 75, ou negociando diretamente por email (erojkit@gmail.com), por R$ 65, ambos os valores com frete incluso.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: